rafaelvitorio03/09/2007 21:07
Piracanta
flavio bonsai04/09/2007 07:09
ficaram bem legais acho que esta no caminho certo agora e aguardar o desenvolvimento delas .
vai colocando as fotos do desenvolvimento pra gente ir acompanhando.
abraços.
rafaelvitorio04/09/2007 15:57
em que época as piracantas começam a dar frutas???
Edmilson04/09/2007 22:40
Ola Rafa !!!
Belas plantas amigo, mas em relação a primeira foto na minha modesta visão, achei que o primeiro galho de baixo para cima esta saindo muito fora do desenho de sua planta ou seja, esta muito longo, pode gortar parte dele ou mesmoaramar e trazer de volta e todos os outros galhos estão descendo apenas ele esta subindo.
Estou dizendo isto sem ao menos perguntar qual o estilo pretendido, portanto posso estar falando a maior bobagem
Abraço fraterno
edson060506/09/2007 10:09
Piracanta
rafaelvitorio,
o Luciano já postou vários tópicos sobre a piracanta, provavelmente pode dar uma opinião mais acertada, mas vou dar um palpite.
Tenho uma muda que comprei em um viveiro com frutinhos ainda da "safra" passada . Entretanto uma outra muda está começando a florir...
Não sei não, mas com este nosso clima maluco, é até possível que ela dê frutos durante todo o ano... Que ótimo!!!
Abraços...
Edson.
SEKI - Elio Luis Secchi06/09/2007 14:05
Rafael,
As picantas florescem agora na primavera e os frutos ficarão maduros, coloridos no outono. Ao menos aqui no sul. Fora isso não precisa esperar floração ou frutificação.
Abraços
Elio
nickyfury06/09/2007 17:45
bonsai
Lembrando ainda que as piracantas podem ser completamente desfolhadas no inverno, o que auxilia enormemente sua estruturação, pois nos mostra todo o "esqueleto" da planta, facilitando o corte e poda dos galhos desnecessários, a escolha dos melhores e mais bem posicionados galhos, a aramagem visando a correta formação do estilo escolhido, dentre outras coisas. 😄
Com a nova brotação, e em meados da primavera, devemos então iniciar o aporte de adubação. A piracanta responde bem a isso, emitindo grande e volumosa florada, vindo em seguida os frutos, que desde que surgem até sua maturação, podem permanecer na planta por até 4 ou 6 meses, antes que comecem a fenecer, secar e cair, se não forem retirados. 😄
Eu costumo retirá-los, não deixando-os secarem na planta, não só por ser mais facil retirar as sementes, mas para evitar uma perda desnecessária para a planta de seus nutrientes e seiva. 😄