GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Perdi dois galhos de um pinheiro negro que já estava muito bem estruturado. A causa foram dois procedimentos que fiz ao mesmo tempo. Levantei as raízes e efetuei poda de galhos. Dois galhos secaram inapelavelmente, prejudicando um trabalho de anos. Somos eternos aprendizes e essa foi mais uma lição. Nunca efetue os dois procedimentos de uma só vez ok.
Olá Geraldo Inocêncio
Eu também fiz o mesmo na primeira vez que transplantei o meu Pbranco, e foi precisamente o 1.º ramo que se foi 😕 🙁 ...qual a razão?, desconheço...mas presumo ter sido mesmo isso, o retrocer da seiva naquele local...para redução do consumo de energia por parte desta.
Existem espécies que permitem dois procedimentos sem problemas nenhuns, mas outras é mesmo melhor nem "esticar"... também depende do acumulo de energia da mesma...de como foi o adubada no ano anterior, e se foi uma alimentação equilibrada ou não....
Por já me ter sido fatal também em Juniperos, embora seja comum ver-se fazerem todos os procedimentos na mesma altura... sempre que alguém o faz, correndo o risco de estar ser inconveniente alerto para o facto de seria mais prudente não o fazer, até porque o Pós-intervenção tem muito que se diga...mesmo que o autor ache inopurtuna essa intervenção, pode ainda assim chegar a outros...
O pessoal tenta seguir exemplos das fotos de workshops (nas revistas), com fotos lindas de trabalhos em "passo a passo", onde tudo se faz, para um público... esquece-se, é que grande parte deles nos próximos anos estão bons para "tanukis" ou lenha, e os que não são, é porque são acompanhados por pessoas com larga experiência...com todos os segredos e saberes que lhes são inerentes.
Por isso eu, é no máximo dois procedimentos de cada vez...mesmo assim nem sempre (se me for possivel)...os óbitos tornam-nos mais prudentes, ou seja a aprendizagem através do erro 😉
Conforme já comentei com o reixida noutro local, os meus tiveram um problema que lhes resultaram num óbito...e pelo que tenho visto no meio ambiente existem inumeros casos de situações semelhantes, mesmo em arvores de porte considerável.
O caso dos meus

Começou no Mugho e depois passou para o PBranco... dois óbitos confirmados.
Também começaram por ser umas pernadas de cada vez...como aquele problema difere um pouco deste, esperemos que não se trate do mesmo 😉
Cptos.
Castro