Claudio Rodrigues18/08/2007 18:52
Jurema Branca O que FAzer?
Caros amigos as duvidas sao :
01 - VAle apena escolher um dos troncos e sacrificar os outros?
02 - Qual manter ?
03 - Com esta grossura a jurema branca "pega"de estaca?
Obrigado !
http://farm2.static.flickr.com/1255/1163894862_d96611e6c1_b.jpgFerreira18/08/2007 22:18
Ptecollobium
Claudio
Acredito que os galhos que forem cortados podem ser plantados em areia grossa, depois de tratados com hormônio enraizador com tiamina. A espessura não deve atrapalhar o enraizamento.
Quanto à poda, eu acho que seria mais seguro primeiro ver a planta também por outros ângulos, para ter uma idéia mais geral da estrutura. Se puder mostrar outras fotos, melhores idéias poderão surgir.
darkaso19/08/2007 10:15
Cláudio,
como o Ferreira ta´mbém acho que mais fotos seriam melhor. Mas de princípio faria a retirada, com esta areia, parece algo assim, não deve ser difícil retirar do chão. Aí seria melhor para tirar foto e dar uma idéia do nebari e tronco.
T+
nickyfury19/08/2007 14:32
bonsai
Eu esperaria a chegada da primavera, primeiro, para fazer esse yamadori, seria mais prudente, para evitar a perda da planta. A não ser, claro, que o colega consiga retirar toda de uma vez, com um torrão bem caprichado, de maneira a acondiciona-la em uma bacia ou caixote proporcional, evitando ao maximo cortes nos galhos mais grossos ou nas raízes, antes da primavera. 😲
Quanto ao estaqueamento, mesmo usando biofert raiz e as estacas sendo finas, dificilmente ocorrerá enraizamento nessa época do ano. Ferreira, sei que vc é o entendido, mas há perda será muito grande, para se aproveitar algo. O melhor, no caso, é aguardar mesmo a primavera. 😄
Quanto ao corte visando estilização, o ideal seria remover o excesso de areia em torno da planta, para descobrir-lhe o nebari e a partir dele, definir a melhor frente para essa planta. Aí sim, voce poderá ter opiniões favoraveis quanto a que galho ou galhos podar de maneira adequada. 😄