Lindeberg19/08/2007 02:27
Yamadori ficus de 1,6m para ,20m
Lindeberg19/08/2007 02:31
Ficus
Ajuda para aparecerem as fotos!Onde errei?
macjames19/08/2007 02:45
Lindeberg19/08/2007 03:25
Ficus
Muito Obrigado!!!!!!!!!!!!!!
ë umFicus Benjamina!
Abs.
nickyfury19/08/2007 11:09
bonsai
Eu aproveitaria o atual estágio e faria um enxerto ou dois, usando essa base como cavalo e mudas de ficus retusa como cavaleiro. O retusa permite um trabalho mais bonito, graças a emissão das raízes aereas, e permite tambem uma desfolha regular, que objetiva a redução do tamanho das folhas. 😄
Ah sim, o retusa, ao contrario do benjamina, não seca tantos galhos, nem se tem o risco de perder a planta, depois de formada, por ser mais resistente. 😄
flavio bonsai19/08/2007 20:43
ai mano segue essa ideia do nick e muito boa
Edmilson19/08/2007 21:28
Ola Nick
Nick, queria uma dica sua a respeito de enxerto em ficus.
Sei que ficaria algo totalmente fora de padrão como bonsai, mas o ficus permite enxerto de outras especies no mesmo cavalo. Por exemplo, poderia usar um cavalo de ficus benjamina e de valareiro um retusa e um boni. Minha ideia seria usar varios tipos diferentes de ficus num mesmo cavalo. Por acaso vc ja tentou realizar esta experiencia???
Abraço fraterno
Edmilson
Lindeberg20/08/2007 01:03
Ficus
Qual o melhor bpara enxerar?
Lindeberg20/08/2007 01:33
ficus
Qual seria a melhor para enxertar?Se tiver muda me manda!!!!!!!!!!!!!!!
nickyfury20/08/2007 05:38
bonsai
Olha, se fosse uma primavera (bouganvillea), certamente seria algo interessante mesclar diversas cores de braqueas (folhas modificadas, erroneamente confundidas com as flores) numa mesma planta. Mas em se tratando de ficus, não creio que ficasse algo muito adequado ou bonito, principalmente considerando a finalidade que é formar um bonsai. 😲
O ideal, como frisei, é usar muda do ficus retusa para ser o cavaleiro no enxerto. Matéria importantissima a respeito de como fazer corretamente um enxerto pode ser extraída aqui mesmo no forum, clicando em "MATÉRIAS", em trabalho de primeirissima qualidade apresentado pelo bonsaista Geraldo Inocêncio, de Morrinhos/GO, onde discorre sobre as diversas formas e nomenclaturas de enxerto. Uma aula muito didática e fácil de entender. Voce encontra essa mesma matéria, se não me engando, na página do Atelier, do nosso Dom Mario Garcia. 😄
Quanto à muda de retusa, não tenho disponível para enviar. Mas creio que não terá dificuldade em encontra-la junto aos demais foristas. Faça uma proposta, no forum adequado, "Armazem de Trocas", que certamente aparece alguma por lá, ok? boa sorte. 😄
Lindeberg20/08/2007 10:31
Ficus
Valeu a dica!
Vou fazer!
Abs