Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Reestilização de uma caliandra...

vhobus08/09/2007 12:48
Reestilização de uma caliandra...
Olá Amigos...
Esta caliandra consegui através de uma alporquia em 2001. Na época nao escolhi muito bem o tronco, os galhos etc...
Acabei estilizando ela como Moyogi. Contudo, seu tronco é muito fino, e a copa estava muito pesada (densa). Aos poucos fui percebendo a necessidade de mudança.
Deixei ela brotar livremente. Saiu um broto na base do tronco. A princípio deixei ele para fortalecer o nebari. Agora, seurgiu a possibilidade de um novo estilo... e...
Eis o trabalho:

O novo estilo é tronco duplo... Ainda leva um tempo pra formar a arvore menor, é só um broto ainda.
Agora, é esperar pra refinar ela!
araldi09/09/2007 21:24
Olá Valdir

Parabéns pela criatividade , realmente ficou muito melhor o novo estilo. Dentro de alguns anos vai ter um exemplar muito bonito.

É muito bom ver vc postando novamente, a qualidade dos seus trabalhos sempre me agradaram muito e servem de inspiração sempre!

Um abraço

Gerson Araldi
SEKI - Elio Luis Secchi10/09/2007 09:33
Valdir,
excelente trabalho!
Este tipo de acompanhamento mostrado por ti faz com que nós, principiantes começemos a ver novas possibilidades quando temos uma planta na mão. Muitas vezes fechamos os olhos a uma única possibilidade quando na verdade existem outras bem melhores.
Parabéns e obrigado por compartilhar.

Abraços

Elio
nickyfury10/09/2007 18:01
bonsai
Grande Valdir,

Sempre surpreendendo com suas idéias e projetos arrojados. Parabens pela resposta a esse desafio. Excelente. 😄

Mas me diga: por que deixou o primeiro galho nessa posição e tão alongado? 😄
vhobus11/09/2007 09:30
Grande Nicky...
Aquele galho da direita está mais longo porque o broto que será a nova ponta do galho ainda não está suficientemente forte. Trata-se de substituição de ponta de galho, um processo que precisa ser feito aos poucos.
Muitas vezes cortamos já no tamanho que queremos, e com isso podemos prejudicar o futuro desenvolvimento.