Jabuticaba-Sugestões
Alberto Alves13/08/2007 16:19
Jabuticaba-Sugestões
Olá amigos...
Essa jabuticaba eu adquiri em viveiro e na pressa num escolhi
direito como vcs podem ver nas fotos ela está alta e sem galhos baixos dificulando uma poda pra diminuir a sua altura 😠
Fora que o troco ainda está bastante fino.
O que voçes sugerem?
Poda(drástica?) depois escorredor/mamadeira?

Perdoem as fotos ficaram um pouco escuras 😮ops:
Marcelo Giovanelli13/08/2007 19:45
Alberto, eu acredito na regra número um.. paciência e paciência.....
Ultimamente andei revendo alguns conceitos.... se fosse minha começava do começo!!! Aproveite a época de restinho de inverno... Dê uma olhada no nebari e acerte se for o caso..... plante em uma mamadeira e adubo nela!!!! Deixe crescer e forme nebari e tronco.... depois qdo julgar bom, passe a faca!!!! Corte baixo e espere a brotação. Jabuticaba é nativa e por esse motivo bem resistente.
Começe do início.....
Abração!!!!
Alberto Alves13/08/2007 22:37
Obrigado pela dica Marcelo.
Paciência eu estou tendo de sobra graças a muita coisa que já aprendi aqui
Mamadeira e adubo nela então 😉
abraços
edson060514/08/2007 10:14
Jabuticaba
Alberto,
tenho várias mudas de jabuticaba. Algumas achei terem sido ótimas aquisições, mas à medida que estou aprendendo vou percebendo que as mudas não são tão boas assim para bonsai. Fazer o quê; coisa de iniciante. Eu não consigo visualizar as fotos da tua jabuticabeira, mas acho que o Marcelo tem razão. Tem que deixar desenvolver. No futuro a planta vai te mostrar o caminho certo. Esta jabuticabeira abaixo, foi a primeira que comprei, e claro, não resisti a tentação de colocá-la num vaso de bonsai...
depois descobri que o vaso retangular não era ideal para o estilo Hokidashi (vassoura)...
Finalmente percebi que a minha planta estava muito mirrada; o tronco tem pouco mais de 1,5cm de espessura. Resultado: vou colocá-la nu escorredor de macarrão e adubar. A minha intenção é que no futuuuuro, ela fique pelo menos parecida com esta maravilha aí abaixo de um artista taiwanês: Min-Hsuan Lo (taiwan)
Pode ser muita pretensão da minha parte, mas vou esperar pra ver, rarara...
Um abraço.
Edson.
Alberto Alves14/08/2007 11:03
Olá edson
Algumas achei terem sido ótimas aquisições, mas à medida que estou aprendendo vou percebendo que as mudas não são tão boas assim para bonsai. Fazer o quê; coisa de iniciante.
Eu também estou vendo isso com minhas mudas
mas fazer o que né e vivendo e aprendendo.Como nossos amigos dizem a paciência é uma das coisas mais importantes.
Lindo esse exemplar deste artista taiwanês,com paciência,dedicação e aprendizado,eu acho que no futuro poderemos chegar a pelo menos metade disto 🙄 Eu não acho pretenção e sim acreditar em nós mesmos 😉
Bom obrigado pela atenção
abraços
EBREO14/08/2007 11:25
jaboticaba
Amigos, Esta planta do Min Hsuan Lo, e uma obra de poesia! Tem que ver a Goiabeira, que ele postou la! Os Chineses dao muito valor as nossas plantas! Att. Luciano. Ps. Na Mamadeira e adubada de maneira intensiva, elas , acima, darao um salto inacreditavel!
edubessa15/08/2007 09:34
Luciano tenho uma jaboticaba no mesmo padrão dessas ai acima será q eu e meus amigos poderiamos aduba-las memo agora no inverno?
acho q eles estão doidos pra fazer isso tambem.rs rs rs .
darkaso15/08/2007 10:10
Edu,
com um inverno quente como este que tivemos no país a adubação pode ser feita sim. Mesmo no sul as temperaturas ficaram acima da média. Então como a intenção não é frutificação pode ser dado este estímulo de crescimento para adiantar a futura forma da planta.
T+
Alberto Alves15/08/2007 10:20
O Edubessa adivinhou minha dúvida. 😎
Valeu Darkaso,então adubo nelas 😉
Quanto ao adubo NPK 4-!4-8 dá conta do recado né?
Já que é uma frutífera.
darkaso15/08/2007 12:40
Alberto,
o N é o responsável pelo crescimento da planta. Sendo assim pode usar o 10-10-10 ou superior. Se colocar apenas o N-4 ela crescerá pouco e tenderá a manter a cracterística de frutificação em primeiro lugar.
T+
Alberto Alves15/08/2007 13:07
Obrigado Darkaso meu amigo valeu mesmo pela dica 😉
Entao eu vou usar o 10-10-10 mesmo.
abraço
edubessa15/08/2007 13:27
Darkaso valeu a dica como disse nosso amigo alberto adubo nelas.
Alberto eu sabia q vc tava doido pra adubar a plantinha rsrs eu tambem estou...É q o gostoso e ve-las desenvolvendo.
Abraços a todos..
Alberto Alves15/08/2007 13:56
Eu estava com vontade mesmo de adubar ela 😉
É q o gostoso e ve-las desenvolvendo.
Concordo 😎
nickyfury16/08/2007 04:52
bonsai
Lembrando apenas que se for usar adubo quimico, há que não se exagerar na dosagem, sob pena de "queimar" folhas e raízes, pondo a planta a perder ou mesmo morrer. 🙁
Quanto ao que disse o nobre colega Edson0605, discordo quanto a não poder ter bons trabalhos apenas por que, num primeiro momento, consideramos a planta ruim. Penso que o ideal é replantá-la em uma bacia grande, bem perfurada no fundo e na lateral, para auxiliar a oxigenação das raízes, o que favorece seu crescimento e consequentemente o engrossamento do caule. Mesmo cortando-se radicalmente os brotos e galhos apicais, reduzindo-se a altura da planta, poderá, ao final das contas, vir a ter um material bem mais adequado que o inicial. 😄
É minha sugestão, p.ex., para a jabu que estava anteriormente plantada no vaso retangular e que o colega pretende formar até atingir o patamar exemplificado pelo belissimo bonsai mostrado. O que todos temos que ter em vista é o tempo necessário para termos esse mesmo material: há que termos paciência, para chegar a tanto, vez que levam-se, no mínimo, 10 ou 15 anos até que tenhamos algo razoável para tanto. 😄
Jefferson Paulo22/12/2007 21:21
Pessoal,
Gostaria que me ajudassem com relação a adubação, tbm tenho uma Jabuticabeira parecida com as mostradas acima, gostaria de saber qual adubo usar, 10-10-10 ou torta de mamona e farinah de osso, ou posso usar os dois, intercalando nas adubações....
Grato.
duprat23/12/2007 20:56
Uma observação.
Raríssimas plantas engordam em um vaso de bonsai. Que eu saiba somente o piteco e o fícus.
Mas tenho também uma dúvida sobre engorda e adubação. Estava catando por aqui, sem sucesso, uma matéria que li a um tempo sobre adubação. Me lembro que esclarecia que o período de engorda do tronco é o inverno e que nesta epoca, um pouco antes na verdade, deveria-se usar um diferente contendo mais .....(n.p ou k?) pois este componente seria mais requisitado pela planta nesta época.
Há realmente esta diferença de adubo adequado de época para época?
pedrotv24/12/2007 00:11
Duprat, concordo com você, o vaso de bonsai costuma frear o engrossamento do tronco, mas a bougainville também não está nem aí e sai engrossando. A minha duplicou o diâmetro em 1 ano. Acho também, que até mesmo com as outras espécies, ainda dá para engrossar bem, só que lentamente. O segredo é deixar crescer. Dois anos direto com podas apenas para densificação, fazem surgir muita folhagem, o que irá obrigar a planta a se desenvolver também. Resultado: engrossamento de tronco. O que acontece é que, normalmente os iniciantes na arte (eu sou um deles) querem ter sempre a sua planta bonitinha, com tudo bem podado, a estrutura correta, etc. É preciso deixar crescer! Podar o tempo todo atrasa mais o desenvolvimento do que colocar num vaso de bonsai.
Um grande abraço a todos e feliz natal!
nickyfury24/12/2007 10:19
bonsai
Na verdade, o vaso é um limitador de crescimento, mas não impede o engrossamento ou aumento de diâmetro do caule. Por quê? Temos que o crescimento vegetativo, ainda que contido por podas periódicas, ainda continua ocorrendo na planta, durante toda a fase de seu desenvolvimento. 😲
Há, aqui mesmo no forum, fotos mostradas por foristas, que apresentam plantas envasadas em determinada época de um ano qualquer, e outras, mostrando a mesma planta, envasada em outro vaso, e com o tronco visivelmente mais grosso. A brotação apical ocorre não só no chamado ápice da planta, mas igualmente em todos os galhos do bonsai. Ainda temos o aspecto relevante de que, quanto mais nova for a planta, mais breve é o seu reenvase. Quanto mais antiga, mais espaçado se torna esse procedimento. 😄
Num livro do mestre Kimura, que tenho (Masahiko Kimura. El técnico mágico del bonsai actual), há fotos de um pinheiro que ele diz ser um dos seus primeiros bonsai. Está envasado num recipiente retangular, de bordas baixa (creio que um goyomatsu, ou pinus branco), há um sequencial de fotos que mostra o desenvolvimento desse bonsai, sendo que a ultima apresenta um tronco visivelmente mais robusto que o da primeira foto. Claro, os galhos, igualmente, tambem estão bem maiores e mais grossos. E, ao que tudo indica, toda a educação necessária à complementação dessa planta, foi realizada com o bonsai num vaso, e não foi feito uso de mamadeira ou qualquer outro recurso similar. 😄
Quero crer que, com a correta adubação, rega e cuidados um bonsai qualquer poderá, ao longo de determinado período de tempo (digamos os vinte anos da planta do Kimura que citei), engrossar o tronco. Penso que isso seja interessante caso se more em um apartamento, por exemplo, e não se disponha de solo para um cultivo alternado, ou então, não se queira fazer uso de escorredor/mamadeira. 😄