Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta shokan - coragem é pouco

fabianoscosta29/08/2007 18:53
Duranta shokan - coragem é pouco
Amigos, hoje replantei um pingo de ouro que gosto muito, coloquei num vaso de cerâmica crua, é provisório até sei lá quando 😮ops: , mas gostaria das opiniões dos amigos em relação à estilização, se fiz certo, o que falta, etc.

Ele tem o tronco rachado, eu dei uma pequena esgaçadinha para aumentar a conicidade na base, o nebari está um pouco baixo, por isso deixei um pouco enterrado, tvz ano quem vem esteja melhor... 😲

Lá vai:
frente:

Lateral direita:

Lateral esquerda:

traseira:

detalhe do shari / tronco rachado:

vista superior:

Grande abraço,
Fabiano
Antonio Castro29/08/2007 19:16
Olá Amigo fabianos

😲 Outra... tens andado entretido. 😄 😄

Ela está boa, apenas precisa de tempo para que as ramificações se desenvolvam e fiquem equilibradas com o tronco principal, que como se pode ver, já confere uma aparência bojuda.

Se possivel no futuro, tenta baixá-la um pouco mais, se como referes o nebari ainda está oculto, quer dizer que ainda existe mais "tachiagari", logo isso faz com que vá existir uma copa muito mais acima do que seria desejado, provocando-lhe alguma desporporção (a meu ver 😉 )... se for o teu intuito, fazer um Bonsai Shohin pequeno, é claro...senão o tempo que tens de espera, ainda será maior...por outras palavras, mais paciência 😄 😄
Os ramos que aramaste, estão uniformes, inclinados no mesmo sentido, mas todos esticados...pessoalmente estou em querer que talvez ficassem mais interessantes, se lhes fosse aplicado algum movimento 😉

Também grande parte deles, terão que ser podados radicalmente lá mais para a frente, para que esses mesmos movimentos que se pretendem agora, sejam feitos com as ramificações secundária; terciárias e por ai em diante, e não apenas com as ramas secundária que saiem do tronco.

Com a conicidade do tronco, o próximo passo, penso que seria colocares uma placa por baixo do nebari, para estimular o crescimento radial...ela já está bem interessante.

Bom trabalho gostei 😉

[ ]s

Castro
Glauco Bastos29/08/2007 20:20
Fabiano,

Sua planta tem um excelente potencial, e como muito bem disse o Antonio Castro o que vc mais precisa agora é tempo e paciência, afinal o tronco já tem uma boa conicidade ficando o maior trabalho agora em desenvolver os galhos o que vc facilmente conseguirá com boa adubação. Não se esqueça de postar as fotos do desenvolvimento dela e estou contente de ver Durantas aparecerem por aqui e com tanto potencial como o seu.
Abraços.
fabianoscosta29/08/2007 21:01
Amigos, obrigado.

Castro, vc tem razão, na verdade o tachiagare começa exatamente na superfície do substrato, ficando o nebari somente mais enterrado.
O 1o galho fica mesmo acima do 1o terço da planta, isto é um problema, acho q resolverei somente aumentando sua altura,um pouco.
As aramações estão retas porque quis caracterizar mesmo o chokan, com a regra de tronco reto, filiais retas, não sei se estou certo, mas li isso em algum lugar...
Deixei várias filiais que serão podadas com o tempo, qdo forem desnecessárias para que tenha um visual não muito "pelado", digamos assim! 😕
Muito obrigado por sua opinião.

Glauco, eu tenho uma coleção de durantas, e estou fazendo agora o transplante de todas, aos poucos vou mostrando aos amigos, como digo, coragem não me falta, e estamos entre amigos, temos q trocar figurinhas e aprender com nossos erros e com os erros dos outros, pois nesta vida não teríamos tempo de aprender somente com nossos erros não é mesmo?
Obrigado amigo.

Grande abraço
Fabiano
Ferreira29/08/2007 21:31
Gostei
Amigo Fabiano

Apreciado. Concordado!
Alcides Junior30/08/2007 07:40
pingo-de-ouro
Fabiano, gostei muito do seu exemplar, ele tem um excelente futuro, acho que seria muito bom deixar ele crescer mais ou tentar por transfixia (acho que é assim que escreve rsss.) a adição de galhos mais baixos. Cada vez mais me interesso por durantas. Parabéns. 😉
fabianoscosta30/08/2007 10:23
Ferreira, obrigado pela sua passagem e palavras aqui.

Júnior, sua idéia é correta, é uma opção, mas para fazer isso eu deveria enxertar um galho que seria o 1o, deve ser mais forte que este que hoje o é.

Seria um tanto grosso, tvz se atravessase o tronco realmente, é de se pensar.

Mas acho que vou mesmo deixar ela crescer e ficar mais alta um pouco, daí não arrisco a planta, né verdade?

Obrigado amigo,

Fabiano
Alcides Junior30/08/2007 10:55
Verdade Fabiano, mas acredito que não arriscaria muito a saúde de sua planta, haja visto que o duranta é muito resistene. Haaa, não esquece de postar a evolução desta planta depois de adensar mais a copa. 😉
flavio bonsai30/08/2007 11:24
cara sua planta esta fera .
so tem que ter paciencia como os colegas falaram pra formar a copa
e terminar seu bonsai , no mais ta bem legal
fabianoscosta30/08/2007 12:04
Júnior e Flávio, obrigado. Postarei qquer evolução amigos!

Grande abraço,
Fabiano
Paulo Roberto Marasca30/08/2007 15:22
Fabiano...

Está uma beleza o encaminhamento que vc deu a ela... Tentei fazer uma projeção pro futuro... Acho que vai ficar mto legal com este lindo tronco...

Abração.
fabianoscosta30/08/2007 17:06
Paulo meu amigo, o que seria de mim sem você? Vc nos dá a idéia de como ficará de forma que até nos eduquemos para isto acontecer, nos encoraja e incentiva, obrigado amigo.

Adorei este seu projeto também, e gostaria de lhe pedir, sei que posso, para fazer tbm ele com as ramas para baixo, caídas, como fiz a princípio, por favor.

Obrigado Paulo, abraço,
Fabiano
Antonio Castro30/08/2007 19:08
fabianoscosta escreveu:
Amigos, obrigado.

....O 1o galho fica mesmo acima do 1o terço da planta, isto é um problema, acho q resolverei somente aumentando sua altura,um pouco.
As aramações estão retas porque quis caracterizar mesmo o chokan, com a regra de tronco reto, filiais retas, não sei se estou certo, mas li isso em algum lugar...

É, normalmente têm o 1.º terço da planta sem ramas.
Para ficar proporcional, deve ter em altura aprox. a medida de 6 x largura da base do tachiagari, ou no máximo 10, acima disso significa bonsai bonito (talvez), mas desporporcional... esse pela medição a olho, anda mais ou menos nesses limites 😉

Quanto aos ramos secundários...existe quem o faça...direitos, mas parece-me ficarem bem mais interessante, que tendo a mesma inclinação, se favoreça a existência de algum movimento, não muito, apenas QB., afinal a folhagem com o tempo vai tapar esses ramos, e assim afastamo-nos um pouco da tendência, dessa técnica como se de uma conifera se tratasse ...é aqui que entra o tal "natural" 😉

Boa sorte 😄

[ ]s

Castro
Alexandre S. Coelho30/08/2007 20:38
Oi Fabiano, tudo bem!!!???

Também gostei do encaminhamento nesta planta ❗
Como opinião pessoal, acho que este jin não está legal e a foto da parte de trás perece melhor como frente...

Não mudaria em quase nada o lindo projeto do amigo paulo, somente a frente 😂

abraços
Paulo Roberto Marasca31/08/2007 00:00
Oi Fabiano...

Fiz a mudança na inclinação dos galhos... Teria um senão apenas pelo fato de não ser conífera... Me parece que o tronco pede certa rigidez nos galhos...

Abração.
nickyfury01/09/2007 02:22
bonsai
Fabiano,

As vezes radicalizarmos é a melhor solução para ter um bonsai de qualidade. No caso, eu eliminaria todos os galhos, deixando apenas o primeiro galho a direita, mostrado na sexta foto. Aproveitaria o desenho do Paulo Roberto apenas quanto ao shari, que seria extenso, desde a base do tronco até o ápice, mas trabalhando-o de maneira escarvar a madeira, ocando-a em parte, para dar-lhe uma aparencia mais natural. 😄

Mantendo esse unico galho, seria necessario forçá-lo a uma posição mais retilinea, harmonizando-o com o tronco. 😄

Seria algo como esse bonsai, mas sem esse numero excessivo de galhos, apenas o que ora sugiro:

fabianoscosta01/09/2007 11:07
Castro, vc tem razão, ela está quase que 50% do tamanho em tachiagare, eu terei que fazê-la subir, levantando seu ápicee proporcinalmente sua copa.

Castro e Paulo, eu sei que força uma situação no qual fica com cara de pinheiro, caso coloque as ramas com inclinação para baixo, mas pelo menos esconde e disfarça um pouco o grande tachiagare, o que vcs acham? Quem sabe vale mais esperar crescer com as ramas retas? suas opiniões são importantes, estou esperando... 😮

Alexandre, o lado que foi escolhido como frente, tem quase toda a estrutura de galhos de fundo e quase todas as filiais necessárias à princípio, vou pegá-lo e analisá-lo novamente pensando nessa opção.
O jin é aquela poda radical feita há muito tempo, não podendo disfarçar muito agora, a parte d trás tem um "pedaço de jin" 😲 que será retirado depois para não confundir, mas muito obrigado por sua atenção,

Grande abraço amigos,
Fabiano
fabianoscosta01/09/2007 11:24
Oi Nicky, vou pensar bem nesse seu toque, mas continuarei com o problema de ter a 1a filial acima de 1/3 da árvore, alguma sugestão diferente ou tenho mesmo que esperar ela crescer?

Obrigado e abraço,
Fabiano
Renan Leite Gaigher17/08/2011 20:07
Que Belo exemplar!!! Por um acaso o amigo tem atualizações de como a arvore se encontra hoje?
fabianoscosta18/08/2011 10:33
Olá amigo, esta planta foi presenteada a um amigo, não tenho mais notícias de sua evolução...
Abração.
Alcides Junior18/08/2011 13:48
Que presentão....hehehe
Aqui, sem estufa não tem jeito. Tinha 3 em vasos e um no chão, faleceram todos.