Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

madeira morta

Paulo Gilberto27/08/2007 11:32
madeira morta
Eu tenho um buxinho bem velho, e pretendo "matar" alguns galhos. Para isso, basta descascar ou tem outra técnica melhor? E depois se passa algum produto? O galho não apodrece mais tarde?
Paulo Gilberto27/08/2007 15:25
ninguém?????
SEKI - Elio Luis Secchi27/08/2007 17:21
paulogilberto,

Creio que muitos foristas só conseguem visitar o fórum fora do expediente, por isso a "demora" no retorno da informação solicitada.
Bom, de fato a técnica é esta mesmo: descascar o galho, deixando a parte desejada com jin.
O galho vai secar em poucos dias. A conservação se faz com aplicação de calda sulfocálcica, à venda em casas agropecuárias, floriculturas e outras lojas do gênero. Aplique assim que perceber que está seco. Eu faço 3 aplicações, com pincel, com intervalo de uma semana. Depois só é necessário reaplicar quando se percebe que está querendo escurecer, o que vai acontecer em 3-6 meses, dependendo das condições climáticas.

Espero ter ajudado

Abraços

Elio
Paulo Gilberto27/08/2007 17:42
Ajudou bastante. Eu só queria saber mais se este produto tem só uma função estética, ou se protege contra alguma coisa. E se tem perigo do galho apodrecer.
Ferreira27/08/2007 17:46
Calda
Paulo

A principal função da calda sulfocálcida é justamente evitar o apodrecimento, pois inibe o desenvolvimento de fungos e bactérias que degradariam a madeira.
nickyfury28/08/2007 06:36
bonsai
Mesmo aplicando a calda, periodicamente como indicado pelo colega, há sim o risco de que, com o passar dos anos, a madeira venha a sofrer desgaste, apodrecendo. Isso é natural, e não há nada que se possa fazer para evitar. 🙁

Um paliativo, talvez, seja evitar molhar a parte da madeira "morta", durante a rega diária. Apesar de que, no período chuvoso, só retirando a planta da exposição ao tempo e colocando-a em local abrigado é que se consegue evitar que seja molhada. 🙁

Alguns bonsaistas, mais técnicos e experimentados, têm recorrido à queima, isto é, passam a chama de um maçarico (mini, tipo isqueiro) levemente sobre a região desprotegida, forçando assim a que a madeira adquira um ponto maior de resistência contra a agua, alem de, é claro, reaplicar a velha e boa calda. Fique atento, ainda, a formigas. São o primeiro sinal de invasão de madeira morta por agentes patogenos, como fungos e insetos menores, que contribuem, à sua maneira, para a deterioração. 🙁

Lembrando ainda que nem todas as espécies deverão ser trabalhadas liberando madeira morta, pois têm uma resistência celular menor. É o caso do pinus, por exemplo, em que raramente tal técnica é aplicada. Exceto, é claro, algumas variedades, mais resistentes. 😄