Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

3 tocos , 3 esperanças

joellagunasc08/09/2007 10:40
3 tocos , 3 esperanças
Este feriado de 7 de setembro , acho que foi bem produtivo coletei 3 provaveis futuros bonsais ( por enquanto apenas 3 tocos ) Gostaria da opinião dos amigos

01 - um lado

03 - Outro lado - Este tem 50cm de altura

Gostaria de saber se devo encurtar mais estes 2 troncos superiores. Na verdade nunca fiz um bonsai digamos de longo prazo , pois sei que este levara alguns anos para tomar forma de bonsai.Ele possui 50cm de altura da borda do vaso e 30cm de espessura do ,tronco

04 - Possui 50cm de altura e 20cm de tronco

05 - Um lado

06 - Outro Lado

Conto com a ajuda dos mais experientes

Abraços

Joel

Frangors08/09/2007 14:04
Opa! belos exemplares!
Quais são as espécies?
Neste site podes tirar algumas idéias: http://www.orlandobonsai.com/
Ele usa arvores masi trocudas para formar bonsai! Na minha opinião se saiu muito bem! auuhauha

Abraço
joellagunasc08/09/2007 14:25
Frangrs.
Obrigado pela dica do site

A 01 é conhecida no em SC como espinheira ( não a Santa) no RS eu conhecia pelo nome de Unha de Gato. Deve ser a prima pobre da caliandra hahahaha.... pois é bem semelhante so que não da flor.

As outras duas tu me desculpa mas eu não sei que planta é . Colhi elas nos matos ao redor de minha casa , pois por aqui em Laguna sc tem muita

Abraços
Ferreira08/09/2007 18:30
Joel

Você fez belíssimas escolhas. Se continuar fazendo as escolhas corretas para elas a partir de agora, certamente terá lindos bonsai de qualidade num futuro não muito distante!

Esperemos a rebrotação para poder sugerir as modelagens, mas eu sugeriria agora completar o substrato dos vasos, para não ter nenhum problema de morte de raízes e deterioração do nebari. Como mostrado no passo a passo que você postou no Fórum Central, o melhor é deixar o nebari protegido, até a estilização final, quando ele será um elemento essencial.
joellagunasc08/09/2007 20:18
Ferreira , so me resta te agradecer pelas dicas tanto neste quanto no topico Tentativa de Madeira morta , que tambem postei hoje.
O Atelier não é um site é uma escola.
Tu achas que a altura dele ta boa? Vai ficar legal? Não seria melhor rebaixa-lo?Ou espero a broatação?

Valeu

Joel
Alcides Junior09/09/2007 07:38
feriado
Isso é que é aproveitar bem um feriado...belos exemplares Joel, depois posta eles quando recuperarem as folhas. 😉
Ferreira09/09/2007 09:23
Tamanhos
Joel

Eu não possso simplesmente dizer se a altura de 50 cm está "legal" ou não. Isso depende da altura que você planeja para sua planta ao final da estilização.

No entanto, posso prever que seu bonsai formado a partir de uma base de 50 cm ficará com altura superior a 60 cm e provavelmente próxima de 1M. Ou seja, ele será um bonsai de grande tamanho, pois para restaurar a conicidade dos galhos principais você terá que deixar eles crescerem bastante.

Se seu desejo é ter um bonsai de grande porte, mantenha o tamanho atual da base. Mas se seu desejo é ter um bonsai de tamanho médio e com base ampla, então reduza a altura dela. Essa nova redução não precisa ser feita agora, pode esperar a planta se recuperar do transplante e da poda radical já realizada.
joellagunasc09/09/2007 10:29
Ferreira , que tu achas da ideia desta foto , penso em fazer desta forma para ele ficar digamos assim mais encorpado mais compacto. Saiba que eu estou começando e como ja falei , ainda não consigo visualizar o trabalho pronto.

PS: Não manjo nada de photoshop

O numero 04 estava pensando em deixar aquela ponta comprida para fazer um jin que tu achas?

Joel
attilaokada09/09/2007 12:39
Vou dar uma sugestão de poda, que tal deixar somente um dos galhos pra dar mais conicidade no tronco? Fiz umasprojeções. Será que daria certo?
O que vc´s acham?

joellagunasc09/09/2007 14:49
A ideia é valida Atila , mas é que eu não quero perder o movimento destes dois troncos que parecem ser muito promissores.
Mesmo assim obrigado pela sugestão

Abraços

Joel

Ferreira09/09/2007 16:04
Sugestão
Joel

Eu faria mais ou menos o seguinte:

Não esqueça de proteger os cortes com pasta selante (ou algo similar) para que não morra uma parte do tecido que iniciará a brotação.
Antonio Castro09/09/2007 17:22
Olá Joel

Todas elas são promissoras 🙂 😄

Em resposta ao seu pedido, por razões de disponibilidade...só fiz uma, aquela que para já, me parece a mais apelativa...

É apenas um exemplo de volumes, não pretende ser o trabalho final, a qual nem tão pouco conheço, por ex: qual o seu tipo de folhagem, Ok 😉
apenas uma/outra das hipoteses em aberto.

Boa sorte 🙂

[ ]s

Castro
vhobus10/09/2007 10:01
Olá...
Concordo com o virtual do Castro... apesar de q a outra frente é melhor.
Precisamos considerar algumas coisas:
Movimento não é composto apenas de curvas. O que mais compõe o movimento?
1. Curvas
2. Linha de crescimento do tronco: é o sentido em que seguem as nervuras e sulcos provenientes do crescimento.
3. Força do nebari: O nebari interage com as linhas de crescimento, sendo que ele geralmente é mais forte de um lado. Precisa equilibrar esta força na hora de formar a copa.
4. Textura da casca: as linhas e marcas da casca sugerem movimentos ao tronco.
5. Ritmo: O conjunto de fatores acima compõe um ritmo a ser observado.
Curvas repetitivas tornam o ritmo monótono e artificial (ex. plantas chinesas que vendem por aí, que parecem um S).
6. Jin e Shari: Precisamos conciderar estes elementos na hora de escolher o movimento tb.
7. Conicidade: afinamento natural do tronco (o desenho do Átila não observa isso).
8. Relação galhos - tronco: depois de definido o tronco, os galhos devem ter o mesmo ritmo do tronco (evite tronco reto e galhos tortos, e vice e versa).

Além desses fatores, devemos procurar a alternativa em que se apresentem menos cicatrizes na parte da frente do tronco.
Tudo isso é importante antes de decidirmos qual galho deve ser eliminado...
Segue uma possibilidade, observando os pontos acima. A linha azul mostra a linha de crescimento do tronco. Os jin curtos ressaltam o movimento e a grossura do tronco.
attilaokada10/09/2007 14:05
Mandou bem na explicação vhobus. O tronco fica muito mais bonito seguindo a idéia do Antonio Castro mesmo.
Antonio Castro10/09/2007 17:51
vhobus escreveu:
Olá...
Concordo com o virtual do Castro... apesar de q a outra frente é melhor.

Oi Valdir

Eu também gostei desse movimento (é bem apelativo), e tive em mente começar por ai mesmo,...o único senão que vi em relação à outra, foi que o ápice tende a afastar-se do observador...apenas por isso, escolhi aquela outra 😉
De qualquer forma, nada que Paciência e um bom arame não resolva 😉 😄

Bom trabalho... 😉

[ ]s

Castro
joellagunasc10/09/2007 19:24
Vhobus e Castro , excelente as ideias de voces , há um porem:
Este galho que se tornaria o apice da futura planta esta seco(seta)

Este topico esta se tornando uma aula de bonsai para mim . Obrigado

Joel
Antonio Castro10/09/2007 19:52
Olá Joel
joellagunasc escreveu:
...Este galho que se tornaria o apice da futura planta esta seco(seta)

Ok...é um contratempo...ainda assim, exequível.
Ele está totalmente seco, em todo o perimetro ou apenas letárgio?? já raspou para ver o cambio??

Mesmo que esteja seco...o ápice reconstroi-se...
Se fosse minha, talvez fizesse a poda dos ramos conforme o Valdir desenhou por etapas, isso permite que um deles, faça de ramo de sacrificio.
Ao cortar um de cada vez, vai obrigá-la a redireccionar a energia para outro local, que será no ramo que ficou, ou noutros pontos onde se encontrem gomos latentes...

Pode muito bem ter algum ai nesse ramo, sem que seja muito perceptivel.

Se despontar algum ai, ainda que mais abaixo( o que pode muito bem acontecer), é deixá-lo crescer livremente até que possa substituir esse.

Agora é escolher a estrutura principal da árvore...o resto vem depois e ela com esse corpo, quando começar a recompor-se vem com a força toda...haja depois adubo para ela 😄 😄

PS: Não são aulas...são partilhas, que devem ser ponderadas e cruzadas com outras informações existentes 😉

Boa sorte

Castro
joellagunasc10/09/2007 21:40
Valeu Castro , com certeza farei conforme o projeto do Valdir. Na verdade bonsai e não ter pressa , provavelmente irá brotar algum ramo novo proximo a base do galho seco , que podera ser o novo apice.

Abraços

Joel
vhobus11/09/2007 09:35
Valeu Castro...
Na frente que vc elegeu, vc pode observar que a primeira curva forma um "peito" em direção do observador. Isto é considerado pelos japoneses como "falta de respeito". Um ápice pode ser entortado e puxado pra frente, até mesmo inclinando levemente a base dá arvore, contudo, um peito no tashiagari não tem conserto...
Agora, vamos ver se o novo ápice vem no lugar certo... hehehehe
Joel, deixe o tronco com a frente voltada para a maior incidência de luz... isso estimula a brotação no lugar certo.
Antonio Castro11/09/2007 16:21
vhobus escreveu:
Valeu Castro...
Na frente que vc elegeu, vc pode observar que a primeira curva forma um "peito" em direção do observador. Isto é considerado pelos japoneses como "falta de respeito". Um ápice pode ser entortado e puxado pra frente, até mesmo inclinando levemente a base dá arvore, contudo, um peito no tashiagari não tem conserto...
Agora, vamos ver se o novo ápice vem no lugar certo... hehehehe

É verdade, sim senhor...parece um joelho de elefante 😲
Bem observado Valdir... concordo contigo 😉

Joel, muita calma 🙂 ...agora é dar tempo ao tempo, que nós aguardamos pelas evoluções 😄 😄 ...fotos, não esquecer de muitas tirar fotos nesse interregno.

Boa sorte

[ ]s

Castro