Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ROma

mustapoa17/08/2007 20:10
ROma
Como prometido, esse é meu primeiro trabalho, muito amador, porque reaproveitei o vazo de outro bonsai, e as pedrinhas de aquario tb, heheheheh

Fiz esse a partir de uma semente de uma romanzeira que tenho no quintal de minha casa.

rafaelvitorio17/08/2007 23:27
Tem um grande futuro sua planta

tenho alguns romãstambem que comprei no ceasa estavam lindos com fruta e tudo mas depois que cairam não nasceram mais frutas, espero que um dia ele frutifique.
mustapoa17/08/2007 23:57
rafaelvitorio escreveu:
Tem um grande futuro sua planta

tenho alguns romãstambem que comprei no ceasa estavam lindos com fruta e tudo mas depois que cairam não nasceram mais frutas, espero que um dia ele frutifique.

A minha deu flores esse ano e 1 fruto, o que me indicaram é priorizar adubação com fósforo para melhorar a produção de frutas, a alguns anos eu tinha comprado uma na ceasa tb, mas ela morreu logo depois que eu comprei, utilizei o mesmo vaso e plantei uma semente que está assim agora.
Alcides Junior18/08/2007 07:20
planta
As minhas romãs dão flores e frutos todo ano. Amigo, o substrato perto do tronco me parece um tanto compacto e velho, ela é uma planta bem nova ainda, eu particularmente colocaria em um escorredor para o desenvolvimento dela e já iria pensando em um futuro estilo.
darkaso18/08/2007 18:09
Mustapoa,

a opção do escorredor é a melhor. Ela ainda está muito fina e não é bonsai para ser colocado num vaso. Se deixar nesse vaso não vai desenvolver. Ela está indo para um estilo vassoura, mas com um tronco fino não tem muito atrativo. O substratao está mesmo compacto. Essas pedrinhas geralmente são feitas de mármore o que pode causar uma alteração prejudicial para a planta.

T+
mustapoa18/08/2007 18:49
Certo, ela esta nessa vaso a uns 2 anos, porque ela tava muito pequena, desenvolveu a partir da semente, eu estava pesando mesmo em mudar ela, mas como deixei passar o inverno e agora ela esta brotando, nao achei por bem fazer. Mas se vcs indicam mesmo fazer, eu vou fazer.
Ferreira18/08/2007 19:03
Transplante
José

O inverno não é o período mais apropriado para transplante, devido às temperaturas muito baixas. Agora que as temperaturas estão mais amenas, é um bom tempo para realizar esta tarefa. Aproveite e dê à sua romanzeira um substrato bem drenante, para que ela se desenvolva de maneira saudável.
mustapoa18/08/2007 20:29
Nada como falar com quem entende muito do assunto, muito obrigado pelas dicas ein pessoal.