Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus - Ajuda

Marcos Gonçalves30/08/2007 07:35
Ficus - Ajuda
Pessoal, estou ingressando no Fórum e espero contribuir e receber ajuda de todos.

Há 14 anos tive meu primeiro contato com a arte do Bonsai. Naquela época em visita a um horto, comprei um pequeno vazinho de plástico com uma gardênia para presentear minha então namorada, atual esposa, junto a ele veio uma pequena muda de Ficus de apenas 2 cm. Usei esta muda para iniciar minha primeira "experiência" . Na foto abaixo vocês podem ver o atual estágio deste Bonsai , que me acompanha desde então.

Este primeiro Bonsai gerou seus "filhinhos" no correr destes anos.
Que são os seguintes :

Primeiro filho

Segundo filho

Caçula

Depois postarei fotos de outros trabalhos.

Preciso da ajuda de vocês com relação a estilização destes acima. Inclusive com sugestões de vasos.

Abraço fraterno!

Marcos
edson060530/08/2007 11:14
Marcos,
em primeiro lugar, seja bem-vindo ao fórum. É bom saber que você está nesta arte há tanto tempo, certamente tem muitas experiências pra contar. Vamos lá:
1 - Acho que os vasos da mãe e dos dois primeiros filhotes estão mal dimensionados. Um vaso maior cairia bem. Se você for trocar, aproveite e troque também a cor; acho que um marrom ou cerâmica escuro cai melhor com as folhas verdes do teu fícus...

2 - Fiz uma projeção tosca de como poderia ficar o segundo filhote que tem um movimento de tronco muito bom:

inclinaria mais os galhos assinalados e mudaria o ápice...

Um abraço.
Edson.
edson060530/08/2007 11:15
Marcos,
em primeiro lugar, seja bem-vindo ao fórum. É bom saber que você está nesta arte há tanto tempo, certamente tem muitas experiências pra contar. Vamos lá:
1 - Acho que os vasos da mãe e dos dois primeiros filhotes estão mal dimensionados. Um vaso maior cairia bem. Se você for trocar, aproveite e troque também a cor; acho que um marrom ou cerâmica escuro cai melhor com as folhas verdes do teu fícus...

2 - Fiz uma projeção tosca de como poderia ficar o segundo filhote que tem um movimento de tronco muito bom:

inclinaria mais os galhos assinalados e mudaria o ápice...

Um abraço.
Edson.
sdlucca30/08/2007 15:27
Ola!

Somente para ilustrar melhor a idéia do edson0605,

Abraço!

Silvio.

attilaokada30/08/2007 17:20
Mas este galho mais baixo da esquerda está vivo ainda? Me pareceu seco, tipo um jin.
Marcos Gonçalves30/08/2007 19:00
Amigos, muito obrigado pelas sugestões . Estudarei todas o que for feito mostrarei.
Quanto ao galho da esquerda o Attila tem razão está seco.

Abraço fraterno

Marcos
Alexandre S. Coelho30/08/2007 20:53
Oi Marcos,

bem vindo ao fórum ❗

Bom saber que vem cultivando essas plantas há bastante tempo!
Olha, me parece que falta um refinamento quanto aos estilos que buscamos no bonsai, e uma primeira sugestão seria tentar baixar a altura de seus exemplares em mais ou menos um terço.

abraços