Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mulungu

nabase31/08/2007 13:42
Mulungu
Os galhos secaram eu resolvi mudar a posição do tronco (ele estava inclinado) e agora começou a rebrotar...

Os novos brotos (foto sem foco...)

Natalino Sampaio
Djalma31/08/2007 19:25
Que altura que está Nabase ????

Estou querendo uma espécie dessa, vc sabe onde consigo sementes ou muda dessa espécie? se é facil achar.......

Abraços.....
Glauco Bastos31/08/2007 21:36
Natalino,

Esta é uma planta bastante resistente e com uma brotação muito intensa, possuo uma que tem desenvolvido muito bem, o problema é que se fizer aramação tem que tomar cuidado em função do seu crescimento acelerado onde temos que optar mais por tracionamento, creio que vc terá uma bela planta em função de já ter uma base bastante grossa o que já te proporciona uma boa conicidade. Creio que um dos fatores que mais me incomoda é a grande quantidade e tamanho dos espinhos que ela possui. 😄 😄 😄 .
Abaixo um Mulungu trabalhado por um amigo(Emanuel), nesta foto ele ainda não havia feito seu 2º trabalho de refinamento e direcionamento, pode acreditar que e4stá bem melhor hj.
Abraços.
nickyfury01/09/2007 00:55
bonsai
Nabase,

Faltou apenas dizer qual o estilo pretendido para desenvolver seu Mulungu. 😂 😂 😂 😂 Está muito bem encaminhado, seja em que direção for. 😂 😂 😂

Glauco,

Realmente o nebari dessa planta é estupendo, bem como o caule. Essa espécie aceita trabalho em madeira morta? 😲

Que tal vc dar uma refrescada para nós, e mostrar a foto com a estilização executada nessa planta? estou curioso para ver. 😲
nabase01/09/2007 11:47
Glauco

Faço coro com o NIcky.... posta o trabalho feito pela Emanuel... Esta planta dela deve ter dado um belo bonsai. Assim me ajuda a definir o melhor estilo para minha planta.

Natalino Sampaio
Glauco Bastos01/09/2007 22:39
Amigos Nick e Natalino,

Vou ficar devendo esta foto, pois quando retornei a Feira de Santana e constatei o segundo trabalho realizado nesta planta infelizmente não havia levado minha máquina fotográfica, mas garanto a vcs que tão logo eu vá visitar Emanuel novamente fotografarei e postarei aqui.
Ps. Natalino, Emanuel é homem, rsrsrs.
Abraços fraternos a todos.
nabase02/09/2007 10:56
Djalma

A minha planta está com 20 cm de altura. Eu a comprei aqui em Limeira (SP) na Bioverde. Eles vendem pela Internet, caso ache interessante e entregam pelo correio. Dê uma conferida, vale a pena, eles tem inúmeras mudas.
O endereço é : www.bioverde.com.br

Um abraço.

Natalino Sampaio
nabase06/10/2007 10:26
Pessoal, bom dia! Só para conferir como está minha planta.

O que acham? Qual o rumo à seguir?

Natalino Sampaio
darkaso06/10/2007 19:22
Nabase,

com um broto apenas a solução é trabalhar com ele. Espere ficar um pouco mais lignificado para aramar e dar movimento.

T+
nabase13/11/2007 19:07
As fotos atualizadas... brotos à vontade...

Alguém já viu, ou possui um bonsai de Mulungu?

Um abraço à todos.

Natalino Sampaio
josecarlosbarros14/11/2007 00:35
😲 Que folhas enormes essas hein? Cara esta planta tem um crescimento muito rapido mesmo, estou acompanhando pelas datas dos seus posts e mal posso acreditar.
Só pra constar: ela está tomando sol direto ou não? Geralmente em outras especies folhas grandes = luminosidade insuficiente. folhas pequenas = muita luz ou seja, ideal para o bonsai que preza por folhas menores.
GERALDO INOCÊNCIO14/11/2007 00:43
Oi pessoal,

Estou tentando formar uma Erytrina cristagalli, a partir de um yamadori, estou observando que a educação dos galhos não é nada fácil, pois eles se desenvovem numa rapidez incrível e não podem ser aramados. A próxima remessa de galhos vou tentar educar por tracionamento.

Vejam a foto da Planta:

Do amigo Geraldo Inocêncio
nabase28/11/2007 14:32
Geraldo esta sua planta é da mesma família do Mulungu? O tronco é bem parecido, mas as folçha são diferentes.

Mais fotos da minha planta...

Um abraço.

Natalino Sampaio
GERALDO INOCÊNCIO28/11/2007 21:51
Natalino,

Acredito que são da mesma família, são conhecidas por mulungu, erytrina cristagalli e corticeira do banhado. A que estou cultivando tem folhas bem menores e mais apropriada para bonsai.

robinsonalexandre28/11/2007 22:58
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,

Estou tentando formar uma Erytrina cristagalli, a partir de um yamadori, estou observando que a educação dos galhos não é nada fácil, pois eles se desenvovem numa rapidez incrível e não podem ser aramados. A próxima remessa de galhos vou tentar educar por tracionamento.

Vejam a foto da Planta:

Olá Geral, tudo bem?

Geraldo, eu fiquei curioso em saber, por que os galhos dessa árvore não podem ser amarrados?

Tem alguma regra para isso?

Até mais e parabéns pelas suas dicas no forum.
GERALDO INOCÊNCIO29/11/2007 22:05
Robinson,

Não é que os galhos não podem ser aramados é que a planta engrossa os galhos com rapidez e a aramação vai marcar os galhos. O melhor é educar os galhos por tracionamento, puxando-os em direção ao vaso.

nabase04/09/2008 10:13
Depois de algumas podas....

O que acham? Está melhorando?

Ps.: não sabie e acabei descobrindo por um acaso que os galhos podados do Mulungo acabam por brotarem. Vejam na segunda foto... o galho plantado ao lado dela era um dos galhos podados.

Natalino Sampaio
nabase11/09/2008 15:29