Sambarilove19/08/2007 14:20
Buxo, dá pra fazer?
Pessoal,
Acabo de aquirir esse Buxo e gostaria de saber da possibilidade de colocá-lo em vaso de bonsai, limitando a intervenção às raízes.
Em princípio, não há qualquer preocupação quanto ao estilo pois busco primordialmente a satisfação visual e me agradaria mantê-lo com o formato atual, mas em um vaso pequeno.
Não descarto escorredor/mamadeira por algum tempo se entenderem interessante uma engrossada nos troncos.
Agradeço desde já as eventuais sugestões e pediria comentários quanto à época apropriada, substrato, tipo/tamanho/cor do vaso e outros que julgarem pertinentes.
PS - Alguma previsão quanto à idade dele?
nickyfury19/08/2007 15:41
bonsai
Se sua preocupação é manter a planta viva, então faça o seguinte:
deixe como está, faça apenas uma poda de limpeza, retirando folhas e galhos secos e mortos, umidificando a copa, para auxiliar em sua recuperação. 😄
Na primavera, mais ou menos no meio dela, faça um corte eliminando mais da metade desse torrão, lavando bem as raízes, e depois acondicionando-a em um vaso redondo, de profundidade relativa (uns tres a quatro dedos), com bons e grandes orificios de drenagem, tomando o cuidado de cobri-los com telinha, e passando um arame por eles, com o qual prenderá as raízes ao vaso, até que elas possam firmar a planta por si sós. 😄
darkaso19/08/2007 15:45
Sambarilove,
como é um frenquentador do fórum a certo tempo sabe que não iremos te dar informações que não sejam para tentar fazer o melhor para sua planta. Por isso acho que já sabe não ser possível colocar uma planta que se compra em um viveiro diretamente em vaso de bonsai. Primeiro, a espécie, buxus não aceita bem este tipo de trabalho radical nas raízes. Segundo, a copa não está boa para se chamar de bonsai, mas sim topiaria. E o mais importante, qual a vantagem de não se ter o trabalho, a dedicação e o aprendizado que a planta nos dá durante o seu cultivo para que a chame realmente de bonsai.
Agora vamos à planta. Veja que ela tem muitos troncos. Fácil chegar e dizer: é múltiplos troncos! Mas o nebari realmente não dá para ver. Os troncos ainda estão finos, mas não por isso não pode ser trabalhado para bonsai, mas uma proporção diferente seria necessária. Além da copa não ser adequada, está bem bolinha, própria para jardins, ela precis ser dimensionada para os troncos ou que os tronco sejam demensionados para ela e depois reestilizada.
T+
flavio bonsai19/08/2007 20:39
Ai amigo vc já tem duas opiniões veja qual encixa mais com o que vc quer.
abração.
Sambarilove19/08/2007 21:31
nicky: grato pelas recomendações. Acho mesmo que vou deixá-lo quieto até a primavera e lá decido se tento uma engrossada no tronco ou passo para um vaso pequeno.
darkaso: julguei haver deixado claro não possuir qualquer intenção de fazer desse Buxo um bonsai, segundo os conceitos "puritanos" da arte... Como explicitei, agradaria-me vê-lo com o tamanho/forma atual em um vaso de bonsai, sem me importar se poderia ou não ser tido como tal.
E nesse sentido, preocupou-me a sua afirmação "não ser possível colocar uma planta que se compra em um viveiro diretamente em vaso de bonsai".
Não é possível porque não seria um bonsai, ou porque a planta não aguentaria a intervenção?
Desculpem-me se estou sendo impertinente mas parece-me haver certa contradição entre os seus comentários ("a espécie buxus não aceita bem este tipo de trabalho radical nas raízes"😉 e os do nickyfury, que admitiu a eliminação de metade do torrão.
Edmilson19/08/2007 21:42
Primeira regra
Meu caro amigo, lembre-se da primeira regra do bonsai, "tenha paciência", mas tenha muita paciência mesmo, aprenda a acompanhar o ritmo da planta.
Já que deseja esta planta num vaso pequeno, sugiro que tenha calma, pois como muito bem disse o Nick o Buxinho é uma planta que não aceita trabalhos radicais, portanto não faça nenhum procedimento deste tipo, procure realizar apenas pequenas podas tanto de raiz quanto de limpeza, principalmente as primeiras até vc notar o tempo de reação de sua planta.
No meu entender por enquanto é melhor coloca-la numa mamadeira e mesmo assim sem agredir muito as raizes, vai com calma.
Futuramente, depois que ela passar por este estágio poderemos voltar a conversar e ver novos procedimentos para que ai sim vc possa chamar sua planta de bonsai, pois nem toda planta pequena é um bonsai.
Espero ter ajudado, sou apenas mais um aprendiz, amante desta maravilhosa arte, que procuro aprender todos os dias
Abraço fraterno
darkaso19/08/2007 22:01
Sambarilove,
acho que você ainda não tem certos conceitos que norteiam o bonsai, por isso a confusão. Metade do torrão não necessariamente é radical, depende da quantidade das raízes que ela tem. Se forem poucas ele vai ser cortado sem mexer nas raízes, se estiver com muitas e longas, ele vai ter aporte para recuperar. Mas mesmo a metade do torrão não te dará a possibilidade de colocar em um vaso para bonsai. O vaso para bonsai será muito raso para caber o meio torrão. Portanto o importante é ter paciência e treinar a planta para não morrer. Sendo isto entendido perceberá não haver contradição.
T+
Sambarilove24/08/2007 15:16
Obrigado a todos.
Vou deixá-lo descansando até a primavera e lá passo para escorredor, eliminando 1/3 do torrão. Nesse meio tempo, algumas pequenas podas de limpeza como o Nicky e o Edmilson aconselharam.