Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PRIMAVERA DO BONSAI 2007 - Novo visual

Mário A G Leal13/08/2007 10:57
PRIMAVERA DO BONSAI 2007 - Novo visual
A caixa onde foi colocada a primavera do BONSAI 2007, foi apoiada em pequenos vasos que se quebraram de um lado. Ontem, aproveitando a presença do Cesar, Bissuí e o Edmilson pois o Anderson já havia ido embora, usando algumas alavancas reerguemos o caixote e apoiamos sobre tijolos mais resistentes.

Resolvi definir um pouco o desenho da árvores que se desenvolveu bastante. Que tal a floração?!

Da esquerda para direita, Cesar e Bissuí de Campo Grande-MS mais o Edmilson de Ribeirão Preto-SP

Acredito que será uma bonita árvore dentro de alguns anos.

stokmann13/08/2007 11:04
Pra mim ela já é muito linda!!!!!!
Parabéns pelo exemplar!!!!!!!!!!
Abraços
EBREO13/08/2007 13:22
beleza
Show de planta!!! Ja e um belo exemplar, quero ver aonde acharas um vaso para ela ? Att. Luciano.
Alberto Alves13/08/2007 13:24
Realmente lindo exemplar
eu particularmente adoro Primaveras... 😄
Abraços
ARQPATRIK13/08/2007 15:07
Show de bola essa planta Mario. É isso ai coloca esses pantaneiros para trabalhar um pouco, HEHEHEHEH!!
Djalma13/08/2007 19:27
CARAMBA.............POR ISSO QUE GOSTO DESTE FÓRUM VIU.......
SEM PALAVRAS..........

ABRAÇOS......
Alexandre S. Coelho14/08/2007 20:37
Grande Mário!

Que base, que floração heim ❗

Pois é Luciano, acho que o "vasinho" vai ficar pro BONSAI 2008 😂 😈 😂 ❗

abraços
Glauco Bastos14/08/2007 21:29
Que exemplar lindo, esta é uma das mais belas plantas da nossa flora, e seus bonsais quando bem feitos alegram a visão de qualquer um. Parabéns Mário, farei questão de estar no Bonsai 2008 para ver esta belezura pessoalmente.
Abraços.
Mário A G Leal14/08/2007 22:01
Vaso da primavera. Havia mandado confeccionar este vaso em cimento e argila expandida para ficar leve. Nickyfury achou que iria ficar feio e disse que ano que vem, 2008, trará um vaso adequado. Com o Bergson dentro dá para ver que tinha tamanho.

Angela Fernandes14/08/2007 23:08
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

DOM MÁRIO, ví esta planta em maio quando aí estive no encontro e estou impressionada com o desenvolvimento da planta.....

Depois da sua limpeza, ela ficou mais bela ainda....

Sobre o vaso.....sei não...vai ser muito difícil algum que caiba....talvez mandar fazer um de fibra quem sabe.........
e
nickyfury16/08/2007 03:44
bonsai
Dom Mario, não se preocupe com o vaso. Conforme prometi a voce, vou levá-lo no próximo encontro, ano que vem, e eu mesmo farei o replante, ok? Aliás, apenas para tranquilizá-lo, o vaso já está pronto. Oportunamente, postarei foto não só desse dito cujo, para deleite e comentários de todos, mas de outros, igualmente do mesmo naipe, em que estou fazendo alguns replantes de bonsai do mesmo diametro, aqui na minha chacara. 😄

O que eu gostaria de saber é se foi feito o alporque que pedi ao Anderson, nessa prima, ou terei que eu mesmo fazê-lo tambem, em 2008? 😲
flavio bonsai16/08/2007 13:56
Que bom que vc postou essa maravilha , já havia visto fotos dessa primavera o nick ralando pra tirar essa planta.
e agora com essa tremenda floração.
muito legal .
parábens pelo trabalho e quero ver se vai dar pra participar do bonsai 2008 e poder ver essa maravilha de perto.

flavio henrique.
Charles19/08/2007 21:02
Grande Mario, tudo bem?

Que maravilha que está essa primavera! A floraçao deslumbrante!
Fico imaginando como ela ficará, depois de replantada no vaso que o Nick vai levar!

Grande abraço,
Charles
nickyfury20/08/2007 23:49
bonsai
Dom Mario e demais amigos e colegas, eis o vaso que irei levar em 2008, para envasar essa magnifica planta:

http://lh5.google.com/nickyfury/RspJhwxXi2I/AAAAAAAAACg/1IEuheSfxf0/vasos%20cimento%20001.JPG?imgmax=512

Na foto, meu sobrinho Vitor Hugo dá uma dimensão do tamanho do vaso, proporcional ao calibre do tronco da primavera do Dom Mario. Aliás, irei usar vaso identico para acomodar a minha primavera, tambem. 😄

Eis uns ligustrinhos que acondicionei em vasos iguais:

http://lh5.google.com/nickyfury/RspLGwxXi8I/AAAAAAAAADQ/urR9iAETPGk/vasos%20cimento%20007.JPG?imgmax=512

http://lh5.google.com/nickyfury/RspL9wxXi-I/AAAAAAAAADg/VsMY8SUmq7o/vasos%20cimento%20009.JPG?imgmax=512

http://lh6.google.com/nickyfury/RspMDAxXi_I/AAAAAAAAADo/OJzl1Xu4Cj4/vasos%20cimento%20010.JPG?imgmax=512

O vaso para sua planta, Dom Mario, está devidamente garantido. O que poderemos estar fazendo com aquele outro, que voce queria usar, é emborcá-lo e usar como base para esse que ora apresento:

http://lh6.google.com/nickyfury/RspJmAxXi3I/AAAAAAAAACo/TAAHoPAETUg/vasos%20cimento%20002.JPG?imgmax=512

O vaso da esquerda possui bordas baixas e retas, adequadamente estruturado para treinar bosque bonsai:

http://lh6.google.com/nickyfury/RspJqAxXi4I/AAAAAAAAACw/ZzQydNkKxx8/vasos%20cimento%20003.JPG?imgmax=512

Bem, espero que todos possam ficar mais tranquilos agora, e aguardar nosso próximo encontro no Atelier, quando então terei oportunidade de terminar o "servicinho" e envasar dignamente a linda bouganvillea de nosso estimado anfitrião. 😄 😂 😂

http://picasaweb.google.com/nickyfury/VasosDeCimento
Mário A G Leal20/08/2007 23:59
Luis Fernando, não foi feito o alporque pois alguém disse que seria bom aceitar uma opinião que havia sido dada pelo Charles Ceronio de não cortar.
Quanto ao vaso está muito bonito!
Vamos aguardar.....
Grande abraço
Glauco Bastos22/08/2007 19:59
Caro Nick,

Belos vasos de cimento, vc mesmo que faz ? Acredito que terei que fazer vasos parecidos com estes para algumas das minhas plantas, por acaso aqui no fórum tem algum passo a passo para fazer estes vasos ? Outra coisa, parabéns pelos ligustros, aqui na Bahia não se encontram ligustros com este calibre, na realidade eu nem sabia que poderiam chegar a esta dimensão, rsrsrs. Este último ligustro está de encher os olhos.
Abraços fraternos.
nickyfury24/08/2007 05:45
bonsai
Obrigado, Glauco, por seus elogios. 😄

Realmente, são belos exemplares de ligustro que tive a grata satisfação de retirar, via yamadori urbano, há alguns anos, de uma cerca viva da casa de uma amiga. 😄

À época, retirei algo em torno de 13 plantas, de grossura e formas variadas. Algumas deixei no solo, simplesmente por não dispor de local apropriado ou recipiente adequado, para acondicioná-las. Cedi algumas para amigos bonsaistas, inclusive, depois de escolher as que mais me atraiam. 😄

De fato, para nós bonsaistas que temos arvores um tanto quanto avantajadas, em se tratando de calibre de tronco, ou de nebari, adquirir vasos que nos possibilitem um cultivo adequado dessas plantas é a maior dificuldade. 🙁

No caso, tive que pesquisar bastante, principalmente junto a outros bonsaistas e cultivadores que passaram pelos mesmos percalços, a melhor maneira de estar fabricando meus próprios vasos tamanho familia. 😄

Uma boa dica de como fazer vasos com o tamanho que voce quiser, pode ser observada e aprendida no site do Sergivaldo Costa:

http://www.nativosdonordeste.z6.com.br/passoapasso/pap01.htm

Nessa página, inclusive, abre diretamente para uma lição desse grande amigo bonsaista que é o Sergivaldo. E não se acanhe de, se precisar, entrar em contato com ele, para sanar qualquer duvida a respeito da confecção desse vaso. 😄

Outra fonte que considero válida, está aqui mesmo no forum, na seção Matérias, em que o bonsaista goiano Geraldo Inocencio, posta informações valiosas de como confeccionar vasos de qualquer tamanho. Usando as técnicas apontadas por ele, voce pode estar fabricando seus próprios vasos a partir de bacias ou recipientes tamanho-família. 😄

No mais, meu caro, é encontrar alguem que se disponha a fabricar para voce fôrmas que possibilitem o fabrico de vasos na forma e tamanho necessários ao seu plantel. 😄

Lembrando que esses vasos de cimento podem ser pintados, para "ocultar" um pouco a caracteristica marcante do cimento. Creio que com o tempo, ainda teremos ceramistas interessados em ampliar ou reformular seus fornos, para o fabrico de peças maciças e grandes em ceramica, para sanar nossa atual necessidade por vasos desse tamanho. O bonsaista João Carlos, de Cascavel/PR, importa vasos tão grandes como esses meus, de ceramica. Mas os preços, infelizmente, ainda são proibitivos, daí a necessidade de estarmos ainda apelando para o fabrico próprio de vasos de cimento, para nosso cultivo. 😄
Glauco Bastos24/08/2007 13:58
Caro Nick,

Obrigado pela resposta, realmente o tema vasos ainda é um dos maiores problemas que enfrentamos no Brasil, embora nossos ceramistas estejam progredindo cada vez mais ainda temos algumas carências, e vasos e bandejas de médio e grande porte é uma delas. Bom, obrigado pelas dicas, darei uma olhada nas matérias e vou tentar começar a me aventurar a confeccionar meus vasos, creio que seja mais uma etapa evolutiva da arte, rsrsrs.
Abraços freternos.
Edmilson25/08/2007 18:37
Naturalmente
Veja que coisa maravilhosa, o encontro de bonsaista em Ribeirão já é uma tradição.
Graças a participação de todos e sem a mínima duvida do trabalho incansável do Sr. Mário.

Será que já podemos começar a contagem regressiva???

Abraços a todos