Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolhar ULMUS mes de Agosto. Pode?

ercs12318/08/2007 17:08
Desfolhar ULMUS mes de Agosto. Pode?
Olá,
Tenho um ulmus de 23 anos, o bonsai esta saudavel, mas suas folhas estão muito velhas. Queria saber se posso fazer a desfolha neste mes de agosto? A desfolha deve ser feita por etapas, ou não precisa?
Ferreira18/08/2007 22:00
Ulmus venerável
Ewerton

Embora eu não conheça bem os Ulmus, acredito que não há problemas em desfolhar nesta época. Também acho que a desfolha não precisa ser total, pode ser por etapas, para estressar menos a planta, que já tem idade quase venerável.

Quando foi o último transplante dela? Como está o substrato?

Existe possibilidade de mostrá-la aqui no Fórum para que conheçamos?
ercs12319/08/2007 10:22
Olá Ferreira,

O ultimo transplante foi ano passado. O substrato parece estar bom.

Estou sem camera fotografica, por isso nao coloquei a foto.

Valeu pela ajuda!

Ewerton
Rafael Tavares19/08/2007 11:17
Caro ercs123

Eu desfolhei os meus dois ulmus no começo do mês, e os dois já brotaram com bastante vigor.

Eu os desfolhei todo...

Mas, espere a opinião de mais foristas.

Abraços,
Rafael Tavares
nickyfury19/08/2007 14:27
bonsai
A idade não é fator preponderante para realizar a desfolha em uma planta. O que deve ser considerado, sempre em primeiro lugar, é se está saudável, se não apresenta nenhum tipo de necrose ou dificuldade de brotação. 😉

Se seu ulmus está saudável, então desfolhe por completo. Não precisa fazer por etapas não. Retire todas as folhas, pinçando com a ponta dos dedos, não deixando nada, exceto é claro, novas brotações que porventura estejam ocorrendo. 😄

Nessa época do ano (inverno), podemos desfolhar: jabuticabeira, aceroleira, pitangueira, ulmus, celtis, zelkova, resedá, piracanta, ligustro, carmona, cotoneaster, caliandra, goiabeira, apenas para ficar nas mais comuns e usuais, sem nenhum receio. 😄

As minhas plantas, desfolhei no final de julho, inicio do mes de agosto. Estão quase todas totalmente rebrotadas, com pleno vigor. 😄