Rildo20/08/2007 23:12
Ficus variegata raiz sobre pedra
Tenho esse ficus a uns 2 anos, ele teve calos no tronco que tive que cortar, já esteve pior 😄

nickyfury21/08/2007 00:00
bonsai
Eu eliminaria o galho apical e o galho lateral esquerdo, mantendo apenas o galho da direita. Isso iria proporcionar maior conicidade para sua planta, reiniciando a construção da copa a partir desse único galho. 😄
Inclusive, aliás, mantendo-o nesse mesma posição. Para harmonizar melhor o trabalho, seria adequado estar substituindo esse vaso por uma bandeja mais rasa, com bordas baixas, realçando a figura esguia da planta com suas raízes sobre a pedra. 😄
Rildo21/08/2007 19:07
Nicky , eu não tinha pensado nisso, e colocando os dedos sobre a foto realmente ficará bem melhor se seguir sua sugestão, esse ficus é variegata mas de uma variedade diferente do Boni, não quebra fácil, só que também não é o Retrusa as folhas são mais pequenas, será o macrofila?
Os calos estão voltando, o que fazer? 😕
Ferreira21/08/2007 19:18
variegata
Rildo
Este é um Ficus benjamina variegado.
Rildo21/08/2007 22:13
Calo aparecendo de novo no mesmo lugar

Rodrigo Zanchetta21/08/2007 22:35
Rildo,
já li algo a respeito sobre esses calos, mas realmente não sei o que lhe dizer!!
Na verdade eu só queria fazer uma colocação sobre essa sua foto do calo aí. Observando ela, notei que sua aramação está começando a fincar no caule da planta (pode até ser o angulo da imagem), muito cuidado, pois as plantas do gênero Ficus possuem um crescimento muito rápido e dependendo das marcas, estas se tornam irreversíveis!!
Um abraço
lpzin21/08/2007 23:14
amigo já pensaste num literato? utilizando o segundo galho e inclinando a planta para a direita?!
acho q ficaria legal tbm...abs!!