Olá Calao
Ferreira escreveu:
...Resumindo, caso seja obrigado a podar muito as raízes, deve podar também parte da copa para reduzir a murcha por desidratação. Por outro lado, se tiver que reduzir a parte aérea, não tem porque reduzir também as raízes se elas cabem no vaso.
Concordo com Amigo Ferreira...se não for necessário podar as raizes, é um indicio de que o transplante também não será de todo necessário, a não ser que seja para um vaso maior de treinamento...para ver se é necessário deveria bastar levantar o substrato do vaso, mas como vocês têm Bonsai de tamanhos consideráveis, não sei...presumo que já não deva ser assim tão fácil 😕 .
As raizes cortam-se por terem crescido e ocupado o lugar do substrato, verificando que este será quase inexistente...por estarem demasiados grandes para o vaso em questão...
O corte como foi referido, será/é para estimular a um novo desenvolvimento das raizes de captaçao...
Devem ser cortadas ( salvo se no momento, se verifiquem ser essenciais à sua sobrevivência) todas aquelas que prejudiquem ou venham a prejudicar o futuro nebari; as raizes grossas (de amazenamento) e algumas de captação se, se verificarem,estar demasiado extensas, quando desenroladas.
Quando se efectua uma poda no sistema radicular, na mesma percentagem deve ser efectuada uma na copa ( p/ Compensação Hidrica), se não o fizer...ela não vai morrer, mas ficará seguramente mais debilitada...porque a demanda de água que a folhagem necessita para cumprir as suas funções, vai/irá ser demasiada para um sistema radicular em convalescença, que nesse momento requer toda a energia possivel, para se recompor da respectiva intervenção...
Eu sempre que procedi ao transplante das minhas, fiz os dois procedimentos, por vezes até os 3 , mas nesses casos de impaciência, alguns resultados vieram a revelar-se fatais...assim fiquei-me pelos dois...por vezes, também me parece ser mais sensato fazer como refere o Amigo Geraldo...principalmente, dependendo da espécie é melhor nem esticar a corda 😉
Também não será demais salientar/recordar que o estado de saúde da Planta, tem bastante peso para a execução ou não de qualquer destes procedimentos.
Boa sorte.
Castro