Rosmarinus officinalis
Antonio Castro01/09/2007 17:35
Rosmarinus officinalis
Olá a todos
Alecrim ou rosmaninho (Rosmarinus officinalis)
Conforme prometido aqui vai umas imagens de uns alecrins.
Como estes, no local são umas largas dezenas....são apeteciveis, mas da mesma forma intocáveis 🙂,... deles, só o acto de apreciação e o aroma 😉

Estes estão numa zona urbana, mas existem bastantes espalhados pelos campos, com muito melhor aspecto que estes...
Espero que seja do vosso agrado 😉 ,
[ ]s
Castro
ARQPATRIK18/09/2007 16:44
confesso que nunca tinha visto desse tamanho.
GustavoO08/10/2007 20:01
Castro,
Muito legal esse alecrim! Não sabia que eles ficavam com esses troncos grossos e lenhosos. Será que dá pra ser educado como bonsai?
Abraços,
Gustavo.
Antonio Castro16/10/2007 18:15
Olá Gustavo
Pelo que sei, existem por cá alguns membros que os têm...o problema é que são originários de yamadori, pelo que a sua estabilização é bastante dificil.
Os casos mais bem sucedidos, estou em querer qu sejam com cultivares adquiridos em hortos, mesmo assim nada fáceis de se manterem/trabalharem... tendem a descartar ramos sem causa aparente...o que dificulta qualquer objectivo a que nos proponhamos...
Penso que já haverá mais experiências em curso, o problema é que o pessoal não as vai actualizando nos foruns, e assim ficamos sem saber algumas das suas caracteristicas como tal.
Estas fotos são de uma zona urbana, logo imagine-se como serão em alguns casos por esses campos a fora, ...expostos a outros rigores 😉.
É uma autoctone que timidamente está a ganhar o seu espaço com o pessoal mais experiente...
[ ]s
Castro
GustavoO16/10/2007 21:14
Castro,
Assim que vi o tópico fui dar uma pesquisada na net e consegui achar alguns exemplares. Alguns bem interessantes. Mas realmente, essa de descartar ramos de repente deve ser bem desanimador. Todo um cuidadoso e lento trabalho jogado no lixo! Acho que dependendo do meu humor me desfazia da planta imediatamente! 🙄
Valeu por postar aqui essas fotos, gostei de ver esses alecrins em "estado natural".
Abraços,
Gustavo.
Ricardo Schiefelbein09/09/2008 00:41
Alecrim no meu quintal
Caros amigos,
No quintal da minha casa há um alecrim de tamanho respeitável (é do tipo rasteiro). Gostaria de transplantá-lo e convertê-lo num bonsai, mas não sei qual técnica "ninja" devo adotar para não assassiná-lo.
Se algum entendido tiver alguma dica, não se acanhe.
Abraço,
Markus Von Kossel25/08/2009 14:30
Alecrim tolera poda radical?
estou querendo fazer um yamadory desta planta!
Mas ela tem folhas mais no alto!
Se eu podar baixo ela morre?
Será q rola um yamadori?
O galho mais grosso deve ser da espessura de um salame (huhuihiuh)
rogeriosaba25/08/2009 20:28
Minhas experiencias com alecrim são tristes, para mim foram plantas extremamente sensiveis, morrem sem motivo aparente. Vale a pena tentar, talvez não um yamadori tão drastico como o do colega portugues, mas talvez comprar um exemplar e trabalhalo.
Abraço.
EZEQUIEL JUNIOR26/08/2009 09:20
Olá Markus
Minha opinião é a seguinte...
Não tenho muito experiência com alecrim, mas sei que ele é extremamente sensível à transplantes... para coleta de yamadori, deve-se manter o máximo possível do torrão original para que a planta não morra...
Com relação a brotação, penso que seria algo muito agressivo para a espécie, um yamadori com poda drástica...
Recomendo ao amigo fazer o seguinte... se possível...
Proceder com a poda drástica e deixar que a planta comece a emitir alguma protação, o que pode levar algum tempo... nesse período a planta deverá receber rega diária...
Depois que ela mostrar que se recupera bem da poda drástica, então o amigo procede o yamadori... que eu recomendo fazer em época chuvosa de sua região, deixando-o a sombra por uns dias...
Existe também aqueles que crêm ter uma lua certa para fazer o yamadori, não me lembro onde lí isso, dê uma pesquisada antes de proceder. Para a poda drástica não há lua ideal... pode-se fazer imediatamente... mas lembre-se, não deixe faltar água à planta enquanto ela se recupera da poda...
Espero ter ajudado
Abraço
DigoF318/09/2009 17:13
ola, o alecrim pode morrer facilmente com o yamadori a planta não toléra aramação, mudanças drasticas de locais, e principalmente poda de raiz.
Te aconselho deixar onde estar.
:+
fabricio ribeiro14/11/2011 01:05
Ola amigos, achei esse tópico pesquisando no oráculo google a palavra alecrim.😮
Gostaria de reabrir a discussão sobre o tema aqui abordado pelos amigos.
Gostaria também de dizer que tenho alecrim plantado através de estacas semi-lenhosas,
plantadas em substrato a base de unicamente areia grossa de rio.
Eles vivem até o momento muito bem em luz indireta.
Tenho um a dois anos e a poda é feita o ano todo.
Ainda não aramei e acho que nem precisa dependendo de como o conduzirá,
pois seus ramos e brotações são em abundância podendo se escolher qual deixar e em qual direção deixar permanecer.😄
Sobre o amigo fazer o yamadori eu recomendaria fazer em épocas de frio, e planta-la diretamente em areia grossa, mantendo a sempre úmida...
Por favor, os mais experientes que puderem me corrigir por favor eu gostaria muito que o fizessem...😮ops:
boa sorte a todos e até logo...
CarlaAS23/11/2011 11:59
Grande assim aidna não conhecia, adoro o cheiro de alecrim!!! 🙂