Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com uma Cheflera

balion02/09/2007 11:25
Ajuda com uma Cheflera
Olá à todos, sou novato aqui no fórum e também na arte do Bonsai, então, gostaria de uma ajuda. Li vários artigos sobre o tema e decidi fazer um Bonsai, achei esta cheflera abandonada em um estacionamento, ela deve ter no mínimo 10 anos.

Cortei o galhos que estavam muito altos.

Detalhes da mesma posição.

O outro lado.

Detalhes do outro lado.

O que gostaria de saber é:

preciso cortar mais galhos, qual estilo fica melhor?
qual deveria ser a frente do Bonsai, a foto "A" ou a foto "B"?
e quando posso coloca-la no vaso próprio?

Obrigado desde já.
Alcides Junior03/09/2007 07:39
Gerson, a primeira coisa que eu faria era colocar ela em um novo vaso e substrato, pois como você comentou ela estava "abandonada". Imagina a situação das raizes da coitada. Ela tem muito futuro.
flavio bonsai03/09/2007 09:09
gerson tbem acho que vc deve mudar esse vaso coloca_ la em um vaso maior fazer uma poda de raiz essa planta e muito resistente e aguenta tranquilamente.
de uma boa debastada nas raizes .

e coloque um novo substrato 50% de areia lavada 15 % de ulmus e 35% de caco de telha em breve vc vai notar a grande diferença.
ai sim vai poder pensar em como estilizala.
abraços.
balion03/09/2007 09:13
Quanto tempo devo esperar para poder estilizala, uns 6 meses?

Abraços
flavio bonsai03/09/2007 12:11
depois que vc fizer a troca de vaso deixa a planta se recuperar enraizar novamente.
aproveita e faz uma desfolha .
tenha paciencia vc vai precisar de muita paciencia.
a´planta vai começar a soltar a nova brotação .
talvez no ano que vem ja vai poder mexer com ela.
Paulo Henrique de S. Garc03/09/2007 20:25
Balion, acho que afrente da foto Bestá muito boa e quanto à estilização, creio que vc. já tenha começado...a proposta da desfolha é uma boa, aproveite para fazer quanfo for podar as raizes, pois diminui a desidratação. Parabém spela planta,éla tem muito foturo....

Um grande abaçoe

Té mais...
balion04/09/2007 22:38
Obrigado pelas dicas, na medida em que eu for mexendo posto as fotos aqui.

Abraço a todos
Edmilson04/09/2007 22:48
Concordo
Concordo plenamente com todos foristas, desde a beleza de sua planta, da desfolha, do replantio e principalmente da paciencia.

Sua planta foi um grande achado precisa melhorar as condições de suas raizes. porem na minha modesta opinião retiraria o galho d esquerda pois esta muito reto e não da mais para aramar pois esta planta marca com facilidade.

Mas acharde opiniões dos foristas mais experientes.

Abraço fraterno