Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jaboticaba, Desfolha e Traçao.

EBREO17/08/2007 10:27
Jaboticaba, Desfolha e Traçao.
Amigos, Esta e a melhor epoca para efetuar as desfolhas, tracionar , aramar, limpar e pulverizar fungicidas. Em suma preparar-las para o evento da Primavera.

Efetuando a desfolha e traçao.

A participaçao da minha Princesa, na parte mais chata da coisa a escovaçao e a critica final!

Depois da escovaçao, a critica sobre a falta de ramos no apice!

Apos retirar algumas pontas de ramos que estavam saindo triangulaçao.
Ela nao e uma obra de arte ,porem todo ano nos brinda com suas frutas!
Att. Luciano.
mori17/08/2007 12:20
Olá Luciano, vc disse k agora é a melhor época p/ desfolha da jabuticabeira, mas isso é independente da região do Brasil? Por ex. aqui no estado de SP já pode fazer? A desfolha das folhas é feita cortando a folha c/ tesoura assim como o ficus? Abrçs.
EBREO17/08/2007 13:03
desfolha
Mori, Estou usando uma dica do Mestre Hidaka, dai de Atibaia, SP. E funciona , que uma maravilha!! Eu faço a desfolha a mao mesmo! Att. Luciano.
darkaso18/08/2007 18:21
Ebreo,

essa jaboticabeira está muito pescoçuda. Vamos ver quando estiver com folhas. Pode ser que melhore.

T+
Ferreira18/08/2007 18:36
Ponta dupla
Luciano

Esta é uma boa jabuticabeira, mas o ápice duplo não me parece bonito. Eu optaria por remover o da esquerda (última foto), pois o da direita é mais baixo e tem mais movimento. Talvez com isso fosse necessário mudar um pouco o ângulo de frente.
Claudio Rodrigues18/08/2007 19:12
"Amigos, Esta e a melhor epoca para efetuar as desfolhas, tracionar , aramar, limpar e pulverizar fungicidas. Em suma preparar-las para o evento da Primavera. "

Luciano que fungicidas vc usa? obrigado.
EBREO18/08/2007 21:34
fungicidas
Claudio, Eu uso a Calda Bordaleza ou Cuprum Dimmy! Att. Luciano.
EBREO18/08/2007 21:37
planta
Darkaso e Ferreira, Voces dois tem razao!! Porem ela da frutos da raiz ate o apice! O problema dos dois apices , eu tenho que resolver , urgentemente! Att. Luciano.
fabioso18/08/2007 23:03
Luciano,
Esse Cuprum Dimmy é aquele que é vendido como fertilizante a base de cobre ? Qual a diluição que você faz pra usar como fungicida e quais cuidados (não deixar cair nas flores ou raizes ?) ?
Grato
EBREO19/08/2007 07:30
fungicida
Fabioso, E este mesmo! Eu usava o Sulfato d Cobre , puro, porem foi proibido! Att.Luciano.Ps. Neste link voces encontraram os produtos prontos para o uso , por um preço justo! :http://www.naturalrural.com.br/
darkaso19/08/2007 10:41
Ebreo,

realmente é complicado mexer em jaboticaba, se fizer uma poda, atrasa o florecimento e ela vai demorar a frutificar de novo.

T+
EBREO19/08/2007 10:44
planta
Darkaso, Esta planta, logo apos a desfolha aparecem logo as flores! E uma dica do Hidaka! O Mestre sabe tudo, ate a maneira de andar dele devia ser imitada! Att. Luciano.
fabioso22/08/2007 18:06
Luciano, qual a diluição que vc usa pro fungicida a base de cobre ? É a mesma diluição recomendada pra seu uso como adubo ?
EBREO22/08/2007 19:04
diluiçao
Fabioso, Eu tive alguns problemas , utilizando a dosagem da bula! Entao eu diluo mais ainda! Ponho o dobro de agua recomendada na bula do Cuprum Dymmy! Att. Luciano.
flavio bonsai23/08/2007 07:23
É jabuticaba realmente não e facil le dar com elas .
luciano de qtos em qtos dias vc usa a calda ou o dimmy
EBREO23/08/2007 17:21
planta
Flavio, Vai muito da situaçao! Como aqui e umido demais, faço mensal ! Proteja o substrato , quando aplicar! Cal, Enxofre e cobre demais , nao sao bons para a planta! Att. Luciano.
rafaelvitorio24/08/2007 11:16
a partir de que idade ela da flores e frutos??
EBREO24/08/2007 11:41
planta
Rafael, Esta variedade ja vem de Minas, florindo e dando frutos!!! Se voce quiser ter frutificaçao rapida, compre das variedades hibridas! Que apesar de todo processo do Bonsai , frutificaram!!!! Tente comprar com mais de 3 cmts. de tronco, a partir dai ja produzem frutos! Att. Luciano.
Smoke25/08/2007 09:56
A minha está brotando muito!! logo vou fazer uma podinha pra vim mais galhos!!

abraços bela jabuticabeira!
Edmilson25/08/2007 21:41
Ela suporta??
Amigos a jabuticabeira suporta uma poda drastica, tipo nesta arvore uns 10 cm acima da raiz. Corro o risco de perder a planta ou somente a floração e frutificação??

Abraço fraterno
rafaelvitorio27/08/2007 16:55
a partir de quantos anos de idade uma jabuticaba produz frutos???