nabase31/08/2007 13:52
Pau Brasil
Pessoal... este Pau Brasil está com 95 cm de altura e não apresenta nenhum brotamento. Já cortei um dos galhos para ver se estimulava a brotação e nada...
O que pode ser feito para que isto ocorra?
A técnica de alporquia é bem aceita pelo Pau Brasil?
Um abraço à todos.
Natalino Sampaio
lpzin31/08/2007 16:14
Amigo alporquia em pau brasil demora em media 1 ano....e pelo menos os casos que vi e normal a casca se recompor e nada de raizes....
Eu tive um pau brasil que assim q comprei no JB fiz uma poda radical nele e ele respondeu bem....pena que numa epoca de muito sol, um descuido o levou...rsrsrs....
Wilson Fracassi31/08/2007 16:17
Natalino
Faz uma poda radical a uns 15 cm da base, ele emitirá vários brotos.
flavio bonsai31/08/2007 17:59
eu acho que tem dar uma poda radical mesmo.
e aproveita que o tronco e fino ainda e arama ele pra dar um movimento nele.
darkaso31/08/2007 21:01
Nabase,
antes de mais nada dê mais espaço para ele. Se colocar em escorredor/mamadeira ele teria uma resposta melhor à poda, mesmo a radical. Coloque e esqueça por uim ano, depois faça a poda para tentar a brotação.
T+
nickyfury01/09/2007 01:36
BONSAI
Nabase,
Arame esse belo caule, dê-lhe uns movimento sinuosos, e incline, favorecendo sua educação no estilo Kengai. As brotações, graças a aramagem e descida, irão surgir por todo o caule. Enquanto isso, tens em mãos a possibilidade de estilização diferenciada para essa sua planta. 😄
nabase01/09/2007 11:05
Nicky e demais colegas, bom dia! Pau Brasil em estilo Kengai, fica bom?
Devo passar para o escorredor e aramar e podar?
Um abraço a todos.
Natalino Sampaio
Sambarilove01/09/2007 22:36
Aproveitando:
Estou com 2 mudas em situação parecida com essa do nabase e fiquei com as seguintes dúvidas após as opiniões acima:
a) "poda radical a uns 15 cm da base" significa cortar o tronco a uns 15 cm da base?
b) poda radical antes ou depois do tratamento escorredor/mamadeira?
Desde já agradeço.
Wilson Fracassi03/09/2007 07:46
Sambarilove,
Respondendo suas perguntas:
a) sim, podar radical a 15 cm da base significa exatamente isso, cortar o tronco a 15 de altura, deixando somente um toco, que posteriormente brotará.
b) Pode podar e depois replantar para o escorredor, se tiver segurança pode fazer tudo de uma só vez, se não tiver espere a brotação, eu particularmente prefiro fazer ao mesmo tempo.
nabase06/10/2007 10:23
Pessoal, bom dia! Desculpem-me pela demora em responder, mas vamos lá... Fiz a poda e para minha surpresa... já está brotando... confiram....
Um abraço à todos.
Natalino Sampaio
darkaso06/10/2007 19:20
Nabase,
boa brotação, mas ainda está em muita opção. Vamos ver depois que crescerem mais um pouco. Até lá é cuidado e paciência.
T+
Cláudio José Teixeira07/10/2007 16:57
Nabase,
Se você está querendo dar alguma tortuosidade neste caule, comece imediatamente, do contrário ficará mais difícil. Esta espécie responde a aramagem, contudo com alguma limitação, a sua já me parece com bom balibre de caule, o que dificultará o procedimento. Alguns arames de grosso calibre e muita pressão de tempos em tempos poderá dar conta do recado.
Sucesso!
Abraços,
Cláudio.