Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro negro

Claudio27/04/2005 16:38
Pinheiro negro
Boa tarde

Estou de volta ao forum.
Agora pra saber sobre o pinheiro negro(pinus thumbergii)
Ele se adapta bem a um clima quente 35 graus em média?
Já li que esse pinheiro não se adapta ao clima brasileiro.Isso é verdade?

Um grande abraço a todos.
Marcelo_Tchê27/04/2005 21:55
Sobre nao se dar certo no brasil: MENTIRA!!!!

Eu tenho alguns e vao muito bem.

Nao sei como eh seu clima ai, mas aqui eh beleza.

35 que vc fala eh no verao? quanto faz no inverno?

Mas lembre-se de alguma dicas basicas:

- Gostam de solos bem drenado, nada de excessos de agua

- Bastante sol, mas cuidado com o sol quente do verao principalmente ao meio-dia

- Estao acostumados ao mais intenso inverno, por isso deixe eles no lugar mais frio de sua casa no inverno, mas que pegue sol o dia inteiro.[

- Nada de podas dos galhos no verao, ha perigo de desidratarem ate a morte. Deixe isso para o inverno quando a seiva estivar parada.
Felipe Frango Zappala27/04/2005 22:03
Cláudio, tudo bem?

É como o Marcelo falou... tem gente no Rio que cultiva.
O Marco, mora no Rio e tem alguns exemplares, pode te falar melhor.

Grande Marcelo, a região que o Cláudio está é bem quente. Um pouco menos que aqui aonde estou. Eu, particularmente, não tenho essa espécie aqui nesse calor, não penso nem em testar.

Abraços.
Lando28/04/2005 20:11
Felipe,

São Fidélis faz muito calor! Mais do que aqui...

São Fidélis é um forno! (fica pertinho de Itaperuna). É a Região norte do Estado do RJ.

Claudio,

Acho que você não consiguirá manter um PN aí! Mas em todo caso, não custa nada tentar, certo?

Boa sorte!

Até mais,
Felipe Frango Zappala28/04/2005 22:00
Fala Lando,

Conheço o lugar, você acha mesmo que é mais quente?? Sei lá, pode até ser, mas com certeza deve ter mais umidade...
Por falar nisso, no caso dessas espécies, o que será que conta mais? Temperatura ou umidade?

Abraços.
Marco Nascimento29/04/2005 20:10
Re: Pineiro negro
Claudio escreveu:
Boa tarde

Estou de volta ao forum.
Agora pra saber sobre o pinheiro negro(pinus thumbergii)
Ele se adapta bem a um clima quente 35 graus em média?
Já li que esse pinheiro não se adapta ao clima brasileiro.Isso é verdade?

Um grande abraço a todos.

Claudio, por acaso eu tenho uma jabuticaba e uns 18 pinheiros negros, todos estão ótimos e olha que moro em lugar bem quente, perto de Bonsucesso.
Quanto à jabuticaba, comprei a minha com quase 2 metros e a deixei com uns 40 cm, ela ficou toda pelada, mas voltou rapidamente a brotar, recentemente dei uma reestilizada drástica nela, tirando inclusive 2 galhos bem grossos e ela já voltou...
Ou seja, só posso te dizer que a jabuticaba é uma planta bem resitente e tem uma brotação bem vigorosa.
Um abraço.
Lando29/04/2005 21:18
Fala, Felipe!

Acredito que as duas vertentes são importantes, tanto a temperatura quanto a umidade.

Até mais,