Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustrum

macjames16/08/2007 16:42
Ligustrum
Primavera chegando.... Vontade de trabalhar com as plantas aumentando.... fui xeretar numa floricultura e achei este ligustrum perdido. Sem dúvida muito promissor, com um ótimo nebari , de aspecto quase radial.. Tenho dúvida para a frente do bonsai. Acho que fico com a segunda foto. Concordam?

rafaelvitorio16/08/2007 17:25
Achei a 2ª melhor ficaria com ela como frente
flavio bonsai16/08/2007 18:16
DESCULPA MAS EU PREFIRO A PRIMEIRA FOTO, BOM ISSO E QUESTÃO DE GOSTO.
É A MINHA OPINIÃO SEM QUERER CRIR PROBLEMA, A FOTO NUMERO UM PARECE QUE A INCLINAÇÃO FICA MAIS HARMONIOSA .
ABRAÇOS .

FLAVIO HENRIQUE.
Ferreira16/08/2007 18:24
Estilo
Mc

Eu acho a primeira foto melhor para frente, mas girando um pouco no sentido horário: a frente seria exatamente a raiz maiorzinha. Parece-me o ângulo em que a curva aparece melhor. Qual estilo ficará no final, hokidashi ou moyogi?
darkaso16/08/2007 19:43
Mc,

a segunda esconde a curva, parecendo que foi proposital para esconder defeito no tronco, afim de formar o hokidashi. A primeira seria melhor, fazendo um moyogi.

T+
Alcides Junior17/08/2007 08:23
frente
Eu optaria pela primeira e estilo moyogi inclinando um pouco p/ esquerda.
macjames17/08/2007 09:50
Pois é. Que dúvida cruel. Bem, fiz o transplante, dei uma podada e desfolha bem leve e coloquei-o em um vaso redondo até saber o que fazer. Gostei mais da segunda opção pois tem uma cicatriz feia mais em cima no tronco na primeira foto que não tá muito visível aqui. Se bem que esta cicatriz bem que pode ser transformada num uro, não?

Raizes saindo pelos furos do vaso de plastico

Após poda das raizes... bom sistema radicular

de molho na solução com enraizante

preparo do vaso

colocação de arame de fixação bem escondido

e feito... já da para se passar por bonsai .. e a muda saiu 25 reais 😲
Alcides Junior17/08/2007 13:44
pelo que parece vc já definiu o estilo dele, hokidashi, ficou muito belo. Ele possui um belo nebari também.
macjames17/08/2007 17:16
Ainda não sei sobre o estilo, junior. Acho que vou deixar ela enraizar e depois no verão faço uma desfolha para ver melhor os galhos. Podei apenas os brotos "fujões" e já achei ela interessante...
darkaso18/08/2007 18:26
Mcjames,

ela não está muito boa para hokidachi, mas como tem que esperar ela se recuperar não é bom fazer a desfolha agora. Espere o fim da primavera, será suficiente para recuperação. Se desfolhar agora ela pode sentir muito.

T+