Bosque duranta fukinagashi
fabianoscosta28/08/2007 19:19
Bosque duranta fukinagashi
Olá amigos, tenho esse projeto há algum tempo pois gosto muito de duranta e do estilo varrido pelo vento, daí me veio esta idéia, pois tenho visto belos exemplos, porém pouquíssimos de bosque em fukinagashi.
Fiz sobre uma pedra com 3 árvores, coisa simples, mas gostei do resultado, daí gostaria muito de receber críticas para saber onde errei e onde acertei, deixo então meu trabalho exposto aos amigos.
começando fazendo uma barreira nas bordas das pedras com solo argiloso
as vítimas
fazendo sulcos para facilitar a drenagem

posicionando as plantas

começando a preencher com substrato

colocando o musgo

finalizado

vista superior

vista de trás (sem musgo ainda)
Na verdade pode-se usar qquer frente, mas acho a escolhida mais interessante pela vista do jin epor esconder cicatrizes da árvore principal, o que vcs acham?
Grande abraço
Fabiano
fabianoscosta28/08/2007 19:44
Amigos moderadores, por distração minha postei este tópico no GERAL, gostaria muito se me fizessem o favor e a gentileza de mudar para o MINHA ÁRVORE E SUA OPINIÃO.
e podem apagar esta msg tbm!
Grato,
Fabiano
Antonio Castro28/08/2007 19:48
Olá fabianos
Bom trabalho 😄 .
A dúvida que se te levanta, talvez se deva ao facto de que uma arvore em fukinagashi, que verdadeiramente o transmita ao observador já é dificil...muito dificil....que dizer de um conjunto.
Acerca do teu trabalho, penso que poderias ter feito um conjunto (jogo)com elas...assim parecem-me um pouco simétricas, c/ grossa ao centro e mais finas nos extremos, o que a meu ver lhe retira/atenua um pouco o dramatismo que este estilo requer,...as inclinações estão boas...no entanto gostei e os meus parabens por arriscares e o compartilhares connosco 😉
Boa sorte e ficamos à espera de ver as evoluções. 😄
[ ]s
Castro
fabianoscosta28/08/2007 19:55
Fala amigo Castro, obrigado pelo incentivo.
Na verdade coloquei a maior na frente e como é mais alta, tive q colocá-la nesta posição para assegurar a triangulação do conjunto, e como só tinha 3 árvores...na verdade tinha 2, a da direita de quem vê, a 1a a receber o vento...eu a fiz varrida, na verdade é varrida pelo arame! 😄 😕
Valeu amigo, grande abraço,
Fabiano
Antonio Castro28/08/2007 20:06
fabianoscosta escreveu:
Fala amigo Castro, obrigado pelo incentivo.
Na verdade coloquei a maior na frente e como é mais alta, tive q colocá-la nesta posição para assegurar a triangulação do conjunto, e como só tinha 3 árvores...na verdade tinha 2, a da direita de quem vê, a 1a a receber o vento...eu a fiz varrida, na verdade é varrida pelo arame! 😄 😕
Valeu amigo, grande abraço,
Fabiano
Não tens que agradecer 😉
O arame também é um vento que lhe dá e depressa sairá dai, com ela moldada na forma que pretendes 😄 😄
A triangulação poderia ter sido conseguida na mesma, mesmo com a aproximação delas... estuda o pormenor no Penjing do Sr. Roberto Gerpe...está tudo ali...e em pormenor 😉...melhores exemplos será dificil de arranjares.
Mas não te preocupes o teu está óptimo...e é para ser aperfeiçoado a partir daqui.
Grande abraço
Castro
Ferreira28/08/2007 21:43
Fukinagashi
Caro Amigo Fabiano
Veja bem, eu serei inflexível na crítica, pois sei que entenderá meu objetivo.
Inicialmente, concordo com o Castro em pelo menos 2 pontos: 1) você, meu amigo, tem coragem! 2) a posição da árvore mais grossa no centro não combina com o estilo.
Depois, considerando que este é o estilo que acho mais difícil de dar um pouco de naturalidade, acho que você esteve muito perto de conseguir um bom efeito:
1) As plantas individualmente foram muito bem trabalhadas!
2) O principal problema foi a 3a. árvore, que ficou muito deitada, de maneira que, mais que varrida pelo vento, ela vai cair!
3) A triangulação no estilo varrido pelo vento não é simétrica, ou seja, não forma um triângulo de lados iguais (isósceles). A triangulação seria conseguida pela altura das árvores, em apenas um dos lados. Para tanto, as árvores teriam a mesma ordem de altura e espessura, de maneira que a árvore de maior espessura seria a mais alta e também a terceira do conjunto!
4) Embora não seja obrigatório, ajudaria a dar dinamismo se a laje também fosse triangular (triângulo escaleno).
Esta é a visão que tenho, e acho que com estas pequenas alterações, com o mesmo material você terá um belo bosque açoitado pelo vento!
Além de ótimo exercício prático para você, foi também um ótimo exercício de análise para mim. Claro, vou também apreciar se os colegas puderem apontar os meus próprios erros de análise!
Paulo Roberto Marasca29/08/2007 00:59
Oi amigo Fabiano...
Pensando na árvore maior como mãe... Dela as sementes germinariam para formar as menores... Caindo no sentido do vento e progredindo em tamanho de acordo com a proteção da maior... A opção que penso para teu bosque seria essa...
É uma cadeia de pensamento apenas...
Abração.
Antonio Castro29/08/2007 07:28
Olá Paulo Roberto
Era algo desse género que me referia, sim senhor...gostei 😉
Cptos.
Castro
flavio bonsai29/08/2007 07:44
fabiano acho que essa ultima projeção do nosso colega ficou mais leve para o conjunto e deu mais força no estilo fukinagashi.
tai uma boa sugestão .
desculpa mas se fosse minha eu mudaria comforme essa projeçao.
abraços
Alcides Junior29/08/2007 07:55
Fabiano, parabéns pelo seu trabalho, acredito que com as dicas passadas você ira pensar e dar uma mudada nele, mas, não esquece de postar as fotos novamente para vermos como ficou. Eu nunca fiz um bosque mas estou com muita vontade de fazer. Na minha singela opnião eu faria começar com as árvores menores e depois as maiores.
fabianoscosta29/08/2007 11:33
Rapaz, pra que serve amigo não é mesmo? Ainda bem que vcs me conhecem e me descem o sarrafo!
Adorei, meus amigos, Castro, Ferreira e Paulo, vcs entenderam o que deveria ser feito, achei muito, mas muito bom mesmo, muito obrigado.
Agora fica uma dúvida: Mudo agora? como o fiz não faz nem uma semana, estou com muita vontade de mexer agora, o q vcs acham?
Júnior e Flávio, obrigado pela opinião, vcs estão corretos!
Grande abraço
Fabiano
fabianoscosta29/08/2007 12:08
Amigos, estava pensando numa coisa que já me foi dita na minha 1a postagem, de um buxus que tbm era varrido pelo vento 😕 : "você é muito corajoso!" 😲
Para lhes falar a verdade, eu realmente tenho muita sede de aprender, e aqui, como em qquer sala que posto, me sinto entre amigos, por isso não tenho o compromisso de postar apenas acertos, por isso sempre que quando acho que preciso de opiniões de pessoas mais experientes e outras visões mais claras, recorro a vocês.
Imaginem o quanto eu aprendi neste tópico, isso que ainda tem bastante gente que é muito qualificada também à opinar e ainda não o fizeram, e tvz n o farão, mas o aprendizado com este suposto erro é impagável.
Agradeço demais aos amigos que se comprometem a ajudar a mim e outros corajosos, que tvz por ser iniciante e ser meu 1o bosque de minha total autoria, até agora 😉 , e deixo claro que sempre terei este ímpeto de mostrar o que preciso ser orientado, e sei que meus amigos sempre estarão disposto a ajudar, às vezes, para aprender mais, é melhor ser iniciante por todo o trajeto! 😉
Abraço amigos,
Fabiano
Edmilson29/08/2007 20:42
Muito Obrigado
Caro amigo Fabiano, somos nos que devemos te agradecer. Tudo bem que seu trabalho pode ser melhorado, mas muito mais que isto valeu, pois pelo menos no meu caso, servirá que que eu realize meu trabalho de bosque, irei tentar um varrido pelo vento com piteco, me aguarde
Abraço fraterno
Ferreira29/08/2007 21:25
Vigilância amiga
Caro Amigo Fabiano
Eu não tenho dúvida nenhuma de sua coragem e nem de sua amizade. Eu sou particularmente chato e ousado nas críticas, muito além de minha capacidade de criar meus próprios trabalhos. Trata-se de defeito profissional permanente! Mas peço desculpas permanentes a todos os colegas pelos excessos que já cometi e pelos que, involuntariamente, ainda cometerei.
Mas eu me sinto muito gratificado quando acerto e vejo que outros colegas concordaram, principalmente aquele a quem a crítica foi dirigida.
Castro, ótima visão do conjunto!
Paulo, nova projeção "arrasadora".
Fabiano, mãos à obra.
Parabéns a todos!
fabianoscosta30/08/2007 10:31
Edmilsom, já estou esperando...imagine se eu tivesse acrtado de cara???não teria aprendido nada não é mesmo? Obrigado por sua palavras.
Ferreira, pelo pouco que nos conhecemos, qdo nos virmos pessoalmente, parecerá que somos amigos de infância, eu opino e falo o que eu acho e não o que fica melhor, e vc faz o mesmo, não tem delongas e isso meu amigo, só acelera o processo de aprendizado de quem está disposto realmente a somar conhecimento, se vc fizesse diferente, n seria vc!
obrigado.
Grande abraço amigos
Fabiano
Antonio Castro30/08/2007 18:39
Olá Amigo Fabiano
Eu tal como o Ferreira, também não tenho dúvidas acerca da tua coragem em meteres mão à obra...afinal um, já é bem difícil...
Tal como ele, posso vir a ser inconveniente, se o outro lado não tiver abertura para aceitar a existência de outros ponto de vista...afinal isso existe,...
A minha não é melhor nem pior, apenas outra e passível de estar errada...logo, nunca uma directriz ou orientação...
Também não sou capaz de dizer “Belo trabalho”; “Bonitinha”, etc...se vejo pelo pouco conhecimento que tenho da arte, que este ainda poderia ser melhorada, caso o dono também assim o entenda,....isso francamente não sou capaz....posso abster-me de comentar/calar-me, mas não entro no tópico só para ficar bem na fotografia...e isso é que infelizmente mais temos oportunidade de ver...
Acerca dos teus “erros”, apenas te posso dizer pelo que percepciono a arte, que na verdade não o serão, afinal mesmo que faças bem agora, de certeza que te vai dar exactamente o mesmo prazer a executar que o trabalho anterior, logo o saborear do “caminho” é o mesmo..., e isso é o que é verdadeiramente importante.
Os passos “menos correctos” dados no teu trabalho, se é que existiram, permitiram que ao reconhece-los, pudesses/pudéssemos ver e reconhecer a existência doutros, logo cruzando essa informação todos nós saímos mais ricos e podemos dizer que aprendemos...A aprendizagem através do “erro”, ainda que sem o ser 😉
E todos nós os fariamos se estivessemos no teu lugar...
Para “condimentar” ainda mais a coisa, aqui vai mais uma opção virtual do teu :”Sambon-yose fukinagashi”
Boa sorte 😄 , e se tiveres dúvidas nos passos a dar, mais vale dares tempo ao tempo 😉
[ ]s
Castro
Alexandre S. Coelho30/08/2007 21:26
Oi Fabiano,
amigo, como sou mais um que gosta de "pitacar" no trabalho alheio, mas sempre com as melhores intenções, pois concordo que assim todos nós aprendemos um pouco mais 💡 ...
gostei de tudo que foi descrito pelos amigos, e, acho que também ficaria bom fazer várias "entradas" e curvas na borda que segura o substrato, para ficar mais natural, concorda!!!???
abraços
fabianoscosta01/09/2007 10:49
Castro, meu bom amigo, é por tudo isso que lhe tenho em grande apreço, a sinceridade e honestidade sempre, pode nos doer às vezes, mas sempre teremos créditos no que falamos, pois é real, pelo menos em nossa visão, como vc diz, é uma opinião, nem melhor, nem pior...
Cara, estou pasmo de vê-lo projetando opções, não sabia que esta era uma desuas atribuiçòes, parabéns e obrigado, realmente é uma outra visão bem viável, qdo o refazer, eu colocarei as plantas de várias formas, fazendo daí a que ficar melhor, inclusive por causa de tamanho de massa radical.
Grande abraço,
Fabiano
fabianoscosta01/09/2007 10:52
Oi Alexandre, que bom seus pitacos aqui!
Amigão, realmente tem razão, no próximo trabalho, tenho a opção de deixar mais partes sem plantas, daí fica mas fácil fazer algo legal assim, antes n o fiz porque a pedra é fina e n tinha espaço pra nada, arrumadinho diferente, vou me esforçar... 😮ops:
Muito obrigado, abraço
Fabiano
Antonio Castro01/09/2007 13:34
Olá Amigo Fabiano
fabianoscosta escreveu:
Castro, meu bom amigo, é por tudo isso que lhe tenho em grande apreço, a sinceridade e honestidade sempre, pode nos doer às vezes, mas sempre teremos créditos no que falamos, pois é real, pelo menos em nossa visão, como vc diz, é uma opinião, nem melhor, nem pior...
Isso mesmo amigo,...apenas isso, uma opinião mais, que não tem que se sobrepor a nenhuma outra 😉
...contudo, se alguma vez sentires que me estou intrometer onde não devo, também gostaria que desses um pequeno alerta/reparo, ok
fabianoscosta escreveu:
Cara, estou pasmo de vê-lo projetando opções, não sabia que esta era uma de suas atribuiçòes, parabéns e obrigado, realmente é uma outra visão bem viável, qdo o refazer, eu colocarei as plantas de várias formas, fazendo daí a que ficar melhor, inclusive por causa de tamanho de massa radical.
De vez em quando,...quando posso e os amigos solicitam faço algumas 😄 😄, podes ver por aqui
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3637
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=69954#69954
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=67027&highlight=#67027
Amigo eu sou Projectista de Profissão 😉 , trabalho em 2d e 3d desde a versão Cad10/3dstudio ainda em sistema de "Dos" (autodidata nesses programas), antes disso também como autodidata, pintava retratos de pessoas a pastel seco.
Para o fazer, procedi como tento agora com o Bonsai...lendo/estudando o mais possivel, encontrar referências...começei por aprender algumas técnicas ( e com os erros 🙄 😄 ) pintando animais pelas suas diferentes texturas que aumentava significativamente o grau de dificuldade, mas de igual forma me possibilitava uma melhor exploração do material com que tinha de trabalhar... quando enveredei pela profissão de desenho técnico, deixei esta vertente artistica..., os últimos que fiz foram em 2002 😕 🙁

este é um desses dos poucos exemplos que possuo, e tenho numa das paredes de minha casa.
Acerca da tua arvore no futuro, seja qual for o esquema que seguires, ou se seguires...porque também é verdade, que não tens obrigção de seguir nenhum..."Se"...uma coisa que de extrema importância, é este tipo de pormenor da "triangulação" das arvores.
São vários esquemas, onde se formam pequenos grupos dando-lhes uma maior noção de profundidade, porque tal como a triangulação pode/deve existir no plano vertical, não menos verdade será que a mesma deve acontecer no plano horizontal, mesmo que em pequenos núcleos....como se pode ver na/s foto/s do Penjing do Sr. Roberto Gerpe
in: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6935&postdays=0&postorder=asc&start=0
Boa sorte 😉
Grande abraço
Castro
fabianoscosta01/09/2007 15:14
Castro meu amigo, como pode eu nunca ter visto suas projeções? Que desencontro danado...
O cavalo está perfeito, parece foto, trabalho deslumbrante!
As projeções tbm muito bem pensadas, vi todas, e até já senti um certo estilo que vc tem, acho...
É lógico que se vc dizer algo que eu não aprecie, que eu acho improvável, eu lhe falarei, educadamente é claro, mas amigo é assim mesmo, entra na casa do outro, abre a geladeira, pega a última cerveja e chuta o cachorro! E tá td certo! 😲 😄 😄 😄 😄
Brincadeiras a parte, fiz o conserto da bosque, já posto...
Grande abraço,
Fabiano
fabianoscosta01/09/2007 15:28
Amigos, com ajuda de vcs e meu maior esforço somado ao material disponível, mudei o bosque:
Agora, por favor, opinem...só que n posso mexer mais...
Agradeço imensamente aos amigos que me ajudaram, embora saiba que não é preciso, pois sabem que podem contar comigo quando quiserem,
Abraço
Fabiano
Antonio Castro01/09/2007 17:05
Amigo Fabiano
Está dentro da linha da 1.ª projecção virtual 🙂 ...ainda estão um pouco afastadas, mas melhorou e, bastante...olha bem para ela, sente-se a brisa, e....ganhou personalidade 😉 😄
O afastamento também não e/será problema algum, porque elas irão compactar e será necessário para arejamento das copas 😉.
Qualquer coisa que vejas "menos boa", podes sempre mudar na próxima vez 😉...e quanto a mim, talvez...apenas talvez...a árvore do meio
no próximo transplante deve-se ser indireitado como as outras, e aramado para ter a mesma inclinação que as restantes...talvez...deixa ver como se desenvolve...para já está óptimo 😉
Parabéns também ao Ferreira e Paulo pela contribuição deste excelente passo.
Boa sorte e ficamos a aguardar pelas evoluções.
Tudo de bom,
Abraço
Castro
fabianoscosta01/09/2007 19:45
Se n fosse Ferreira e Paulo, ela estaria como antes, deixando a desejar, desta forma, assim como em outras vezes, só me resta à agradecer à eles e à todos que ajudaram a chegar neste patamar, daqui pra frente eu posto as mudanças, e obrigado à vc Castro.
Quem sabe sai uma projeção de pedras para colocar nesta paisagem, caso achem que necessite, na verdade eu acho...ou uma praia...
Só abusando, um pouquinho só...
Grande abraço
Fabiano
fabianoscosta26/03/2008 11:14
Amigos, em respeito à todos no qual me ajudaram nesta investida, estou dando o retorno de como vai este projeto, com algumas modificações desde sua última foto.
Só me perdoem a qualidade de imagem, câmera ruim, de noite e um fundo horrível, mas dá para se ter uma noção.
Detalhe do pastor com seu cão, shiba-inu, e pedra no qual encontrou para se proteger do vento. Ao seu lado uma pequena ponte de madeira rústica, onde pode transpassar pela valeta de águas transparentes no qual desce a montanha (invisível 😕 😮ops: ).
Grande abraço a todos,
Fabiano.