Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de uva

Mirian Valadão06/09/2007 12:58
Yamadori de uva
Caros amigos

Estou enviando a foto do meu "yamadori"de uva, como acho que está meio pequeno, gostaria de saber se devo esperar que ele cresça um
Este é o lado que ele estava preso num buraco na árvores

Um bom dia e abraço para todos

Mirian
nickyfury06/09/2007 14:11
bonsai
Mirian,

aconselho, no caso da videira, a acondicionar sua planta em um vaso, pode até ser próprio para bonsai, mas um pouco maior, para treinamento. Retire a casca que está se soltando, prenda bem as raizes e prepare um substrato drenante, mas ao mesmo tempo rico em matéria organica: substrato plantax (comprado pronto, muito usado por horticultores), caco de telha ou tijolinho maciço, pedaços de carvão vegetal, casca de pinus. 😄

A videira deverá ser "alimentada" com adubação orgânica 45 dias após o envase. 😄

Quanto a sua "mata pau", é uma variedade de ficus, e como todo ficus, ficará ótimo se destacar o trabalho envolvendo uma pedra. Escolha uma de tamanho médio para grande, distribua as raízes por toda a volta. A pedra poderá ser qualquer uma, inclusive toda lisa, se não encontrar com ranhuras e fissuras. Depois, prenda as raízes com cordão de algodão, acondicionando tudo dentro de um vaso plastico grande, onde deverá ficar por um ano, findo o qual poderá então preparar um vaso raso, onde irá acondicionar seu trabalho, pois o ficus terá então sobrando muitas raízes capilares, que irão alimentar a planta. 😄

Nesse ano, não se preocupe com podas de estilização. Deixe o ficus "mata-pau" crescer livremente, para favorecer o desenvolvimento capilar das raízes. 😄
BAIORS06/09/2007 14:18
Ola Mirian vc possui belos exemplares confesso q nunca tinha visto esse tal ficus 😲 Porem todavia o forum se não me engane possui uma materia sobre como desenvolver raizes sobre pedra te digo q de uma olhada e busque varias ideias para seu futuro bonsai 😉