Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

Rildo20/08/2007 22:55
Ficus
Olá pessoal, gostaria de dicas sobre este ficus, esse é aquele que quebra fácil, não me recordo agora a tipo. Já quebrei muito ele sem querer......

nickyfury21/08/2007 00:05
bonsai
O pessoal gozador chama essa variedade de ficus "cream-cracker", uma alusão a esse tipo de bolacha. 😂 😂

O nome mais usual é ficus boni, e realmente é dificil trabalhar com essa planta sem quebrar algum galho. Geralmente, quebramos justamente o que não poderia ser quebrado, estragando todo o trabalho paciente e laborioso que essa variedade requer. 🙁

Uma sugestão: voce pode aproveitar o excelente nebari e o lindo tronco e fazer um enxerto, com uma outra variedade de ficus: pode ser o retusa ou o macrofila. Esse ultimo tem uma folha de tamanho parecido com o boni, inclusive, o que não mudaria muito em termos de visual. 😄
Alexandre S. Coelho21/08/2007 00:05
Oi Rildo, tudo bem!!!???

Este é o ficus benjamina var. boni e tem um nebari muito belo ❗

Acho que falta pouco para se tornar um belo bonsai... eu retirava o 1º galho da direita e tentaria baixar mais, ou incentivar novos, os galhos laterais para formar uma copa mais aberta, como um leque 💡

abraços
SEKI - Elio Luis Secchi21/08/2007 10:27
De fato, com o ficus boni não é fácil se chegar a um bonsai de qualidade, exatamente porque quando se tem um galho quase no local certo e a gente quer ajeitar ele, acaba ficando sem nada, ou seja, com o galho na mão.
Esta sua planta tem um belo nebari e uma copa bem formada para hokidachi. Então segue a dica do Alexandre, tira o galho da direita e já tens um belo exemplar. A dúvida é se este tronco for sinuoso olhando no outro lado, o que comprometeria o estilo hokidachi.

Abraços

Elio
Rildo21/08/2007 19:00
Nickyfuri, a ideia de enxerto não me agrada muito, tentei algumas vezes sem sucesso, vou perder essa planta também e ele é uma das primeiras que comprei...Alexandre e Elio, minha dúvida maior ea essa, tirar ou não tirar aquele galho da direita, agora acho que vou tira-lo, quanto ao tronco, ele é inclinado para trás, vou postar nova foto da vista lateral. Estou pensando em deixar a copa triangular, e podar a parte inferior para dar uma base maior e reta. O que acham?
Ferreira21/08/2007 19:14
Rildo

Eu acho que esta não é a melhor frente para seu bonsai de Ficus benjamina boni. A vista da esquerda ou a da direita deve se adequar melhor, pois será possível ver a curva do tronco. Como ele tem um excelente nebari em todos os lados, basta colocá-lo em um vaso redondo no ângulo certo. Um tronco deve apontar para a frente, e não deve ficar para trás. Embora a maioria dos bonsai que vemos no estilo hokidashi tenham o tronco reto, eu acho que isso não é obrigatório.

Ele tem uma bonita copa no estilo hokidashi, portanto eu deixaria a copa exatamente assim, redonda, que é típica deste estilo. A copa triangular é mais adequada ao estilo moyogi ou outros verticais.

Em suma, eliminando aquele galho destoante, sua planta estaria pronta para receber o vaso!
Rildo21/08/2007 19:36
Esse mesmo ficus em 05/2004

Rildo21/08/2007 20:14
Segue fotos do ficus

Vista lateral esquerda

tronco

Nebari, vejam como acompanhou o raio do escorredor
Ferreira21/08/2007 21:19
Hokidashi
Rildo

Parabéns pela excelente evolução do seu Ficus em apenas 3 anos! Este ângulo "esquerdo" fica muito melhor como frente que a anterior. Basta dar uma leve arrumada no visual da copa. Quando transplantar para o vaso, sem dúvida nenhuma vai ter um belo bonsai. O tempo vai tratar de amadurecer sua árvore, dando cada vez mais personalidade.
Rildo23/08/2007 21:37
Pessoal, segui a opinião de quase todos, cortei o galho da direita, podei só um pouco da copa no formato arredondado deixando a frente como a foto lateral acima. Logo postarei a foto.