Amoreira
Gilson Mendes de Góis09/08/2007 22:10
Amoreira
Amigos,
não sei o que vcs acham desse tipo de trabalho, ele aconteceu, digamos, por acidente. Tinha eu retirado uma estacona de uma amoreira e plantei a bichinha numa lata. Qdo dei por mim o tronco estava apodrecendo. Eu fui limpando, limpando; qdo vi tinha chegado nessa rechadura de uma cicatriz que havia do outro lado. O que acham, devo retirar desse vaso raso e por noutro com mais substrato para desenvolver a copa ou o caminho é mais ou menos por aqui mesmo. Em tempo, ela tem uns 40 cm de altura e tronco deve ter uns 6cm.
Um abraço fraterno!
Gilson

DETALHE DO TRONCO
Alcides Junior10/08/2007 15:33
Gilson, eu achei muito interessante sua amoreira, ficou unica... muito bela, é só esperar a copa se adensar.....
estevao10/08/2007 16:30
PUTS Gilson,ficou muito bacana,q sorte em,conseguiu um efeito muito bão!!!!😮
Com o tempo quero até ver,vai ficar mais bela,pode cre,ela ta de parabens!!!!
INTÉ...
EBREO10/08/2007 20:33
planta
Gilson, Show de planta!!!! Pouca coisa a fazer, e ela ficara mais linda ainda. Att. Luciano.
Gilson Mendes de Góis11/08/2007 11:34
Amigos, obrigado a todos...
Mas vocês nem imaginam 😮ops: quando eu comecei a mexer no tronco podre e fui tirando, tirando, quase joguei fora, pois só tinha sobrado uma "ripinha" de árvore com dois brotinhos um no ápice e outro de lado. Mas me deu "clic" e resolvi tentar. Meu problema, é que eu era um aprendiz de bonsaísta sem ninguém para trocar idéias. Hoje, estou muito feliz por não ter desistido 😉
E agora, tenho os companheiros foristas para trocar idéias ❗ ❗ E isso é muito bom ❗
Agora pretendo melhorar a copa e ver no que vai dar!
Abração a todos!
Gilson
nickyfury11/08/2007 15:37
BONSAI
Gilson, concordo com os demais: voce está de parabens pelo belo trabalho realizado em sua morus. Agora, o que deve é ficar atento, evitando o máximo possivel molhar essa parte, durante a rega, para não acelerar o processo de apodrecimento, pois essa planta é muito suscetível a isso. 😄
Um outro ponto interessante, é reduzir o tamanho das folhas, via desfolhas sucessivas. Isso poderá ter como auxilio a diminuição do aporte de adubo, ou o uso de adubo de liberação lenta, tipo Osmocote. Mas mesmo com esse adubo, é aconselhável usar parcimoniosamente. 😄
Gilson Mendes de Góis11/08/2007 19:14
Oi Nicky,
Você tem muita razão em relação à sucetibilidade ao apodrecimento que esta espécie tem, aliás, foi assim que eu cheguei nesse exemplar. Mas desde que eu comecei a aplicar a calda sulfo "qualquer coisa" o apodrecimento parou e fiquei muito feliz, pois como disse acima eu achava que perderia a planta. Agora já faz uns três anos que não vejo apodrecimento e na rega, sempre tomo cuidado para não enxarcar o tronco.
Quanto a desfolha, já tenho feito periodicamente: você nem imagina o tamanhão das folhas que ela tinha antes. Se observar, vai notar que as folhas são todas jovens nessa foto. Pretendo manter o procedimento para diminuí-las mais.
Muito obrigado pelo incentivo!
Um abraço fraterno!
Gilson
EBREO12/08/2007 19:40
reaprender
Gilson , Como parte da minha fase de reaprendizado, tenho que desenhar no minimo 10 plantas por semana. Para mostrar a meu novo mestre. Voltei ao Pre-Primario! E como ele diz: What s done is done!!! No fundo desenhar antes ajuda muito. Entao desenhei esta humilde projeçao, desculpe , por que foi feito a mao no Hidrocor!

Cara, eu nao sei de nada!!!!
Att. Luciano.
Gilson Mendes de Góis12/08/2007 20:37
Luciano, projeção muito bonita.
Não há o que ser desculpado, eu que fiquei honrado de vc ter se debruçado a desenhar um projeto para minha humilde árvore!
Com a devida permissão vou salvar a imagem nos meus arquivos.
E vou colocar em prática para ver no que dá!
Muito obrigado!
Um abraço fraterno!
Gilson
EBREO12/08/2007 21:19
dica
Gilson , Isto eu aprendi com o Rock Jr.. Se voce adicionar um pouco oleo a calda Sulfocaustica, pode ser de linhaça ou de cozinha, mesmo! Voce detem o apodrecimento do tronco. Funciona , mesmo! Att. Luciano.
Gilson Mendes de Góis13/08/2007 10:54
Luciano, essa dica não tem preço!
Acho que são esses pequenos "grandes" detalhes que vão significar no fim das contas, a diferença entre o sucesso e o fracasso num trabalho.
Obrigado por dividir!!
Um abraço fraterno!
Gilson