Obrigado, Glauco, por seus elogios. 😄
Realmente, são belos exemplares de ligustro que tive a grata satisfação de retirar, via yamadori urbano, há alguns anos, de uma cerca viva da casa de uma amiga. 😄
À época, retirei algo em torno de 13 plantas, de grossura e formas variadas. Algumas deixei no solo, simplesmente por não dispor de local apropriado ou recipiente adequado, para acondicioná-las. Cedi algumas para amigos bonsaistas, inclusive, depois de escolher as que mais me atraiam. 😄
De fato, para nós bonsaistas que temos arvores um tanto quanto avantajadas, em se tratando de calibre de tronco, ou de nebari, adquirir vasos que nos possibilitem um cultivo adequado dessas plantas é a maior dificuldade. 🙁
No caso, tive que pesquisar bastante, principalmente junto a outros bonsaistas e cultivadores que passaram pelos mesmos percalços, a melhor maneira de estar fabricando meus próprios vasos tamanho familia. 😄
Uma boa dica de como fazer vasos com o tamanho que voce quiser, pode ser observada e aprendida no site do Sergivaldo Costa:
http://www.nativosdonordeste.z6.com.br/passoapasso/pap01.htm
Nessa página, inclusive, abre diretamente para uma lição desse grande amigo bonsaista que é o Sergivaldo. E não se acanhe de, se precisar, entrar em contato com ele, para sanar qualquer duvida a respeito da confecção desse vaso. 😄
Outra fonte que considero válida, está aqui mesmo no forum, na seção Matérias, em que o bonsaista goiano Geraldo Inocencio, posta informações valiosas de como confeccionar vasos de qualquer tamanho. Usando as técnicas apontadas por ele, voce pode estar fabricando seus próprios vasos a partir de bacias ou recipientes tamanho-família. 😄
No mais, meu caro, é encontrar alguem que se disponha a fabricar para voce fôrmas que possibilitem o fabrico de vasos na forma e tamanho necessários ao seu plantel. 😄
Lembrando que esses vasos de cimento podem ser pintados, para "ocultar" um pouco a caracteristica marcante do cimento. Creio que com o tempo, ainda teremos ceramistas interessados em ampliar ou reformular seus fornos, para o fabrico de peças maciças e grandes em ceramica, para sanar nossa atual necessidade por vasos desse tamanho. O bonsaista João Carlos, de Cascavel/PR, importa vasos tão grandes como esses meus, de ceramica. Mas os preços, infelizmente, ainda são proibitivos, daí a necessidade de estarmos ainda apelando para o fabrico próprio de vasos de cimento, para nosso cultivo. 😄