Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tentativa de madeira morta

joellagunasc08/09/2007 16:22
Tentativa de madeira morta

Este é um tipo de cipreste

Encontrei esta madeira proximo de casa e resolvi fazer uma tentativa de bonsai com madeira morta

Aí está

Ao lado um celular para ver as proporções do trabalho

Peço a opinião dos amigos para melhora-lo

Joel
Ferreira08/09/2007 18:16
Escolhas
Joel

Com um belíssimo tronco destes, eu teria feito o tanuki no estilo moyogi. O padrão retorcido e ereto, com ótima conicidade, teria dado um efeito formidável. Mas cada cabeça, uma escolha!
Antonio Castro08/09/2007 19:14
Olá Joel

Não posso deixar de concordar com o amigo Ferreira...o movimento da copa contraria o já denunciado pelo tronco...porque não aproveitar essa fluidez?....

Outra opção...Se fosse meu, pela sua natureza jovem...com o tempo e treino que tem pela frente, tentaria que andasse mais ou menos por aqui 😉

Obrigado pela partilha

Boa sorte 😉 .

PS: Quando possivel, é conveniente não fotografar algo com tijolos por trás, isso aumenta bastante o grau de dificuldade para quem tiver que fazer um possivel virtual... ou seja, demora-se mais tempo a assentar tijolos que a fazer o virtual 🙂 😄

Cptos.

Castro
joellagunasc08/09/2007 20:06
Ferreira , fora de serie a tua ideia , mas para quem esta começando como eu fica dificil visualizar o bonsai antes de começar a faze-lo. Depois do teu conselho ficou obvio que deveria ser assim . Fica aquela pergunta: Porque eu não tinha pensado antes
Vou muda-lo já.
Antonio antonio castro . com este teu virtual humilhaste o meu real , ficou lindo .
Na verdade eu estava sem uma planta mais adequada para este trabalho , mas sem duvida vou muda-lo.
Eu adoro estas projeções virtuais , ficam lindas e nos ensinam muito.
Eu achei que o fundo com tijolo facilitasse a projeção

Parabens e obrigado pelas dicas valiosas , me abriu os olhos , para o que estava obvio

Abraços

Joel
Antonio Castro08/09/2007 20:27
Olá Joel

joellagunasc escreveu:
Antonio antonio castro . com este teu virtual humilhaste o meu real , ficou lindo .
Na verdade eu estava sem uma planta mais adequada para este trabalho , mas sem duvida vou muda-lo.
Eu adoro estas projeções virtuais , ficam lindas e nos ensinam muito.
Eu achei que o fundo com tijolo facilitasse a projeção

😕 😮ops: não foi minha intenção minimizar o fruto teu trabalho, as minhas desculpas se lhe passsei essa sensação 😮ops: ...apenas tentei mostrar outras possiveis opções.

Como é obvio todas as árvores passam/passaram, por uma evolução até chegar aquele ponto que se vê ali, outras ainda mais, como é o caso das árvores de eleição...contudo para mim são esses "entretantos" que realmente dão prazer e faz valer a pena 😉...

Os virtuais é ou devem ser, como os esquiços feitos à mão livre, antes de se iniciar um trabalho de pintura...tal como um pintor antes de iniciar a respectiva tela.
...devemos praticá-lo para fazer possiveis combinações...não precisa de ser muito elaborado, é mais para estudar prévios de volumes de massa verde, conjugados com os movimentos existentes...,ou não...porque podem não existir, e serem precisamente um dos trabalhos a ser feitos posteriormente.

Quanto aos tijolos, efectivamente tornam o trabalho mais dificil...

Boa Sorte

[ ]s

Castro
joellagunasc08/09/2007 20:31
Antonio Carlos , humilhaste , de uma maneira positiva , ficou fora de série, espetacular , Podes continuar humilhando meus trabalhos o quanto quiseres que eu so vou te agradecer.
Tu usas o photoshop?

Joel
Antonio Castro08/09/2007 20:45
Olá Joel
joellagunasc escreveu:
Tu usas o photoshop?

Uff...isto da "net" tem dias, nunca se sabe...,Ok...fiquei mais descansado 😂

Ainda bem que foi teu agrado 😉

De qualquer forma...o tronco do Tanuki não se importará de esperar...como tal, talvez seja mais prudente deixar a árvore recuperar e no próximo ano, então proceder-se aos trabalhos que achares necessários...isto se o trabalho foi feito à algum tempo...

Quanto ao programa, é o Photoshop

[ ]s

Castro
joellagunasc09/09/2007 10:34
Estou pensando em removar aquela planta e colocar no lugar uma mais adequada e parecida com o estilo que tu destes no teu virtual pois ficou lindo

Se não for pedir demais , voce poderia fazer para mim uma projeção das muda que eu coletei esta semana e que estão no topico " 3 tocos , 3 esperanças"?

Achei muito bonito o teu trabalho de projeção.

Abraços

Joel
joellagunasc09/09/2007 14:43
Amigos , depois das dicas de voces e da projeção do Castro não resisti mudei este futuro tanuki , agora usei uma Kaizuca que eu não tinha ideia do que fazer com ela . que que acharam?

Antes

Depois
Ferreira09/09/2007 16:17
Ih...
Joel

O efeito agora ficou melhor que antes, pois a copa respeita a direção de movimento do tronco. Mesmo assim, os galhos estão caindo muito, sugerindo o estilo fukinagashi, mas eu acho que de forma não muito satisfatória. Este belo tronco merece que seja tirado o máximo dele.

Como eu sugeri antes, continuo achando que o melhor estilo para este tronco seria o moyogi. Outro ponto é que agora você posicionou o tonco vivo por trás do tronco morto, denunciando sua intenção de escondê-lo. Seria melhor ter plantado na mesma posição do anterior, mas estilizar a copa mais ou menos como na projeção do Castro. A maior parte da copa fica do lado direito, mas algo verde deve ficar também à esquerda, para contrabalançar.

Repetindo, como sempre, isto é o que eu faria, mas "cada cabeça, uma sentença"!
nickyfury18/09/2007 18:30
bonsai
E repare bem que na excelente projeção do grande bonsaista Antonio Castro ele trabalha a madeira morta, harmonizando-a com a estrutura proposta. Deixar como está, lógico, não é o ideal. 😄

Ao fazermos um TANUKI, temos que ter uma idéia bem definida para não ter que mudar nada. Claro, tendo uma ajudazinha como essa do nosso amigo lusitano é sempre algo que vem a calhar. Concordo com o Ferreira, acho que uma aramagem nessa kaizuka permitira uma correta distribuição da copa, se não dentro da perfeição sugerida pelo Castro, ao menos algo que chegue próximo. 😄

E continue postando fotos, para podermos acompanhar esse que promete ser um magnifico trabalho. Parabens pelo achado, um tronquinho desses é algo de muita valia. 😄
joellagunasc18/09/2007 18:57
Nick obrigado pelo comentario , eu moro proximo a muitas matas , se eu te contar o que tem por aqui de troncos secos para fazer tanuki tu não vai acreditar , falta é arvore pra tanta madeira.
Laguna é uma cidade de praia , então encontro muitos troncos secos retorcidos na beira da praia , um mais lindo que o outro.

Abraços

Joel
Antonio Castro19/09/2007 20:01
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
E repare bem que na excelente projeção do grande bonsaista Antonio Castro ele trabalha a madeira morta, harmonizando-a com a estrutura proposta...

Olá Amigo Luiz Fernando

Obrigado pela consideração que me tem, é reciproca, mas "grande" não, por favor 😉...aprendiz...aprendiz de Bonsaista, essa é a verdade, meu Caro Amigo.
Com mais conhecimentos que uns, com menos conhecimentos que outros...o que sei, ou julgo saber, não me importo de partilhar...como é o caso destes virtuais...outros pontos de vista em cima da mesa.
Na verdade são uteis aos donos das arvores, mas também o são, aos que os fazem, por se tratar de um exercicio em muito identico aquele com que nos deparamos, quando estamos frente a frente com uma, só que aqui temos uma vantagem (bem grande) podemos ser mais arrojados, afinal quando se errou, é só fazer um "undo" e refazer de novo 🙂 😄
Uma vezes saiem melhor, outras pior, tal como nos Bonsai,...também pelo tempo que demoram, não se pode estar sempre a fazê-los 😉

[ ]s

Castro
nickyfury21/09/2007 16:36
bonsai
Castro,

Deixemos o "grande" em evidencia, nem que seja para qualificar nossa amizade, pois não? 😂 😂 😂 😂

Creio que não iremos, com esse arrazoado, ferir suscetibilidades alhures, meu caro. Então, para mim, és um grande amigo. Logo, um grande amigo bonsaista. Como a palavra "amigo" está oculta na frase que vc ressaltou, gostaria que a considerasse presente assim mesmo, para que possamos continuar tranquilos. 😎 😎 😎 😎

➡️ ➡️ Mas é claro que, com minhas palavras, ainda não quis outorgar a voce o título de gran mestre bonsaista. Não só por que ainda não sou uma sumidade nisso, para distribuir esse tipo de honraria, como ainda sei que falta-lhe muito para atingir esse pináculo, muito embora esteja o nobre amigo nessa senda, infatigável como soi ser os lusitanos. 😂 😂

Entonce, garoto, como dizem os bambas: segure a onda, não naufrague nas palavras enganadoras das loas frívolas e inconsequentes, e toque o barco, timoneiro, que a vaga é imensa e o mar é profundo... 🙄 🙄

😂 😂 😂 😂 😂 😂

Ei, Castro, perdoe minha veia humoristica hoje, hein? um abraço. 😄
Antonio Castro21/09/2007 18:56
Olá Amigo Luiz Fernando 😄

Ok...concordo plenamente 🙂 😄 ...esse será talvez um dos maiores legados que esta arte proporciona, pelo menos a quem a pratica de uma forma desinteressada....a amizade entre as pessoas, independentemente do seu estatuto social. 😉....
Desinteressada, entenda-se no sentido, como se fosse um hobbie, obviamente nem todos assim o encaram/vivênciam e outros horizontes& interesses se levantam.

Abraço.

Castro
Alexandre S. Coelho21/09/2007 20:02
Oi Joel,

muito legal esta madeira!

Como os amigos já deram ótimas dicas, eu só posso tentar ajudar com um projeto com o que foi proposto:

Sim, a opção pela kaizuka foi muito boa... tenho um parecido 🙄 😂

abraços
joellagunasc21/09/2007 21:24
Obrigado , Alexandre , agora é esperar a Kaizuca se desenvolver para definir o estilo.
Muito legal teu projeto

Joel