Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Misho - Alguém pode ajudar???

Rodrigo Dias22/08/2007 17:21
Misho - Alguém pode ajudar???
Boa Tarde amigos do Fórum...

Mais uma vez venho recorrer a ajuda de vocês. Adquiri ontem sementes de Murta, Jacarandá Mimoso, Ligustro, Acer Palmatum, Pistache Chinês e Pinheiro Negro Japonês...

Pelas informações que obtive, a germinação da Murta, Jacarandá Mimoso e Ligustro são fáceis e não deverão apresentar problemas... Assim creio eu né... Se alguém tiver alguma observação a fazer agradeço muito.

Mas as sementes do Acer Palmatum, Pistache Chinês e Pinheiro Negro Japonês precisam de métodos especificos (Estratificação???) e pelo que pude perceber, mais complexos... Gostaria de adquirir o máximo de conhecimento sobre o assunto, principalmente sobre as sementes citadas.

Gostaria de saber se existe um substrato padrão, se existe alguma profundidade específica para por as sementes no substrato, em que local colocar até a germinação e quem souber de alguma matéria ou já tiver experiência com as sementes em questão por favor me ajude.

Um abraço e desde já grato pelas respostas.
Wilson Fracassi23/08/2007 07:44
Rodrigo,

Para as sementes de acer, Pinheiro Negro e Pistache é necessário escarificação e estratificação, veja abaixo :

Primeiro Passo: Escarificação

As sementes necessitam ser escarificadas para facilitar a sua germinação. Coloque-as em água quente (não fervente) por 48h e deixe-as de molho.
Como opção, renove a água quente (não fervente) após ter decorrido 24 horas.

Segundo Passo: Estratificação

Coloque as sementes escarificadas em um saco Zip . E leve-as à geladeira.

As sementes devem ficar dormentes por um período de 90 a 120 dias antes de estarem prontas para a germinação.

· No caso das sementes de “Pinus Thunbergi” (Pinheiro Negro Japonês), estas devem ficar dormentes por um período de apenas 60 dias antes de estarem prontas para a germinação.
·
· No caso das sementes de qualquer “Acer” (Palmatum, Buergeriana, Bloodgood, Suminagashi, Saccharum e outras”, devem ficar dormentes por um período de 90 a 120 dias antes de estarem prontas para a germinação.

.

Terceiro Passo: Semeadura

Após o período de estratificação, as sementes agora podem ser semeadas diretamente no solo ou em vasos. Para a semeadura você pode usar areia ou substratos comerciais para essa finalidade (Tipo Plantimax da eucatex)
Quanto a profundiade de plantio não há necessidade de ser funda não, de 0,5 a 1,0 cm no máximo.
Deixe os recipientes com as sementes em um local com boa iluminação porém não a sol direto, mantenha uma humidade constante.

Tenho usado esse método e nunca tive problema, podem haver outras formas.

boa sorte
Rodrigo Dias23/08/2007 12:12
Wilson, Muito obrigado pela resposta... 😉 😉 😉

Já deu pra esclarecer bastante...
Você tem conseguido germinar o Acer ai onde mora??? Pelo que fiquei sabendo, aqui no Rio é meio complicado devido ao clima quente e praticamente não haver inverno...

Você acha que se começar a estratificar as semente do Acer, Pistache e do Pinheiro agora, quando terminar será uma época boa para semear???

ALGUÉM TEM MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO QUE POSSA AJUDAR E ACRESCENTAR O TEMA ABORDADO???

Abraços!!!
Wilson Fracassi23/08/2007 14:13
Rodrigo,

Germinar é uma coisa, manter é outra. Com esse processo de estratificação estaremos simulando o inverno. Agora já vou te adiantando, o acer palmatum não vai bem em climas quentes, geralmente a muda fica parada, apresenta fungo e dentro de alguns anos acaba morrendo. O palmatum precisa de um pouco de frio. Se gosta de acer te aconselho o Buergerianum (Kaede) esse é mais tranquilo. Já O pinheiro negro da pra manter ai no Rio.
Djalma23/08/2007 19:34
Olá Rodrigo......

Recentemente eu plantei sementes de Pinheiro Negro Japonês, e consegui mudas de um modo um pouco diferente que o nosso amigo Wilson......

Fiz assim:

1° - Deixei hidratar 48 horas em agua morna, colokei dentro de uma garrafa témica pra manter o calor...renovei a agua morna apenas 1 vez pela manhã do outro dia...

2° - Plantei em substrato 50% terra vegetal e 50% areia de contrução de média grossura lavada, colokei em um tappaware com pedrisco grosso para facilitar a drenagem de agua e fiz uns furos no tapaware...

3° - Plantei as semente a mais ou menos 1 cm de profundidade, e mantive a humidade regando com o borrifador para não encharcar a terra, senão apodrece a semente...

4° - Depois de 17 dias começou a brotar as futuras mudas...

5° - A partir do primeiro dia de brotação contei 35 dias e fiz a técnica de estaquia......

Amigo, foi dessa maneira que obtive as mudas de PNJ a partir de sementes, é claro que o Wilson forneceu um tipo de técnica, é válido com certeza, dependendo a região só consegue dessa maneira que ele disse........
Eu moro no Litoral de SP, e comigo, esse modo que fiz deu certo, e está dando até agora.......

Todo esse eskema de plantio, vc encontra aqui nesse site, juntamente com a técnica de estaquia que se faz, aqui nesse link tem todas as explicaçoes......entre na seção DICAS, e depois vá em ESPÉCIES E SEUS CUIDADOS....

http://www.niponbonsai.com.br/index.php

Eu fiz parecido desse jeito, misturei o que vi nesse site, com o que os amigos aqui do Fórum me ensinaram tb......pq sou iniciante tb....
Com certeza a troca de informações aki no Fórum me ajudou muito a ter sucesso em semear as sementes......
O Stokmann tb plantou de modo parecido, tanto que ele está um meses mais adiantado que eu nas mudas de PNJ, e ele que está me dando mtas dicas de como proceder.....

Se ele ver esse Tópico pode ter certeza que ele vai deixar a contribuição dele tb, assim como outros amigos aki do fórum......

Bom Rodrigo, espero ter te ajudado e espero que tenha sucesso com as sementes de PNJ........

Desculpe o texto imenso, é q qdo gosto de um assunto, escrevo bastante........rssssss

Abraços........
Rodrigo Dias23/08/2007 21:22
Wilson, valeu mesmo por mais essa dica...

Quando eu me referi a dificuldade com o palmatum, estava levando em consideração justamnte essa parte de manter a nossa muda já germinada. Já li até sobre métodos de colocá-lo na geladeira para simular o inverno, já leu sobre isso???

Brigadão pela dica do Buergerianum (Kaede), sabe se é facil de encontrar??? Adoro o Acer, mas já vi que com o Palmatum vai ser meio difícil... 😢 😢 😢

Abração!!!
Rodrigo Dias23/08/2007 21:38
Djalma, li sobre a dica da Estaquia para obtenção de mudas do PNJ.
Pelo que percebi, o metódo é utilizado principalmente para que a muda não fique com os galhos primários muito altos né???

Achei muto interessante e é bom para termos novas alternativas, particularmante irei fazer com as minhas mudas 50% da técnica citada por você e a outra metade deixarei que se desenvolvam com o método tradicional para ver a diferença... 😉 😉 😉

Com certeza, todas as dicas e idéias são muito válidas e só nos estimula a procurar conhecer cada vez mais sobre a arte...

E quanto ao tamanho do texto, não se preocupe não, porque como você, adoro ler e escrever sobre nossos Bonsai...

Um Grande Abraço!!!
Rodrigo Dias23/08/2007 21:40
Alguém mais???

Darkaso, Ferreira, Stokmann???

Um Abraço pra todos!!!
Djalma23/08/2007 21:54
Ta certo Rodrigo, espero que consiga belas mudas, e qdo tiver com algum resultado mostre pra gente como ficou....

Exatamente, esse método de estaquia em mudas jovens é pra isso mesmo.....

Estou esperando minha namorada trazer a maquina pra tirar umas fotos e postar aki no fórum, to devendo pro pessoal que estava pedindo........rsssssssss.........

Bom, qqer coisa tamos aí.......

Abraços......
Ferreira23/08/2007 21:57
Sementes e espaço
Rodrigo

Não tenho experiência com sementeiras. Eu até tenho planos de um dia, quando me aposentar, ter um espacinho para cultivar muitas mudas. Por enquanto não posso ter sementeiras, mas agradeceria se você me informasse onde adquiriu sementes de Pinheiro Negro Japonês. Tenho também esperanças de, começando desde semente, selecionar um exemplar de PNJ que seja mais resistente às condições daqui do Nordeste.
Djalma23/08/2007 22:02
Ferreira, apesar da pergunta ter sido para o Rodrigo, vou responder assim mesmo, td bem ? rsssssssss

As minhas sementes eu comprei no Mercado Livre, acho q vc ainda encontra por lá........

Abraços........
Wilson Fracassi24/08/2007 08:06
Apenas duas considerações :

1) A técnica que eu coloquei sobre o PN é sobre a germinação apenas, quanto a estaquia eu não abordei pois subentendi que o Rodrigo já sobesse da necessidade de fazê-la. Outra coisa, a estratificação não é absolutamente necessária no caso do PN, porém aumenta o índice de germinação OK.

2) Ferreira : você pode comprar sementes de PN também no Bonsai Center Romagnole, embora não esteja anunciado na página eles possuem sementes importadas de excelente qualidade, mande um e-mail para a Ilza Romagnole, o e-mail esta no site.
Rodrigo Dias24/08/2007 11:50
Valeu Djalma, pode deixar que as mudas já estão a caminho...
😄 😄 😄

Se conseguir postar as fotos por favor me avise.

Um Abração!!!
Rodrigo Dias24/08/2007 11:54
Ferreira,

Como o nosso amigo Djalma já respondeu, também consegui as minhas sementes no Mercado Livre. Recebi em três dias após ter concluido a compra, vamos ver agora como será a taxa de germinação né... Por isso mesmo que estou procurando me informar o máximo possível.

Um grande Abraço!!!
Rodrigo Dias24/08/2007 12:04
Caro Wilson,

Esse é o primeiro contato que vou ter com o PNJ e não sabia absolutamente nada sobre ele, agora que passei a ler matérias e vou ir tentando tirar as dúvidas com vocês... 😉 😉 😉

Um grande abraço e muito obrigado pelas informações!!!
Djalma24/08/2007 15:20
Wilson: Eu não tinha conhecimento da escarificação em semente de PNJ, mas já que aumenta as chances de grminação vou tentar fazer assim da próxima vez......e gostei dessa dica de um outro site onde se possa comprar sementes, as vezes no mercado livre falta, aí já sabemos onde correr.........valeu Wilson 😂

Rodrigo: é isso aí, tem que ler bastante e ter bastante informação antes de plantar, foi assim que eu fiz no começo de julho.....qdo comprei as sementes....

Espero que tenha sucesso com as futuras mudas........

Abraços........
Rodrigo Dias24/08/2007 21:07
Valeu Djalma,
pode deixar que estou lendo bastante e logo, logo terei mudinhas do PNJ.

Um Abração!!!
Ferreira24/08/2007 21:26
Sashiki
Djalma,
Wilson,
Rodrigo

Muito obrigado pelas dicas. Talvez em breve eu me junte à turma do sashiki.
Djalma25/08/2007 12:28
Realmente Ferreira, é bem gratificante ver as técnicas de sashiki dar certo.....
Ainda mais pra um iniciante como eu.......rsssss

Abraços....
Rodrigo Dias25/08/2007 16:34
É isso ai Ferreira, como disse nosso amigo Djalma é muito legal termos uma pequena sementinha, fazer ela germinar, ir educando ela desde pequena e no futuro termos um Bonsai que foi cultivado por nós desde a semente... 😄 😄 😄

O lado ruim desse método é que teremos que esperar um longo tempo para que possamos ter realmente um Bonsai e isso para principiantes como eu gera uma ansiedade muito grande, mas seguindo dicas do fórum pelos mais experientes, estou cultivando plantas em estágios diferentes. Comecei pelos Pré, fui adquirindo mudas e agora passei para as sementes... 😉 😉 😉

Mas mesmo assim não vejo a hora das minhas sementes começarem a germinar!!!

Um Grande Abraço a todos...
Antonio Castro25/08/2007 17:23
Olá Rodrigo

O ideal seria ter árvores nos diferentes estágios...tente não ver como "ruim", mas sim como essencial ao seu crescimento na arte, essa ansiedade, é normal, e afinal enquanto elas nos mantêm ocupados, não fazemos o que não se deve nas outras 😉

Eu é sem dúvida alguma a vertente que mais me dá prazer praticar na arte de Bonsai, se o irão ser algum dia? não sei, mas no decorrer desse percurso, estou em querer que será bem compensador...além de que tudo o que sair dali, de igual forma, será o fruto do seu trabalho...o que também tem a sua importância...

Eu todos os anos costumo praticar Misho & Sashiki, não porque tenha necessidade de mais árvores, quen não tenho nem o espaço o permite, mas precisamente para estudar/aprofundar essa vertente e acima de tudo me manter ocupado...quanto muito fico com um ou outro exemplar, o resto costumo dar aos amigos...

Tem aqui um site com optimos exemplos
http://www.bonsai.aveiro.co.pt/home.php
ver em: Artigos / "Reprodução por Semente -Estratificação de sementes - fase1" e em "Reprodução por Semente - Sementeira - fase2"

Eu costumo seguir este método do site e costumo ter resultados satisfatórios na germinação (depende um pouco das espécies), o meu problema até este ano, não tem sido germinar, mas sim estabilizar as plântulas, que teimam em apanhar o "Damping-off", senão no inicio...é ao fim de algum tempo, mesmo com aplicações preventivas de "Previcur N".

Alporque - http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/layering.html

Sashiki - http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/cuttings.html

Misho - http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/seed1.htm

Boa sorte

Cptos.

Castro
Djalma25/08/2007 20:42
Belos links Antonio Castro, obrigado por contribuir......

Abraços.......
Rodrigo Dias25/08/2007 22:50
Muito Obrigado pelas dicas Castro.
Os Links são interessantíssimos e sem dúvida adicionaram bastante coisa, mas bem que podiam ser todas em Português né... 😄 😄 😄

Pretendo continuar a cultivar as sementes e como você falou é bom que cuidamos das novas mudinhas e deixamos um pouco as nossas árvores descansar... Só que daqui a pouco, também terei que estar doando algumas mudinhas porque o espaço é pouco. Se bem que isso tem um lado bom, porque pode ser que a cada muda doada, talvez tenhamos um novo adepto a arte do Bonsai... 😄 😄 😄

Só não entendi muito bem quando você disse:

"...o meu problema até este ano, não tem sido germinar, mas sim estabilizar as plântulas, que teimam em apanhar o "Damping-off", senão no inicio...é ao fim de algum tempo, mesmo com aplicações preventivas de "Previcur N"..."

Poderia me explicar melhor???

Um abraço e desde já grato pela atenção!!!
Antonio Castro26/08/2007 17:37
Olá Rodrigo

Rodrigo Dias escreveu:
Muito Obrigado pelas dicas Castro.
Os Links são interessantíssimos e sem dúvida adicionaram bastante coisa, mas bem que podiam ser todas em Português né...

Olhe, para mim Inglês era como Chinês, não sei se felizmente ou infelizmente, cá não têm o hábito de traduzir filmes/documentários etc, como acontece com os “nuestros hermanos”...isso faz com que o pessoal se habitue à lingua.
Eu por questões profissionais, devido aos programas com que tenho que trabalhar diariamente, os "bons" Manuais, são todos nessa língua, e para acompanhar o mercado de trabalho, fui obrigado a ter que ultrapassar essa enorme barreira, (ainda mais, como autodidata), valeu-me a ajuda de um colega (e grande amigo) que me incentivou a continuar, mesmo numa altura em que não havia “tradutores” da net, aliás nem a “net” 😄 😄 .
Hoje leio-os quase sem me aperceber, que estou a faze-lo noutra língua, salvo uma ou outra palavra que não conheça...isto técnicos, porque se for doutro conteúdo nunca experimentei...quanto a falar, muito pouco.

Pelos livros que tenho, com essas caracteristicas, levam-me a crer, que é preferível um bom manual em Inglês, que uma “menos boa” tradução na nossa língua materna, além do facto, de que são bem mais baratos....
Mas concordo, que é um enorme problema quando não percebemos a língua, isso é seguramente...

Rodrigo Dias escreveu:
Pretendo continuar a cultivar as sementes e como você falou é bom que cuidamos das novas mudinhas e deixamos um pouco as nossas árvores descansar... Só que daqui a pouco, também terei que estar doando algumas mudinhas porque o espaço é pouco. Se bem que isso tem um lado bom, porque pode ser que a cada muda doada, talvez tenhamos um novo adepto a arte do Bonsai...

E então, isso não é bom?? Basta ver a cara deles quando lhas entregamos 😄 😄, afinal isso, também e Bonsai...

Rodrigo Dias escreveu:
Só não entendi muito bem quando você disse:
"...o meu problema até este ano, não tem sido germinar, mas sim estabilizar as plântulas, que teimam em apanhar o "Damping-off", senão no inicio...é ao fim de algum tempo, mesmo com aplicações preventivas de "Previcur N"..."

È...o meu problema, tem sido mais a estabilização das plântulas, do que a germinação...
À parte da necessidade das possíveis estratificações ou escarificações, o problema do “Damping-off” é onde a maior parte delas, se vão embora...comigo tem sido assim
Elas quando estão na fase de folhas embrionárias e até mesmo um pouco mais para frente, são bastante frágeis, qualquer alteração do meio ambiente onde estão inseridas, é um problema que lhes pode ser fatal...o que deve ser o meu caso, a julgar pela diferença de temperaturas que tenho no mesmo local, ainda que de diminutas dimensões.
Na Estante chegam a ter uma diferença de 3 ou 4ºc de uma prateleira para outra, e o esquecimento delas num local “menos bom”...já eram.

O Damping-off é uma murchidão que ocorre em plantas de viveiro, provocada por fungos do géneros Pythium, Phytophtora entre outros...e pode ser minimizada com um Fungicida Sistémico chamado “Previcur N” ( da Bayer)

Nos anos anteriores tive uma taxa que se poderá ser considerar de pouco/nada satisfatória em relação em relação à % que germinava, e aos poucos exemplares vingavam.
Este ano como tinha que fazer a experiência de transplante para “escorredores de macarrão” usei alguns que sobraram, para esse fim, e os resultados surpreenderam-me em muito pela positiva.
No entanto não posso dizer/afirmar que os problemas anteriores estarão resolvidos, devido ao facto de as espécies em questão, não serem as mesmas... e mesmo que o fossem, existirão sempre condicionantes do meio ambiente que não se podem repetir, e que poderão fazer alguma diferença de uma experiência para outra...para o melhor e para o pior.

Quanto à experiência em curso, calculo que tenha sido uma taxa de aprox. 80/90% nas várias espécies...e poderá ter a ver com os buracos laterais do recipiente permitindo uma maior oxigenação, tal como a profundidade do mesmo.
Já tive e tenho recipientes que não foram nada baratos, desde “Turfa” até aos da “Ubbink” e não gostei dos resultados de nenhuns, os primeiros por fazerem demasiada retenção de liquidos e quase todos por serem pouco profundos.
Uma coisa que o aconselho é que seja quais forem os passos que dê...já que gosta desta prática....aponte tudo...desde o inicio/fim da estratificação/data em semeou/germinou/ óbitos e situações desfavoráveis de clima...pode vir a fazer-lhe falta no ano seguinte, a si ou a alguém próximo de si....porque a boa técnica é aquele em que for bem sucedido, mesmo que não exactamente como mandam os livros, ou com ligeiras alterações que achou convenientes...se resultou é uma boa técnica, mas senão tiver documentada dificilmente saberá mais tarde quando e como fez 😉

Existem por cá excelentes tópicos acerca de sementeiras, é questão de fazer uma pesquisa pelo nome "sementes", ou então procurar nas várias mensagens de: Dilomar Copetti/Wilson Fracassi/Geraldo Inocêncio entre mais alguns outros... recomenda-se...

Boa sorte, e não tem que agradecer 😉

[ ]s

Castro
Rodrigo Dias27/08/2007 20:24
Como vai Castro,

A respeito do Inglês tenho que fazer um cursinho mesmo e pretendo fazê-lo assim que possível. 😄 😄 😄

Agora entendi melhor... Pudera também não entender com uma explicação como essa né??? 😉
A idéia de registrar os passos também é muito boa e vou aplicar ela a partir de agora.

Muito obrigado e um Abração!!!