Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa Hokidachi

FrK_leal12/08/2007 17:19
Serissa Hokidachi
Essa tb é uma nova aquisição, mas ainda não mexi nos galhos, que deve ser abaixados, novamente qualquer opinão é bem vinda...

Frente

Trás

Base
Charles14/08/2007 14:47
Re: Serissa Hokidachi
Oi FrK_leal, tudo bem?

Gostei da escolha dessa serissa, principalmente pela base.
Bem, voce já tem a solução para ela, portanto, mãos a obra e nos mostre o resultado.... 😉 ... Parece que voce pretende um hokidachi, é isso?.... 🙄
Apenas acho que antes de aramar, voce poderia fazer uma limpeza leve de galhos, tanto para facilitar seu trabalho como para favorecer um visual final mais limpo e simples visualmente.
Não consegui perceber bem o tamanho da planta, mas me parece pequena, o que vai te exigir um trabalho delicado com arames finos! 🙄
Um trabalho gostoso, afinal!... 😉

Abraço,
Charles
darkaso14/08/2007 21:15
Frk,

A copa está muito boa, mas o tronco está comalgum movimento. Não está característico para o estilo. O tronco precisa de nebari radial com a altura igual dos dois lados e sem movimentos no tronco. Se fizer um moyogi acho que seria melhor. Já tem os galhos que precisa aí. Seria só reestilizar.

T+
Paulo Roberto Marasca15/08/2007 00:34
Oi FrK,

Concordo com o que o Darkaso colocou... O movimento do tronco me parece muito bonito... Acho que poderia ficar mais ou menos assim...

A adaptação do vaso seria outro passo...

Abraço.
darkaso15/08/2007 10:07
Grande Paulo,

como sempre nos brindando com belas projeções. Muito obrigado.

Frk,

eu achei interessante o projeto e seguiria se fosse minha planta, ficou muito bom.

T+
nickyfury16/08/2007 04:58
bonsai
Concordo com a maioria: um moyogi fica mais de acordo com o movimento do caule, desde a base. O excesso de galhos deverá ser eliminado, escolhendo-se os melhores e mais bem posicionados, para caracterizar de maneira mais adequada esse estilo. Um exemplo interessante:

Lembrando ainda que o vaso mais harmonico, no moyogi, é o retangular, e não o redondo. E como a serissa geralmente apresenta um nebari bem interessante, aconselho um vaso com bordas mais baixas, para que possa explorar toda a estrutura de maneira adequada e mais dinâmica. 😄
FrK_leal01/10/2007 23:15
Segui a ideia do hokidachi mesmo e ela no momento está assim, ainda vou fazer mais umas podas p/desificar a massa verde...

Frente

Trás

Cima
nickyfury03/10/2007 16:26
bonsai
Sua serissa está com excesso de galhos. Voce não precisa de todos eles para formar uma estrutura bonita e densificada. Escolha os melhores, distribuindo-os de forma radial. O movimento dos galhos deverá acompanhar o mesmo movimento do caule ou ao menos, harmonizar-se com ele. 😄

Mas o caminho escolhido por voce está bom. A continuidade não é dificil e em pouco tempo terá em mãos um lindo bonsai de serissa. 😄