Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo de Ouro

nabase25/08/2007 18:44
Pingo de Ouro
Este pingo de ouro, eu encontrei em um terreno em construção... todo mucho, bem judiado. Trouxe-o para casa e plantei em uma vaso. Dei uma poda, e depois de alguma semanas.... vejam o resultado. Cheio de brotos novos.
O que posso fazer com ele?

Natalino Sampaio
Edmilson25/08/2007 21:24
Ola
Caro natalino, apesar de minha pouca experiencia em bonsai, acho que fica dificil opinar sobre sua arvore. Poste outra foto, mostrando toda a planta, se possivel de um zoom no nebari dela e tire fotos de varias posições para observarmos se tem opções de frente.

Abraço fraterno
flavio bonsai27/08/2007 07:44
natalino essa foto ficou dificil de te ajudar tire outrasfotos com varios angulos pra facilitar .
pro pessoal opinar sobre seu pingo de ouro.
abraços
Alcides Junior27/08/2007 07:50
Natalino, essa é uma das versatilidades do pingo-de-ouro, forte e resistente. Tenho um que achei que estava morto quando coletei, ontem estava observando esta começando a brotar 😛 . Como os amigos já disseram acima sugiro mais fotos para opinar.
nickyfury27/08/2007 11:51
bonsai
A espécie, DURANTA REPENS, conhecida vulgarmente por pingo de ouro, possibilita um sem numero de trabalhos, visando sua formação em praticamente todos os estilos clássicos, sejam japoneses, chineses ou coreanos. 😄

Uma melhor visualização permitiria sugestões mais acertadas sobre qual estilo o nobre colega poderia estar trabalhando, para bem conduzir sua planta. 😄

Creio ser de seu conhecimento, mas se não for, ai vai uma informação pertinente. A planta recebeu esse nome vulgar em razão dos frutos que emite, que parecem pingos de ouro, essas bolinhas mostradas na foto abaixo:

Outro grande atrativo, além dos frutos, são as belissimas floradas:

Se manter sua planta na sombra, as folhas tendem a um verde mais escuro. Se em sol pleno, tendem a um amarelo esverdeado. 😄
Flores e frutos vingam quando não cortamos em demasia os galhos que os produzem.
nabase30/08/2007 11:18
Este meu exemplar está protegido do sol e por isso está ficando com as folhas numa coloração verde escuro. Os brotos estão se multiplicando bem.
Vou fotografar melhores angulos e postar aqui.
Um abraço à todos.

Natalino Sampaio

😂
nabase31/08/2007 13:33
Pessoal, boa tarde! Tirei mais fotos e trabalhei um pouco em sua copa, por meio de tração.
O que acham?

Uma braço à todos.

Natalino Sampaio
darkaso31/08/2007 20:41
Nabase,

ele está muito alto, sem nada de galhos no tronco na parte baixa. Como o tronco está muito reto poderia fazer uma poda bem mais baixa para provocar uma brotação e iniciar a estilização em hokidachi, ou outro estilo que seja possível, já que aí seria um reinício com muitas possibilidades.

T+
Alcides Junior01/09/2007 07:23
Para abaixar ele faz uma alporquia, o pingo responde muito bem. Cara, este fórum é realmente 10, nem imaginava que o pingo de ouro frutificava...vivendo e aprendendo....Valeu Nick
nabase01/09/2007 11:27
Darkaso / Junior

Bom dia à todos! Agradeço pela ajuda recebida. Vou seguir os conselhos dados.
Vou baixar a altura da planta por meio de uma alporquia.
Devo passla para o ecorredor, ou somente após a alporquia?

Natalino Sampaio
nabase01/09/2007 21:04
Fiz a alporquia.... espero que dê certo.
Vamoa aguardar os resultados. Se tudo der certo vou ter dois exemplares.

Natalino Sampaio