taffarel23/04/2005 18:11
Buxinho !!??
Não sei o que tem o meu buxinho.
Aqui a baixo estão as fotos dele,
o que deve ser essas manchas pretas nele !?!?
O que pode ser isso???
Qual o procedimento correto que devo adotar !!?!?
Obrigado........
doolombo23/04/2005 18:16
vc está regando muito o seu buxinho, acredito que seje alguma doença causada por fungo, que está nos vasos que tranportam a seiva.
o que os mais experientes acham?
é isso mesmo?
abraços
jackson24/04/2005 21:38
taffarel,
provavelmente é ataque por fungo, mas deu prá notar na segunda foto que as folhas novas estão saudáveis, eu faria o seguinte: Retiraria as folhas velhas e galhos atacados, e pulverizaria a cada 5 dias sulfato de cobre (uma colher das de café para cada litro dágua) com óleo mineral (previne outras pragas), durante cinco semanas.
[]s
taffarel27/04/2005 21:01
jackson escreveu:
taffarel,
provavelmente é ataque por fungo, mas deu prá notar na segunda foto que as folhas novas estão saudáveis, eu faria o seguinte: Retiraria as folhas velhas e galhos atacados, e pulverizaria a cada 5 dias sulfato de cobre (uma colher das de café para cada litro dágua) com óleo mineral (previne outras pragas), durante cinco semanas.
[]s
Obrigado,,,vou fazer isso,,,é fácil de achar
o sulfato de cobre !?!?
Marcelo_Tchê27/04/2005 22:05
eu comprei uma muda a pouco tempo e fui la ver agora e tbm tem essa pintinhas pretas.
Ja apliquei o cobre como recomendado.
taffarel, eh super facil achar para comprar e baratinho. Qualquer agropecuária tem pra vender.
Provalvelmente vc vai achar este:

Angela Fernandes28/04/2005 00:32
BUXINHO
Gostaria de poder discutir, opinar, falar sobre BUXINHO, mas minha experiência é HORRÍVEL.... tentei trabalhar com esta planta e tive PÉSSIMAS experiências... do nada ela está ótima e dias depois ela aparece com estas "coisinhas" nas folhas, elas ficam da cor marrom e MORRRRRRRRRRRREEEEEEEEEEMMMMMMM.
Devo ter tido quase 50 mudas ou pré e perdi todas.
Espero que alguém o ajude e que dê certo.
Hoje em dia agradeço a quem me oferecer um Buxinho e não aceito.
Angela 😢 😢 😢 😢
Felipe Frango Zappala28/04/2005 01:14
Curioso Angela, foi bom saber dessa particularidade dessa espécie...
E eu na minha pouca experiência sempre achei que eram plantas resistentes... eu tenho 3 mudas em que a única coisa que já reparei é que o crescimento é muito lento, mesmo caprichando no adubo.
Inclusive procedi o transplante das mesmas para o escorredor em Março e nem usei o hormônio, depois de 15 dias coloquei no sol e por enquanto parece que estão bem, já até estão com novas brotações.
As minhas pegam apenas 2 horas de sol direto por dia.
Mas agora vou olhar para elas com mais cautela.
Abraços.
jackson28/04/2005 05:58
amigos,
uma coisa importante a dizer é que o fungo aparece, principalmente, em condiçoes de alta umidade, pouca luz e pouca ventilação. Plantas amontoadas, ou em cantos de muros, ou em estufas mal planejadas, em ambientes muito escuros e úmidos predispõe ao aparecimento da doença. por isso é importante que o buxus, que gosta de muito sol, receba insolação total, água suficiente para molhar o substrato, e ventilação. Uma vez contaminada, deve-se proceder o tratamento: isolá-la das outras plantas, Retirar as partes afetadas, pulverizar com sulfato de cobre, colocá-la em ambiente com bastante insolação e ventilação. Além disso fazer a prevenção das demais plantas pulverizando todas com o sulfato e analizar as condiçoes do ambiente onde estão.
algumas curiosidades com meus buxus: comprei um buxus no pote onde metade dele estava já "morto" atacado pelo fungo. fiz o tratamento e aproveitei a parte atacada para fazer um estilo madeira morta, é um dos meus preferidos. outro caso é um buxus que ficou "esmagado" e raquítico durante seis anos entre os pés de murta de uma cerca viva em ambiente extremamente seco, sem que pudesse crescer. retirei de lá e hoje está em desenvolvimento, cheio de folhas e engrossando na engorda.
[]s