Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Diminuição das folhas

Gleison07/09/2007 18:14
Diminuição das folhas
Saudações amigos!!!
Gostaria de uma dica...

Como faço a diminuição das folhas??? A técnica é a mesma pra todas as plantas, não é???
Inicialmente pretendo fazer em um Ficus benjamina e uma Paquila(Castanha do Maranhão, que por acaso logo logo irá pra um vaso de bonsai)...

Obrigadooo!!!
Claudio Rodrigues07/09/2007 21:37
Gleison:
Me antecipando aos mais experientes posso adiantar que a desfolha é uma das técnicas para diminuir gradativamente o tamanho das folhas. Planta na sombra tem tendencia a ter folhas maiores. quanto ao ficus especialmente há o detalhe de cortar o galinho entre a folha e o galho. Bom como falei é de principiante para principiante .
joaoporto24/09/2007 10:12
Olá Gleison,

A diminuição das folhas é feita a través da desfolha, seguida de alguns procedimentos, como controle da adubação e da quantidade de água (não pode ter excessos) que se administra à planta e o máximo de Sol possível. Faça sempre na primavera ou no verão.

um abraço
Willian24/09/2007 16:28
Gleison,

todas as informações dadas pelos amigos são válidas, somente uma coisa não disseram, o fícus benjamina não aceita muito bem a desfolha pois pode haver a perda do galho desfolhado...

Um abraço e espero ter ajudado...
Rodrigo Dias24/09/2007 19:43
Willian / Amigos do Fórum

Será que poderiam aproveitar o Tópico do nosso amigo Gleison e nos dizer quais são as espécies em que podemos efetuar o procedimento da desfolha e quais não podemos efetuá-la???

Um Abraço!!!
Ferreira24/09/2007 21:00
Proporção
Pessoal

Enquanto esperamos pela lista de espécies que aceitam desfolha (que deve ser bastante extensa), eu gostaria de chamar a atenção para um detalhe: a redução do tamanho das folhas não é um efeito permanente.

Portanto, deve-se fazer a redução por desfolha somente em plantas já formadas, com o objetivo de refinar e harmonizar a proporção. Em plantas em formação incial o procedimento apenas atrasa o desenvolvimento, sem qualquer efeito benéfico no aspecto do bonsai a longo prazo.
Willian25/09/2007 00:27
O FERREIRA está certo...

Somente algumas coisas a acrescentar. Ao desfolharmos uma planta para que diminua significativamente as folhas, é preciso diminuir a quantidade de água administrada a planta e também ter cuidado com a adubação e expô-las ao sol.

Bom, não sei lhe dizer se todas aceitam a desfolha. Vou dar a minha experiência do que venho testando nas minhas mudinhas aqui...

Amoreira: Já na primeira desfolha, diminuem significativamente as folhas.
Acerola: Respondem muito bem.
Fícus: Cuidado com o benjamina, pois há risco de perder o exemplar.
Azaléas: A minha eu desfolho.

As restantes o pessoal mais experiente diz ok? As coníferas não sei informar, por não possuir nenhuma, mas já vi algumas demonstrações e "aprendi" que não desfolhamos, mas sim "pinçamos" as folhas... Espero ter ajudado... E se em algum momento falei besteira, podem me corrigir...

Um abraço a todos...
Rodrigo Dias25/09/2007 11:13
"...deve-se fazer a redução por desfolha somente em plantas já formadas, com o objetivo de refinar e harmonizar a proporção. Em plantas em formação incial o procedimento apenas atrasa o desenvolvimento, sem qualquer efeito benéfico no aspecto do bonsai a longo prazo."

Beleza de dica Ferreira, muito obrigado por mais esse esclarecimento.

Um Abraço!!!
Rodrigo Dias25/09/2007 11:17
Willian,

Tenho particular interesse nas Azaléias...
De quanto em quanto tempo você realiza esse procedimento e em que época do ano???

Um Abraço
Willian25/09/2007 17:19
Rodrigo, sou iniciante também... Só expus o que venho vendo em minhas mudinhas... Tenho um "galhinho" de azaléia já desfolhei duas vezes, mas não marquei a época certa... Ela densificou bastante... Se reparar, por agora ela vai começar a brotar, a minha já está brotando tem umas 2 ou 3 semanas. Mas não sei, se quando amadurecerem, seria viável desfolhá-las... Deixa alguém mais experiente postar a resposta, pois não sei... Ok?

Um abraço e até mais...
Ferreira25/09/2007 21:14
Willian escreveu:
... As coníferas não sei informar, por não possuir nenhuma, mas já vi algumas demonstrações e "aprendi" que não desfolhamos, mas sim "pinçamos" as folhas...

A pinçagem serve para reduzir a folhagem e estimular a densificação. Conífera sem folha é conífera morta.
Willian28/09/2007 16:52
Olá a todos...

FERREIRA,

o que eu quiz dizer, foi que, pinçamos os brotos e não desfolhamos 😮ops:

Um abraço...
Ferreira29/09/2007 19:23
Desculpas
Willian

Peço desculpas se eu não fui claro na minha mensagem anterior, mas minha intenção ao citá-lo era concordar com o que você escreveu e reforçar!
fabianoscosta29/09/2007 19:32
Amigos, sei que é meio estranho, mas em especial, em pinheiro negro, meu amigo teve semana passada no viveiro do Hidaka e ele disse à ele que não se tira vela de PN!! 😲 😕 😲 Enfraquece o galho e não compacta como os exemplares de nosso maior e honorável mestre... na verdade eu n tenho PN e nem entendo nada deles, mas que é uma afirmação para discutir, isso é! 🙂 🙄

Abraço
Fabiano