Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Oito trabalhos para os amigos opinarem

joellagunasc01/09/2007 14:23
Oito trabalhos para os amigos opinarem
Amigos resolvi colocar algumas fotos de alguns trabalhos meus para voces opinarem. Coloquei numeros para ficar facil a identificação e as criticas e sugestoes.

01 - Esta é uma tuia jacaré

02 - Este é um tipo de cipreste

03 - Buxinho - Foi meu primeiro bonsai

04 - Outro buxinho

05 - Mais um buxinho

06 - Buxinho

07 - Este não é buxinho hahahah... é um shimpaku - dificel de achar por aqui

08 - Serissa

Esta eu não sei o nome , peguei no jardim do vizinho( com seu consentimento é claro) Achei a planta muito bonita e pretendo com o tempo transforma-la num belo trabalho

A minha primeira ideia e corta-la neste risco ou fazer uma alporquia para diminuir seu tamanho.
Aceito sugestoes

Amigos espero que possam dar suas opinioes

Joel

fabianoscosta01/09/2007 20:23
Joel, essa última é um bálsamo branco, uma suculenta, complicada para encaixar nas qualidades de bonsai, porém vários lugares específicos de bonsai à vendem como tal.

Eu, inclusive, tenho uma que adoro, certa vez postei algo sobre ela no fórum, dê uma pesquisada e caso n ache nd me dê um toque, ok?

Agora n tenho muito tempo para lhe ajudar com as outras, outra hora caso ninguém se adiantar a mim, tentarei lhe ajudar, o ideal é q vc poste uma a uma, com mais detalhes, caso queira reestilizar alguma.

Ah, o Bálsamo, vc corta aonde quiser e o coloque na areia lavada, essas de construção q n seja muito fina, n perdi nunhum, nunca! Estaquia!

Grande abraço
Fabiano.
Elio01/09/2007 21:14
Olá Joel!
Algumas considerações.
Quanto ao Bálsamo concordo com o meu amigo Fabiano. Embora não possa ser chamado de Bonsai, fica muito bonito. Faça estaquia. Uma dica: Pode e deixe a estaca na sombra e só planta no dia seguinte a fim de secar um pouco o local do corte.

1. Gostei do Varrido pelo vento. Arame os ramos finos tbém e os direcione.
2. e a 3. São a mesma...........!! Dominua aquele ramo que está a direita e acima. Os ramos devem engrossar e aumentar de tamanho de cima para baixo. É a natureza.
4. Não aparece na minha tela.
5. Legal o buxinho. Tire o primeiro ramos à esquerda. Está na mesma altura do da direita.
6. Está um Hokidachi pronto é só colocar na vertical. Faz parte do estilo.
7. Sou fã de Shimpaku. Está um pouco alto, diminua.
8. Diminua um pouco a altura, arame e direcione os ramos um pouco para baixo.

Joel, gostei das tuas plantas. Basta uma pequena refinada e ficarão legal.
Parabéns.
Se pude te ajudar um pouco já estou feliz.

Abração
Edmilson01/09/2007 22:43
Lindas plantas
Joel parabens pelas suas plantas, são lindas, porém estou com uma duvida referente a planta numero 1 (varrido pelo vento). o tronco da planta esta contra o "vento". Por este motivo posso chamar de varrido pelo vento ou seria outro estilo.
Ainda em relação a planta numero 1, as vezes andando por matas, observamos arvores que caem e tocam no chão e com o passar do tempo emitem raizes e torna-se uma nova planta. Existe algum estilo de bonsai que representa este fato no natureza???

Abraço frato
Alberto Alves01/09/2007 23:58
Joel show suas plantas estou rindo até agora do:
Este não é um buxinho hahahah 😂 😂 😂
gostei da Tuia-Jacaré
os buxinhos tb.
Não consigo visualizar a terceira foto.
Todas tem futuro...
Sobre o shimpaku aqui tb é díficil de achar.
Edmilson eu acho que este estilo que vc se refere é este:
Estilo BALSA (Ikadabuki)

A base da qual surgem vários pés está formada por um único tronco tombado em forma de balsa. Representa árvores caídas que se enterraram no solo e voltaram a desenvolver raízes a partir do seu tronco.
Grande abraço
joellagunasc02/09/2007 00:01
Amigos obrigado pelas dicas.
Edmilsom o estilo que tu falas é o IKADABUKI onde o tronco na natureza cai e produz ramificações . Veja os estilos neste link

http://www.bonsainipon.hpg.ig.com.br/estilos.htm

Continuem mandando sujestoes , afinal so aprendemos quando dividimos o conhecimento.

Abraços

Joel
Edmilson04/09/2007 22:08
Sempre aprendendo
Grande amigos, muito obrigado mesmo pela informações, graças a ele fiquei conhecendo alguns outros estilos.

Abraço fraterno
edson060506/09/2007 10:22
shimpaku
Joel,
vou dar uma sugestão para o shimpaku da foto 07. Concordo com o Elio, está muito alta. Eu podaria na bifurcação o galho grande da direita e tomaria como novo ápice o galho menor da esquerda. Quando a planta se desenvolver, isto daria mais conicidade ao tronco. Eventualmente você pode deixar um toco do galho podado e fazer um trabalho de jin.
Um abraço.
Edson.
joellagunasc06/09/2007 21:52
Sabe que eu ja pensei em fazer esta modificação , mas acho ele muito pequeno , ele deve ter uns 20cm . E tambem da uma peninha corta-lo.
Deixa eu enjoar dele assim que eu corto.hahahahah
Mas obrigdo pelas dicas

Joel

Alexandre S. Coelho08/09/2007 00:39
Oi Joel,

brinquei um pouco com algumas de suas plantas... 😈 😂

abraços
joellagunasc08/09/2007 01:21
Show alexandre , ideias sensacionais . Muito obrigado