Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

IV ENB - 01 e 02/09/07

Ferreira01/09/2007 22:51
IV ENB - 01 e 02/09/07
Amigos

Aqui está a primeira leva de fotos do IV Encontro Nordestino de Bonsai (ENB).

Mestre Osamu Hidaka examina algumas Calliandra depauperata:

Mestre Hidaka e Rejane Liberal com a Calliandra spinosa:

Rejane Liberal abre o IV ENB!

Dra. Rita Passos (IPA) palestra sobre "Arvores Nativas do Bioma Caatinga"

Platéia muito atenta, incluindo Mestre Hidaka

Tenho mais fotos para mostrar, mas o cansaço não me permite ficar ao computador agora! Peço desculpas pelo "suspense" desnecessário. Amanhã posto mais fotos.
Ferreira02/09/2007 07:28
Demonstração de Mestre Hidaka
Em seguida à palestra, ocorreu a demonstração de Mestre Osamu Hidaka. Ele trabalhou 2 plantas, primeiro um pinheiro negro japonês, de cerca de 1M de altura, crescido livremente no chão pela Virginia Macedo em uma chacara em Aldeia. Ele mostrou que a planta estava florida. Ter crescido de maneira completamente livre fez com que a maioria dos galhos não tivessem ramificações para serem trabalhadas, por isso foram eliminados.

PNJ crescido livremente no chão:

Examinando o "pepino":

Mostrando as possibilidades:

Podando as raízes longas:

Reexaminando antes de cortar, pois segundo ele, "galho cortado não gruda com cuspe"!:

Estrutura finalizada, trabalhada para um futuro melhor:

Lindíssima cascata de Juniperus horizontalis, trabalhada pelo mestre:
Alcides Junior03/09/2007 07:52
Ferreira, obrigado por compartilhar essas fotos, só o olhar do mestre Hidaka já é uma aula. Estamos no aguardo de mais fotos. 😉
flavio bonsai03/09/2007 07:55
ai ferreira que belas fotos muito boas mesmo obrigado por compartilhar com a gente e ficamos aguardando o restante das fotos.
parábens pelo encontro.
Alberto Alves03/09/2007 11:35
Que encontro hein amigo Ferreira 😉
Valeu pelas fotos...
"galho cortado não gruda com cuspe" 😎 Pior que é verdade.
Belo trabalho no PN essa cascata então.
Grande abraço
Ferreira03/09/2007 18:21
Memorável
Pessoal

Obrigado pelos comentários. O IV ENB foi memorável, com um nível de informações que não se encontra facilmente. Estou editando mais fotos, e em breve postarei.

Mais fotos do 2o. dia foram mostradas pelo amigo Bergson Vasconcelos, no seguinte tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7162
Alexandre S. Coelho03/09/2007 20:28
Caros amigos,

Realmente mais um GRANDE ENCONTRO foi realizado com muita amizade, informações, alegria e plantas 😂 ❗

Gostaria de aqui expor meus agradecimentos a todos que contribuíram para este evento, principalmente a amiga Rejane, que não mede esforços para continuar buscando aprender e divulgar a ARTE BONSAI ❗
Agradecimento especial ao amigo Ferreira, pela "força" pessoal e constante apoio para todos e todo evento 😲 ❗ 😂

Ainda tem muitas fotos!!!

abraços
Ferreira03/09/2007 21:44
Novas fotos
Alexandre

Minha empolgação teve eco, sua demonstração foi excelente, como mostrada pelo Bergson no tópico do link acima. Parabéns pela inesquecível iniciação como demonstrador! Este belo Ficus ficará na nossa história!

Pessoal aqui estão as fotos da 2a. demonstração de Mestre Hidaka:

Examina o Juniperus horizontalis e faz poda leve, arrancando pequenos ramos com os dedos:

Depois de aramado com arame grosso e modelado com os dedos, usando bastante força no arame (vista de lado):

Finalizada, magnífica cascata (vista de frente):

À tarde, ainda no sábado, participei do Workshop, onde Mestre Hidaka me guiou na primeira modelagem de um pinheiro negro japonês. Esta foto ficará na minha história, é a única registrando o momento, pois minha câmera encheu a memória:

Este exemplar tem história: foi adquirido da Regina Suzuki e agora modelado sob instruções do Mestre Hidaka!

Tenho, ou não tenho, motivos para ter estado empolgado com o IV ENB?
Inesquecível!
Ferreira04/09/2007 17:38
Novidades
Pessoal

Despedi-me hoje à tarde de Mestre Hidaka, que está voltando para Atibaia (SP) com várias plantas nativas, depois de degustar muito caranguejo e camarão!

O IV ENB recém passou, mas já estamos preparando a EXPO-PRIMAVERA, evento de exposição de Orquídeas e Bonsai, que ocorrerá no dia 21/09/2007, na Aldeia Bonsai. Além disso, já começamos a pensar no V ENB, que certamente será ainda melhor, com as novidades que serão implementadas! Aguardem que virão notícias boas!

Bergson

Tenho certeza de que você vai gostar das novidades que estamos pensando para o V ENB!
ARQPATRIK04/09/2007 19:01
Ferreira, obrigado por compartilhar!!
Ferreira04/09/2007 21:25
Exposição e V Concurso de Bonsai
Pessoal

Cumprindo a promessa de mostrar muitas fotos, aqui estão plantas que estiveram em exposição ou participando do V Concurso de Bonsai. Infelizmente não tenho fotos de todas as plantas expostas ou em concurso.

Carmona

Calliandra spinosa

Pitangueira

Calliandra surinamensis (tanuki bonsai)

Calliandra spinosa

Ptecollobium tortum

Piracanta variegada

Ficus green island

Azalea satsuki vermelha

Jurema (Mimosa sp.)

Calliandra spinosa

Floresta de Ulmus parvifolia

Missão cumprida!
Elio05/09/2007 15:40
Olá Ferreira!

Parabéns!!
Como é agradável ver e saber desses eventos. Acho que a arte bonsai nunca esteve tão em alta.
Ferreira, me causou surpresa a Calliandra Surinamensis, não sabia que tínhamos essa espécie aqui no Brasil.

Valeu, amigo!

Abraço
nickyfury05/09/2007 17:55
bonsai
Ferreira,

Parabenizo a voce e aos demais colegas pelo excelente evento, certamente uma grande oportunidade para todos aprenderem um pouco mais sobre nossa nobre arte, incluso com aulas mais que gratificantes do grande mestre Hidaka. 😄
E obrigado, tambem, por compartilhar esses magnificos momentos conosco, através das fotos aqui mostradas. 😄
Ferreira05/09/2007 19:06
Partilha
Elio

A Calliandra surinamensis é uma das plantas mais comuns nas praças e calçadas do Recife, onde é conhecida como Espanador de Índio ou Pincel de Estudante, devido à forma das flores rosa e branco.

Nicky

Compartilhar as fotos é tão prazeroso quanto participar do próprio evento!
Alexandre S. Coelho05/09/2007 21:14
Amigos,

com estas belas fotos, ainda estamos respirando o clima agradável do IV ENB! Mas como o amigo Ferreira comentou, no próximo ano promete muito mais 😉 ❗

Ferreira,
sugiro mudar o nome do tópico, para que possamos reunir mais fotos de todo evento. Vou providenciar mais algumas 💡

abraços
Ferreira06/09/2007 17:59
Shohin
Pessoal

Também tivemos o concurso de Shohin:

Carmona (1o. lugar)

Malpighia

Ixora

Gardenia jasminoides radicans

Ficus nerifolia
bergson07/09/2007 09:21
Meus amigos,

Sempre agradeço a oportunidade de participar destes eventos é sem sombra de dúvidas uma chance de principalmente rever os amigos e fazer novos, o bonsai me deu a chance de ampliar meus horizontes onde a amizade e a solidariedade são a tônica destas ocasiões.
Angela Fernandes07/09/2007 18:52
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

As últimas fotos postadas pelo meu amigo Ferreira me deixaram inebriada...............
Fotos fantásticas !!!!!!!!!!!
Plantas inimagináveis...........
Parabéns aos proprietários destas belezuras e
Alexandre S. Coelho07/09/2007 23:46
Pessoal,

Aqui vai mais algumas fotos das plantas expostas:
bougainvillea

paisagem com umburana e cactáceas:

pequenas juremas pretas?

agora minha demonstração (ou massacre 😂 ) num ficus benjamina, com uma projeção rabiscada do que penso, com as novas brotações e/ou enxertos:

abraços
Glauco Bastos08/09/2007 18:42
Amigos Ferreira e Alexandre,

Fico entristecido por não ter participado de mais este evento tão bem organizado e que propiciou a todos que foram colher informações e técnicas das mais variadas, e ainda para completar a minha tristeza perdi mais uma oportunidade de conhecer e presenciar um trabalho efetuado pelo Mestre Hidaka, além de conhecer pessoalmente além dos amigos citados o Bergson e o Sergivaldo, só me resta o consolo de que no ano que vem haverá mais um Encontro o qual não pretendo perder. Situações alheias a minha vontade não permitiram a minha ida para Recife, pois além do nascimento de meu filho de forma prematura(08 mêses) também sofri um pequeno acidente de moto que me causou alguns transtornos. Mas podem acreditar que no próximo encontro a Bahia estará presente.
Abraços fraternos.
Ps. Eu ainda estava interessado em adquirir uma Calliandra Spinosa e uma Depauperata, que pena, pelo visto agora só ano que vem.
Ferreira08/09/2007 19:00
V ENB
Caro Amigo Glauco

Sentimos imensamente a sua falta e dos colegas baianos no IV ENB. Foi um evento memorável, muito bem organizado pela Rejane Liberal.

As Calliandra spinosa voaram, mas talvez ainda encontre alguma no viveiro da Rejane. Já as Calliandra depauperata, eu tenho certeza de que ela ainda tem algumas disponíveis. Desejando adquirir, pode entrar em contato com ela na Aldeia Bonsai (81 3459 1869). Ela tem muita experiência na embalagem e envio de plantas sem muito peso de substrato. Mas você poderia aproveitar para nos fazer uma visita na EXPO-PRIMAVERA, no final de semana de 21/09, e escolher suas plantas!

Desejamos que você e sua família estejam bem de saúde e esperamos todos os bonsaístas baianos no V ENB!