Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera procurando o caminho. Atualizado!!

Claudio Eusebio04/09/2007 21:49
Primavera procurando o caminho. Atualizado!!
Como vão amigos?

Estou com esta primavera na mamadeira para "engordar", mas ainda não sei bem o estilo a segui.

Desfolhei para que possam observar e me ajudar com suas importantes opiniões.

Obrigado a todos.
sdlucca05/09/2007 09:05
Opa!

Amigo poste umas fotos com um fundo melhor branco ou preto se possível para facilitar a projeção.

Achei a sua primavera muito interessante, excelente material.

Abraço!

Silvio.
vhobus05/09/2007 13:15
Olá Amigo...
Eu eliminaria inicialmente o tronquinho que sobre reto no início do tachiagari. Depois, encurtaria o galho superior (ápice) uns 5cm depois do afinamento. Assim, vc consegue um bom shohim!
A inclinação pode ser mudada, puxando levemente para a esquerda!
A propósito, como vai o Buxos do Bonsai2006?
Manda fotos pra mim!
Elio05/09/2007 15:50
Olá Cláudio!

Anda sumido??
Prazer em "falar" como amigo. Tbém estou curioso para ver o Buxus que o Valdir trabalhou em 2006. Mostra aí, vai!!
Concordo como Valdir: Tira o toquinho, poda logo após o afinamento abrupto. Só que eu inclinaria totalmente para a esquerda, assim o tachiagari teria uma inclinação para a esquerda e depois viria para a direita o que daria um bom moyogi.

Abração
nickyfury05/09/2007 18:34
bonsai
Grande Eusébio,

Acato e assino embaixo a sugestão dos demais: esse toquinho tem que sair, a planta deve mudar de posição de plantio, e certamente, na primeira curva a direita nessa foto, há brotações em demasia. Elimine todas, menos uma e arame, dando-lhe um pouco de movimento. 😄
Alberto Alves05/09/2007 20:57
Fico bem "tosco" mais dá pra ter uma noção...

Grande abraço
Claudio Eusebio05/09/2007 22:52
Silvio (lucca), vou tentar postar fotos melhores na próxima vez, obrigado.

Amigo Valdir, pensei em fazer um gin com este galho, ou seria melhor eliminar totalmente? Estive observando a curvatura do tronco e pensei se seria possível algo como o seu buxus da foto a baixo. O buxus do Bonsai 2006 vai indo bem, penso em transplantá-lo para um vaso definitivo em breve. Vou enviar as fotos.

Amigos Elio Amigo, o prazer é todo meu, voltar a falar com amigos e ainda por cima receber tantas dicas importantes.

Grande Nicky, sempre com suas observações pertinentes e importantes.

Alberto, será que consigo chegar lá?

Obrigado a todos, vou trabalhar um pouco mais e posto o resultado aqui.

Grande abraço a todos.
lpzin05/09/2007 22:56
Amigo olhei sua planta e nao sei pq me veio a ideia de um kengai, vai ser um trabalho demorado para ajeitar o nebari(e raizes a baixo) porem tenho uma prima-vera que passou por esse processo tranquilamente.

Segue uma projeção, porem é só pra tentar ilustra a ideia, sou horrivel com projecoes.

Foto:
Alecsandro08/09/2007 16:23
Claudio

Só mais uma possibilidade para vc apreciar
cuidado na aramação dos galhos mais novos eles quebram com facilidade
opinião de principiante

+ ou - isso

Um grande abraço
Alecsandro08/09/2007 16:25
Duplicidade
Ferreira08/09/2007 18:23
Conjunto
Cláudio

Comparando as sugestões e projeções, eu gostei mais desta última do Alecsandro. No entanto, eu acho que este ângulo da foto que você mostrou fica melhor como costas. Devido à necessidade de ligeira inclinação do topo para a frente, a frente deveria ser o lado oposto e isso pode ser mais facilmente notado na projeção do Alecsandro. Eu também levantaria ainda um pouco mais, digamos 3 a 5 graus, para evidenciar melhor a curva inicial do tronco.
Claudio Eusebio12/09/2007 16:23
Aceitei a sugestão dos amigos.

Ainda vou melhorar o posicionamento dos galhos. O que acham?

Obrigado a todos os amigos que opinaram.
Abraços a todos.

Cláudio Eusébio
nickyfury12/09/2007 16:30
bonsai
Claudio,

Apenas complementando a informação do colega a respeito da fragilidade dos galhos: ao aramar, faça movimentos levemente sinuosos, para acompanhar o desenho do tronco. Faça-o antes de regar a planta (deixe-a sem agua por um dia e meio), e modele os galhos aos poucos, não forçando a posição final numa unica vez, mas gradativamente, como fazemos com a azalea, de maneira que assim corre menos risco de quebrar os galhos, ok? 😄
Claudio Eusebio10/10/2007 13:46
Amigos,

Tentei seguir as sugestões e concordo que realmente está no melhor caminho.

Obrigado a todos que opinaram.
cascao10/10/2007 17:33
boa escolha amigo
Alberto Alves10/10/2007 17:58
Beleza de planta... 😉
Boa escolha!
Grande abraço
darkaso10/10/2007 21:13
Cláudio,

parece tudo certo. Ela precisa de galhos longos agora, deixe eles alongarem bastante para que posam chegar a um calibre mais equilibrado com o tronco, nem precisa de muito grossos não, mas pelo menos um pouco para dar idéia de naturalidade.

T+
flavio bonsai11/10/2007 07:24
ficou muito bom o resultado tem um futuro bastante promissor esse exemplar.