Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Um "pequeno" achado!

vhobus06/09/2007 17:08
Um "pequeno" achado!
Olá Amigos...
Hoje fui levar minha esposa ao trabalho, e uma quadra antes do local tem uma casa em reforma (adoro casas em reforma }-) ). Na caçamba de entulhos havia uma plantinha abandonada...
Levei minha esposa, fiz a volta, e fui verificar...
Tratava-se de um sheflera arborícula (muito boa pra bonsai!!! é bom saber: uma das plantas que mais reduz as folhas 😉 ).
Quando botei a mão, percebi o tamanho da encrenca... Como colocar isso dentro do porta-malas?????? }-) :-D
Dei um jeito...
Eis o bixo:

Inicialmente, um emaranhado de galhos e raízes....
Comecei eliminando os galhos maiores, e as partes mortas do tronco, afim de ver o que tinha escondido.
Depois de muito trabalho, apareceu uma possível frente, onde se valorizava o movimento e a conicidade!

Olhem o tamanho da criança:

E minha cara de cançado.... }-)
Que acharam? Algém tem uma sugestão?
nickyfury06/09/2007 17:28
bonsai
Vejam só: todos nós, motoristas, ao conduzir nossos veículos, levamos no porta-malas as ferramentas básicas: macaco, chave de roda, pneu estepe, triangulo. 😂 😂 😂 😂

O VHobus, não!! Leva: podão, tesoura de corte, alicate concavo e lateral, pasta cicatrizante, vaso p/ treinamento de pré bonsai. 😂 😂 😂

E não pode ver casa em reforma e caminhão carregado de entulho. Manda descer tudo, até achar um troço desses, só para deixar nós outros com uma inveja de dar dó. 😂 😂 😂 😂

Valdir, concordo contigo: essa "criança" por detrás da planta, com essa expressão e segurando firme a borda do vaso, como quem diz: ninguem tasca que eu vi primeiro, é algo extremamente perigoso. Aconselho prudência, hein? 😂 😂 😂

Brincadeiras à parte, Valdir, excelente material coletado. Eu optaria por colocar em uma bacia mais larga e de bordas baixas, para favorecer melhor o sitema de raizame, que é um dos atrativos dessa espécie, além, claro, do indicado por voce. 😄

Vamos acompanhar a evolução dessa plantinha, que certamente irá redundar em mais um lindo bonsai para sua coleção, Valdir. Parabens pelo trabalho até agora executado. 😄
Renan Campara Braido06/09/2007 17:57
Nossa!

Realmente um show!

Por favor poste a evolução Valdir!

Um abraço!

Renan
flavio bonsai06/09/2007 18:10
pelo jeito não sou só eu que anda de olhar atento .
cara tambem achei uma dessas a dias atrás a mulher estava podando e tinha acabado de colocar na lixeira . rsrsrsrs
fiz o mesmo .
depois colocarei fotos dela.
Antonio Castro06/09/2007 18:44
Foca 😲

Valdir

😲 "Pequeno" força de expressão, pela primeira foto, ninguém diria que tem esse tamanho, nem esse potencial 😄

Grande achado, hein 😉

Gostei, vai colocando as suas evoluções 😉

Por falar em evoluções já deves ter mais algumas...ou ainda não.

[ ]s

Castro
Claudio Eusebio06/09/2007 20:55
Grande Valdir, já não basta a visão que tem do potencial das plantas, agora desenvolveu uma visão periférica apurada.
Fica com um olho no peixe outro no gato, ou melhor, um na estrada outro na caçamba.

Parabéns.
Edmilson07/09/2007 19:41
Grande achado
Realmente um grande achado mesmo. Quem disse que caçamba so tem entulho.

Abraço fraterno
Alexandre S. Coelho08/09/2007 00:04
Valdir,

um belo exemplar este garimpado por você ❗

Acredito que já está muito bem encaminhada, e talvez uma pequena redução na altura, futuramente.

abraços
sefo4009/09/2007 19:14
Fantástico seu comentário Nickfury, dei boas risadas. Valeu! 😄
vhobus11/09/2007 09:45
Obrigado a todos pelos comentários...
Agora temos que esperar.... esperar... esperar...
Claudio Rodrigues14/09/2007 04:14
VAldir "ou outro amigo ": Poderiam dizer o nome popular desta planta?

Obrigado!
nickyfury14/09/2007 07:09
bonsai
Claudio,

O nome popular não resolve muito a coisa, mas vá lá: Cheflera-pequena.

O nome cientifico é mais complexo, mas voce encontra variações de grafia, dependendo do grau cultural do viveirista, que vendem mudas de todos os tamanhos. Claro, achar uma como essa do Valdir, é tirar a sorte grande, né? 😄

Schefflera arboricola: eis alguns bonsai interessante:

Apenas para confirmar que, planta como essa do Valdir, dificilmente será igualdada. 😂 😂 😂