Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia Acer Palmatum

FrK_leal16/08/2007 13:20
Alporquia Acer Palmatum
Quero fazer um alporque na parte de cima do tronco desse acer, Acer Palmatum Verde p/depois modelar a planta mãe de acordo com as sugestões propostas pelos amigos do forum.
Quero saber se a época é a ideal (acho que é) e qual o método que devo empregar, se é o anel, torniquete ou ponte....
Pretendo fazer ainda essa semana para aproveitar que ela ainda está sem folhas...
darkaso16/08/2007 18:53
Frk,

acredito que a melhor época seria a primavera. Se estiver frio aí é melhor esperar. O fato de estar desfolhada não altera muita coisa para sucesso do alporque. Mas qual método já não sei, só sei que os áceres respndem bem à alporquia.

T+
Ferreira16/08/2007 19:07
Alporquia
FrK

Na revista Bonsai Focus 87 (Julho/Agosto 2007), pg 45, tem um exemplo de Acer palmatum submetido a alporquia, com enraizamento excelente em dois meses, usando o método do círculo completo (anel de Malpighi). Os casos de anel com ponte ou dois semi-aneis (em lados e alturas diferentes) são recomendados para coníferas e plantas com enraizamento mais difícil ou demorado. Eu também não sei qual dos métodos é mais eficiente, nem qual é o mais rápido. Mas parece que o anel completo é o de maior risco.
SEKI - Elio Luis Secchi17/08/2007 11:12
Frk,
Faça alporque tirando o anel completo. Pde fazer logo, ou esperar uns dias pois o acer está prestes a brotar. Fiz diversos alporques em pleno inverno e todos enraizaram. Não tem erro.

Abraços

Elio