Estive visitando a página indicada inicialmente, de onde o colega pinçou a foto que mostra a planta da "discórdia", e observei que há várias galerias, mostrando trabalhos muito interessantes, mas outras plantas igualmente "fracas", em minha humilde opinião, embora todas sejam fruto do trabalho competente de bonsaistas que conhecem seu hobby.
Parece-me, que, a exemplo do que venho promovendo, juntamente com outros amigos aqui em Brasilia, tratar-se de um clube ou associação, que reune-se para juntos trabalharem suas plantas e aprenderem uns com os outros, como muitos fazemos. 😄
Eis uma planta que considero interessante, embora outros colegas e amigos bonsaistas possam não concordar:
Sermos donos da verdade absoluta é algo arriscado, a meu ver. É preciso que tenhamos a humildade de reconhecer que há outros bonsaistas nesse nosso mundo, que fazem bons trabalhos, mas que, igualmente, fazem trabalhos não tão bons assim, tambem.
Coleciono desde 2004, época em que fundei o clube de bonsaistas de Brasilia, a revista japonesa BONSAI SEKAI. O que mais chama a atenção, além das boas matérias, são as fotos que mostram bonsai vencedores das diversas exposições que atualmente existem no Japão. Há plantas que são bem, mas bem piores que a primeira mostrada aqui. Não passaria pelo crivo dos nossos bonsaistas, como o grande amigo Hobus, ou mesmo o grande Fracassi. Acho que até o meu amigo português Antonio Castro teria uma opinião desfavorável, quando visse esses bonsai que ora me refiro. 😂
Isso, sem falar nas outras plantas mostradas por essa publicação, em que viveiristas e cultivadores, comerciantes todos, apresentam suas "jóias", ou as plantas que não vendem por as considerar o carro-chefe de seus estabelecimentos, uma mostra de sua "competência" em fazer bonsai. 😂
Concordo com os colegas e amigos que reconhecem nossa ignorancia em se tratando de bonsai, vez que ainda estamos no pré primário dessa nobre arte. Acredito, tambem, que daqui uns cem anos, teremos bonsai de qualidade, que será referencia para o resto do mundo. Não é um objetivo tão inalcansável assim, se lembrarmos que graças a seu trabalho e competencia foi que o bonsaista Carlos Eduardo Tramujas foi contratado para trabalha na Mistral, empresa líder na Europa, nesse segmento de comércio.
Ipzin, gostaria de discordar do nobre colega, quanto à sua colocação de que não é algo normal um ficus estilizado como kengai, por não ter essa planta ocorrencia comum nessa forma na natureza. Na verdade, creio que tivemos postagens anteriores de outros colegas, mostrando ficus que crescem em cima de muros, construções, galpões e paredes, e que nessas condições, acabam criando esse efeito.
Claro, pode-se argumentar que não é natural, mas lembre-se que a semente é carregada pelo vento, por passaros e outros animais, e aninha-se onde quer que encontre condições para sua subsistencia, ainda que minimas. 😄
O estilo Kengai, erroneamente chamado de cascata, é na verdade a imagem de uma planta crescendo na borda de um penhasco, ou nas escarpas de montanhas, vez que a semente foi depositada em algum lugar aparentemente inóspito, e que igualmente ao que mencionei acima, busca com suas raízes fixar-se nas condições adversas apresentadas pelo local em que viceja. 😄
Um dos mais belos ficus que tive a oportunidade de ver, como bonsai, está presente no excelente livro da professora chinesa Amy Liang. Um ficus retusa, diga-se.
Então, não há por que espantar-se ao se deparar com um ficus kengai, pois outros bonsaistas, que vieram muito antes de nós, formaram plantas como essa que citei, e seus belissimos trabalhos resistem, incólumes, ao tempo e à observação de bonsaistas, além é claro, de amealharem prêmios em exposições conceituadas, mundo afora. 😄
Grande Dom Mario, muito a propósito sua colocação, a respeito da incorreta participação do colega Lucas. Certamente, nós precisamos, aqui, do respeito de todos para com todos, pois somos uma grande familia, onde desentendimentos são mais que naturais para o crescimento e fortalecimento da arte bonsai brasileira. 😄
Aproveito o ensejo para parabenizar a todos e principalmente voce, Dom Mario, pelo numero magnifico alcançado de participantes do nosso Forum. E continuo a torcer, para que aumente ainda mais. 😄