Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia?

Lucas___25/08/2007 12:21
Tuia?
Rafael Grecca25/08/2007 12:59
Lobosque, não tenho certeza da forma em que se escreve , mas a conheço como thiaborryba, ela é bem parecida com a tuia anã, a diferença é que a tendencia dela é crescer na altura, diferente da anã.
flavio bonsai25/08/2007 14:04
acho que é tuia nana.
Ferreira25/08/2007 18:15
Tuias
Lobosque

Você poderia ter colocado as fotos no mesmo tópico. Suas mudas são de cedro nana (Chamaecyparis obtusa nana gracilis), também conhecida como tuia nana ou pelo nome japonês thiabo-hiba.
Lucas___25/08/2007 18:21
Ferreira, fiquei em dúvida se colocava em um novo topico ou não, acho que escolhi a opçao errada ne? =/
A tuia nana e tuia anã são a mesma coisa?
E quanto aos cuidados/modelagem, o que os amigos tem a dizer?

Obrigado por me ajudarem a identificar a especie 😄
Ferreira25/08/2007 18:33
Confusionibus
Lobosque

Pois é, às vezes nós mesmos colaboramos para perpetuar certos erros, como é o caso desta planta. Além de cedro nana, que parece-me o mais correto ao lado do nome japonês, esta espécie também é chamada de tuia nana ou tuia anã, embora não pertença ao gênero Thuya. Ainda aumentamos a confusão, pois as tuias verdadeiras também são chamadas de cedro.

Como disse o Rafael, temos duas variedades: Chamaecyparis obtusa, que tem altura normal de árvore; Chamaecyparys obtusa nana gracilis, que é a variedade de baixa estatura. Para aumentar a confusão ainda mais, muitas vezes comete-se um erro duplo, quando as duas variedades são misturadas e chamadas tuia nana. Nenhuma das duas é tuia e somente uma é nana. Portanto, suas plantas devem ser cedro nana.
Lucas___25/08/2007 19:23
Nossa! Complicado, mas eu ao menos entendi hehe.
E o que você me sugere para modela-las?
Rodrigo Dias26/08/2007 09:09
Gostaria de obter informações sobre esta planta também, que por sinal é a mais fácil de encontrarmos por ai vendendo como Bonsai...

Alguém sabe algo sobre as preferências dessa espécie???

Um Abraço!!!
Lucas___28/08/2007 20:53
Hmmm... nenhuma ajuda/opiniao ainda... minha esperança é subir o topico 😛
Ferreira28/08/2007 21:11
Nana
Lucas

Se você utilizar o sistema de Busca (no alto da pagina do Fórum) e procurar por um dos nomes da planta, vai encontrar informações sobre ela em vários tópicos. Não se assuste, mas a informação mais comum será a de que não é nada fácil cultivar esta espécie para bonsai, devido à perda repentina de galhos. Além disso, às vezes, até imita prorrogação de futebol: morte súbita!
Rodrigo Dias28/08/2007 22:17
Ferreira, eu vi em outro tópico que não sei qual foi, onde fazia referência a esta planta como "Falso Cipreste Anão".

Procede esta informação???

Um Abraço!
Ferreira28/08/2007 22:37
Falso cipreste = algo verdadeiro!
Rodrigo

Esse é outro nome popular para o cedro nana. Mas para mim ele não faz o menor sentido, pois fala o que a planta NÃO É, ao invés de identificá-la.
Alberto Alves28/08/2007 22:48
Fala conterrâneo 😉
minha sugestão para seus cedros nana
seria escorredor/mamadeira
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Para eles darem uma boa desenvolvida,meu primeiro exemplar é uma tuia-jacaré que comprei em um supermercado vem encrito bonsai jovem mas de bonsai não tem nada com o passar das minhas pequisas passei ela pro escorredor depois de dois meses dei uma estilizada de leve só pro começar o estilo pretendido agora e adubação forte pra ela se desenvolver e quando começar a sair as raizer passar pra mamadeira só vou estilizar mesmo ela daqui uns 2 anos no mínimo,lembre-se paciência,paciência,paciência esse é o segredo.Uma dica que eu acho essencial para iniciantes que serviu bastante para min é adquirir mudas de diferentes portes.Por que assim voçe não fica "namorando" uma planta só.
O cedro nana e de crescimento lento então na minha opnião voçe não deveria intervir nele por enquanto,passe eles pro escorredor e deixe esse danados se desenvolverem...
Qualquer coisa estamos se falei besteira os mais experientes podem puxar a minha orelha 😉
abraços
Rodrigo Dias29/08/2007 00:02
Brigadão pelo esclarecimento Ferreira, então quando ouvir falar de "Falso Cipreste Anão", já é para associar logo ao Cedro Nana...

Mas você sabe porque então usam essa denominação??? É que isso confunde um pouco... 😉

Abração!!!
Lucas___29/08/2007 05:51
Muito obrigado pela sugestão amigo. Provavelmente farei o que disse. Vou esperar mais um pouco pra ver a opinião de outros amigos.
Abraço!
thiagocorreia30/08/2007 22:46
essa é difícil
você me pegou. não sei. rs.