Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanga, Moyogi? - preciso de sugestão

Carlos AFJR23/08/2007 08:19
Pitanga, Moyogi? - preciso de sugestão
Oi pessoal!
Gostaria de sugestões para continuar o trabalho com esta pitangueira de aproximadamente 4 anos de educação.
Segue abaixo as fotos:
foto da parte de tras

foto da frente

Foto de detalhes da copa
Celio23/08/2007 09:07
Não vemos as fotos.......

Célio
Gleidson Magno23/08/2007 09:28
Re: Pitanga, Moyogi? - preciso de sugestão
uma ajudinha com as fotos
Carlos AFJR escreveu:
Oi pessoal!
Gostaria de sugestões para continuar o trabalho com esta pitangueira de aproximadamente 4 anos de educação.
Segue abaixo as fotos:
foto da parte de tras

foto da frente

foto de detalhes da copa
Carlos AFJR23/08/2007 10:05
Obrigado, Gleidson Magno.
Eu não sei porque não apareceram.
Fiz tudo certo.
Gleidson Magno23/08/2007 10:37
quase ssrsrs quando voce for colocar o link nao pode deixar nem um espaço entre o se nao nao funciona.

abraço
Carlos AFJR23/08/2007 10:47
Obrigado dinovo
Gleidson
Alcides Junior23/08/2007 17:11
Me parece um literati.
Ferreira23/08/2007 18:39
Dois estilos
Carlos

Você consguiu modelar uma bela copa no estilo moyogi. Seria excelente se o tronco acompanhasse este estilo ou se a copa também estivesse no estilo literati. No entanto, você mesmo tem dúvida (título com ?) sobre como classificar, já que o tronco está em estilo literati (conforme afirmado pelo Junior/pr).

Portanto, acho que será interessante você decidir pelo estilo:
1) se decidir pelo literati, basta adequar a copa pela redução drástica da folhagem e modelagem por aramação, além de replantio em ângulo mais favorável;
2) se decidir pelo estilo moyogi, o tronco deverá ser reduzido, por exemplo por alporquia;
3) através de alporquia existe a possibilidade de obter duas plantas, um shohin moyogi da parte superior e um literati da parte inferior.
Djalma23/08/2007 19:06
Hum..........legal esse bonsai heim........

Ferreira, e se o Carlos deixasse ele desse jeito que está, e preparar akela parte que está parecendo um moyogi.......deixar como um moyogi mesmo......misturando literatti e moyogi..........seria inviável ??? Uma quebra de regra ???

Pq, achei interessante misturar 2 estilos.........

Não sei se estou falando bobagem........

Abraços e obrigado.......
nickyfury28/08/2007 07:00
bonsai
Considerando a segunda foto como sendo a que mostra as melhor frente para sua planta, o que vc deveria fazer para aprimorar esse trabalho seria uma reestruturação, principalmente no galho que ora serve de ápice, dando-lhe um pouco mais de sinuosidade/movimento, enquanto abaixaria um galho do lado direito na foto, para harmonizar com o outro galho da esquerda que está arriado por sobre o caule. 😄

Claro que manter a planta nessa posição, na altura e forma atuais, não é nenhum contra-senso. Pelo contrário. Sua pitangueira está muito bonita, e vc conseguiu, até agora, realizar um ótimo trabalho com ela, faltando bem pouco para aprimorar esse trabalho e ter em mãos um lindo e único bonsai. 😄

Ao reenvasar, deverá dar preferencia a um vaso que destaque o estilo, como um vaso redondo, um pouco profundo, de bordas regulares, que poderá ser esmaltado em azul claro ou não, sendo a cor ocre (marrom telha) muito oportuno, tambem. 😄

Eis um bom exemplo em que um pinus retrata a estilização correta para uma planta que apresenta caracteristicas identicas à sua, embora de outra espécie:

Veja que nesse pinus não houve redução da altura da planta com corte no tronco, mas sim, com a reestilização da copa, o que aproveitou bem a descida dos galhos, como sugiro que vc faça em sua pitanga, harmonizando o conjunto. Repare no vaso, tambem, que finaliza e embeleza ainda mais o bonsai. 😄

Acha que o autor desse lindo bonsai aceitaria conselho para reduzir, via alporque, a altura de seu pinus? 🙄 😈 😈
Djalma28/08/2007 19:15
Show de bola NIck.......

Bela orientação, tenho uma pitangueira em casa tb, e na primavera quero fazer um alporque de modo que tire um galho nakela estrutura, para fazer um trabalho baseado nesse que vc mostrou.......

Abraços......
nickyfury29/08/2007 22:46
bonsai
Djalma, é sempre oportuno estarmos tentando melhorar o que temos de bom em nossas mãos. 😄

Reduzir o tamanho de uma planta, por achar que não se adequa a um determinado estilo, é a ultima coisa que devemos fazer. Pois como sempre diz mestre Hidaka, galho cortado fora, não nasce novamente onde estava antes. Ou algo assim, não me recordo bem. 😄

Os japoneses mostram nas revistas de bonsai editadas no país deles, cada planta, cada bonsai, que ficamos apenas imaginando o que diriam nossos amigos aqui do forum, se aquela planta porventura fosse nossa e a mostrassemos, orgulhosos do nosso trabalho. Certamente, iriam rir e depreciar, além de sugerir as mais descabidas maneiras de lidar com tal traste. 😂 😂 😂

Os japoneses, não só fazem uma belissima apresentação na revista, como ainda inscrevem tais plantas nos concursos nacionais japoneses. E arrebanham premios e mais premios com suas "excentricidades". Por isso, não me furto em pesquisar e apresentar aqui, idéias antagonicas às opiniões dos demais, pois sei que temos que aprender a valorar o que é diferente, tambem. Não é só os estilos classicos que devemos ter em mente, ao trabalhar com o material de que dispomos. Temos que aprender a ir mais além, e descobrir o verdadeiro potencial bonsai de nossas plantas, e trabalhar nisso, para que seja cada vez melhor o nosso bonsai nacional. 😄
Djalma31/08/2007 19:07
Nick, é isso mesmo...

É exatamente isso q estou dizendo, eu deixaria akele bonsai de pitanga encorpar mais, só isso, aindei analisando a arvore aki de casa, e achei um galho que pode trazer algo parecido com o q foi mostrado acima, vou fazer um alporque na primavera, deve pegar fácil neh a pintangueira em alporque ???

Eu todo dia faço um caminho de 30 minutos pra chegar no ponto de onibus aki onde moro, e fui observando e achei muita estaca boa pra ser tirada de arvores que ficam em canteiros publicos aki de perto de casa, tem ficus, primavera e azaléia....qdo chegar a primavera vou sair um dia bem cedo e fazer uma "caça as mudas"....rsrsrsrs

Aí depois vou tirar umas fotos e coloko um tópico com as estacas, ok ????

Obrigado e abraços....