Claudio Eusebio03/09/2007 08:48
CEREJA Antes e depois.
Olá amigos. Tinha esta muda esquecida num canto e resolvi cuidar dela.
Como está ficando? Estou no caminho certo?
Abraço.
Charles03/09/2007 10:18
Re: Antes e depois.
Oi Claudio, tudo bem?
Gostei do caminho que voce está seguindo com sua planta! Voce sabe que planta é essa?
Eu faria apenas alguns comentários, só prá voce refletir... 🙄
1. desde a base e até o 3o. galho, a direita, o tronco faz um movimento em forma de arco, para a direita (desconsiderei o que me parece ser um galho mais baixo, que nasce para trás do tronco)... pricipalmente entre o 2o. e 3o. galhos...
2. pela grossura do tronco, não sei ele aceitaria uma aramação forte com a qual voce tentaria movimentar o tronco para a esquerda, a partir do primeiro galho... Se conseguir , ficaria melhor definido o estilo moyogi...
3. Eu pensaria em podar o tronco, acima da 5o. galho (a esquerda), reduzindo um pouco a altura da planta... Se fizer isso, acho que o 4o. galho (a esquerda) deveria ser abaixado um pouco mais, se harmizando melhor com os demais galhos.... 🙄
4. por último, não fica claro pelas fotos se os galhos estão se dirigindo para todos os lados do tronco, e não apenas para a direita e esquerda,..... o que poderia deixar a árvore com aspecto bidimesional e não tridimensional, como seria desejável... 🙄
Em resumo, penso que voce tem uma planta com ótimo potencial e já bem encaminhada.... 😉
Boa sorte,
Charles
Claudio Eusebio03/09/2007 14:44
Grande Charles, obrigado por suas dicas, acho que tem razão, ficara muito bom com as alterações que sugeriu.
Creio que é uma cerejeira.
Abaixo uma vista de cima.

darkaso03/09/2007 22:09
Cláudio,
quanta diferença da primeira foto. Realmente a planta esquecida se deu bem. Foi muito melhor a decisão de estilizar em moyogi, concordo com o Charles, alguns detalhes que fazem a diferença. Se conseguir dar algum movimento seria muito melhor. Um arame grosso poderia fazer umarco para o lado contrário, já ajuda.
T+
Alcides Junior04/09/2007 08:04
planta
Me parece ser uma cereja-do-rio-grande, tenho uma muito parecida

Claudio Eusebio10/10/2007 13:52
Acho que está melhorando assim.
Com a ajuda dos amigos do fórum chego lá.
Obrigado a todos.
flavio bonsai11/10/2007 12:46
ja melhorou bastante agora e paciencia ate ela engrossar um pouco mais o caule, vai ficar muito boa .
darkaso11/10/2007 20:42
Cláudio,
o arco ainda continua no ponto citado pela charles. Seria interessante que aproveitasse a aramação para dar um pouco mais de movimento no tronco, pois após aramar parece ter ficado mais reto. Arame o galho que dá continuidade ao arco mais forte e tente abaixá-lo mais um pouco na forquilha como tronco, é bomter muito cuidado para não quebrar, mas se deixá-la sem aguar por um dia, no fim da tarde o galho deve te deixar movimentar melhor.
T+