mustapoa17/08/2007 16:55
Pitangueira
Pessoal, estou com uma pitangueira que tem uns 3 anos, ganhei ela como está, pois o dono que estava preparando a mesma saiu do brasil, estou com ela a 1 ano, mas nao fiz quase nada com ela, por falta de conhecimento. Então achei o forum aqui, e resolvi mandar uma foto dela para receber algumas dicas, se possivel.

Ferreira17/08/2007 18:32
POA in Bonsai
José Reinaldo
Esta pitangueira tem várias possibilidades de estilização, mas eu faria a escolha mais radical, para ter no futuro o melhor bonsai. Eu cortaria o tronco logo abaixo da bifurcação (acima dos pequenos brotos baixos). Deixaria estes brotos baixos se desenvolverem livremente durante o tempo necessário (alguns meses ou talvez um ano) e então faria o trabalho com uma planta com ótimo tronco e ótimas possibilidadades de estilização.
mustapoa17/08/2007 19:08
Certo, se não estou enganado, agora pode ser feita a poda radical ainda. correto?
Depois vou postar a foto de uma romãnzeira que eu fiz, mas foi só na sorte que ela deu certo.
Ferreira17/08/2007 19:34
Corte
José Reinaldo
Eu não sei se o tempo aí em PoA ainda está muito frio. Se estiver, pode aguardar mais um pouco. Se resolver pela poda radical que eu sugeri, não esqueça de proteger o corte com uma pasta selante.
Abra outro tópico com sua romanzeira, para que possamos conhecer o seu trabalho!
mustapoa17/08/2007 20:00
aqui a 3 dias fez 32 graus, e agora esta um tempo um pouco frio e chuvoso, mas já deu para notar que vai começar a ficar calor, minhas roseiras estao brotando rapido, isso indica que o frio intenso já passou, sobre o selante, a loja que eu comprava isso para aplicar em roseiras fechou, e agora estou com dificuldade para encontrar, estou procurando alguem que venda pela internet, achando isso vou optar por sua ideia de poda radical.
darkaso18/08/2007 18:02
Mustapoa,
pode fazer agora mesmo, com um calor desses é tranquilo, mesmo que ainda esfrie um pouco ela irá responder bem, além de ser uma espécie muito resistente. Para a pasta pode tentar outras que usamos como alternativa.
T+