Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa Variegata Kengai

FrK_leal09/08/2007 23:56
Serissa Variegata Kengai
Essa é do mesmo lote das serissas...mas orientada no estilo cascata, ela tem uma pedra entre as raizes mas o envolvimento não foi muito bom, elas soltaram e eu estou pensando em desistir da ideia...

Raizes

EBREO13/08/2007 11:52
metodo facil
Franklin, Abaixo vai um metodo facil de conseguir uma boa aderencia , na tecnica raiz sobre pedra.

Certifique-se que a planta possue raizes longas o suficiente para encaixar na pedra pretendida. Lave as raizes, encaixe na pedra e depois envolva com filme plastico ou tiras de camara de ar. Deixe a planta em um lugar sombreado e umido no minimo 15 dias! E viavel para: Serrisa, Ulmus, Zelkova, Ligustro, Ipe, Carmona, Caliandra, e todas que desenvolvem raizes rapidamente.
Espero ter ajudado. Att. Luciano.Ps. O filme ou camara de ar , devem ficar no minimo 4 meses. Em lugares mais quentes o resultado e mais rapido!
FrK_leal13/08/2007 12:49
Obrigado pela dica EBREO, eu havia tentado com barbantes, mas não deu muito certo....como a "pedra" na verdade é um pedaço de arenito, eu vou dar uma trabalhada nela com uma fresa ou formão para encaixar melhor as raízes, que são bem longas...
dai vou envolver com o filme...

ps. Meu nome na verdade é Luiz, o FrK é só um apelido
EBREO13/08/2007 12:52
desculpas
Luiz, Me desculpe a gafe!!! E a intromissao no teu topico. Mas tenta em uma delas e depois nos mostra! Att. Luciano.
FrK_leal13/08/2007 13:55
Capaz! Deixa disso....até parece que dica é intromissão! Ainda mais vindo de vc que faz esses trabalhos maravilhosos no estilo sekijoju....
Djalma13/08/2007 20:00
Luciano......qdo se faz essa técnica q vc faz de prender a raíz na pedra, deve se manter direto a umidade nessa parte protegida pela borracha ou filme plastico neh ???
e depois q ela já se fixa na pedra e pode tirar a borracha ou o filme, deve parar de umidificar na raiz exposta????

Qdo feito a técnica depois de qtos dias pode colokar no sol novamente????????

Obrigado e abraços......
EBREO13/08/2007 20:10
metodo
Djalma, Eu nao tomo este cuidado. Tens que tomar cuidado em manter o substrato umido. As plantas citadas acima se adaptam muito bem a esta tecnica. No Materias tenho uns topicos que mostram o passo a passo do metodo. Manter as raizes da Serrisa umidas , geram muitos brotos ladroes! Att. Luciano.
Djalma13/08/2007 20:31
Ah sim....eu vi essa matéria.......mto boa.......
É que era uma dúvida que eu estava então aproveitei a deixa do nosso amigo pra te perguntar isso.....rssss
Ficus tb dá certo? vc sabe ?

Obrigado e abraços......
EBREO13/08/2007 20:43
ficus
Djalma, No Ficus, tambem funciona muito bem!!!! Neste caso usa a tira de camara de ar! Att. Luciano.
Djalma13/08/2007 21:01
Hum legal........vou me lembrar de usar a câmara de ar, pena q ainda vai demorar pra fazer essa técnica, só agora que comprei o enraizador......estou esperando chegar a primavera para fazer estaquias de ficus, e depois de um tempo por essas técnicas que aprendi com vc aki, em prática.......

Mas como vc diz: O tempo é o senhor da razão

Tenho paciência.........rsssss

Enquanto isso, vou adquirindo conhecimento........rsss

Abraços e obrigado.......
duprat14/08/2007 19:48
Caro Luciano,

Que Beleza d serissa que postou como exemplo. Parabéns.
flavio bonsai17/08/2007 07:36
Olá amigo sua planta ta muito bonita .

flavio henrique.