Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa Fukinagashi - Está no caminho?

12
nickyfury17/09/2007 17:56
bonsai
Elio,

Ficou péssimo, meu chapa. Melhor reiniciar, aproveitar os galhos aramados e usa-los como estaca, aguardar a nova brotação e formar um moyogi. 🙁

Há alguns anos, num curso com o Carlos Tramujas, ele aplicou uma técnica interessante em um junipero: abriu o tronco ao meio, no sentido da altura, rafiou, prendeu arames grossos nas laterais (tres pares em cada lado, aramando por cima com arame igualmente grosso. Em seguida, deu movimento ao caule, conduzindo-o a ficar ajustado como bem entendesse. 😲

Não sei se poderia aplicar essa técnica na serissa. Nunca tentei, mas é aquela velha história, há sempre uma primeira vez para tudo, né? 😄 Talvez dê certo. Um bonsaista aqui em Brasilia fez isso com outra espécie, com bons resultados igualmente. 😄

Se for tentar, lembre-se de não irrigar a planta por um dia e meio antes de faze-lo, exceto borrifar a folhagem, se houver alguma. Se apenas um corte no meio não parecer suficiente, pode-se dividir em quatro. O importante é manter fixo e uno o sistema radial (raizes+base do caule) e a parte onde começa a divisão dos galhos (uns dois ou tres cm antes). 😄

Amanhã irei tentar fazer isso com uma serissa que tenho. O caule é grosso o bastante, e cresce reta. Vou fotografar o processo. Se der certo, damos um passo à frente. Se não, paciencia: faço outra coisa com os caules divididos. 😂 😂 😂 😂 😂
juniosg17/09/2007 21:47
modelar troncos grossos,...
vou tentar criar uma oportunidade pra usar isso!!!

gostei da ideia^^HAHAHAHA ... mas eu sou meio doido mesmo HAHA...

valeu^^
SEKI - Elio Luis Secchi18/09/2007 09:14
Nicky, você confirmou o que eu achei desde o início. Este lado está pior do que o anterior. Ele esconde um pouco o "arco", mas mostra todos os outros defeitos, fica sem harmonia. Na verdade praticamente só mudei a foto.
Quanto a zerar e fazer um moyogi, a planta vai ficar muito pescoçuda, conforme já havia colocado na primeira postagem. Então seria de fazer um alporque no meio desta curva e dividir a planta em duas.
Esta idéia de rachar o tronco é bem interessante. Mas de fato a serissa quebra igual a vidro. Acho que estou decidido pelo alporque, está na época e em poucos meses tenho a planta em franco desenvolvimento.

Grato pelas dicas

abração

Elio
juniosg18/09/2007 11:30
alporque...
naum que eu já tenha feito um bonsai mas eu tenho uma sugestão
entro o alporque e uma enchertia eu prefiro a enchetia,...
na me parece interessante essa aporque usado para corrijir uma planta canaluda ,... mas isso é pessoasl, toda vez que eu ouso isso me dá uma pontada,...
...
seguinte,... tracionamento funciona em serissa bem?...
eu acho que é uma coisa a se pensar,...
passa uma câmara de ar no meio do tronco da serissa,..e na base da raiz(talvez em volta de todo o tronco) depois de lavada a terra da raiz toda(pra facilitar o trabalho e pra fazer o transplante e uma possivel poda de raiz,..., serissa é resistente ao ponto de vc serrar ela no meio do jeito que ela tá ai, e a estaca com galhos fincado no chão, pegar!!!...)

ai vc pode optar pelo moyogi(desculpa os erros de ortografia,..., mas pelo menos vcs naum estão sendo forçados a ver a minha letra,...) ou manter o fukinagashi em ambos os dois casos me parrece interessante o uso de enchertia... pra jim(naum lembro de ter visto jin em serrisa, ela aceita isso bem?) e um possivel primeiro galho no fukinagashi e no moyogi, ho é mesmo pro primeiro galho tb,... HAHAHA o/ ...mas ai já na quininha,..kina,... tabua da beirada,... hahahha^^

valeu
ps: eu acho que eu iria preferir o moyogi pra essa planta,... mas eu naum sou fâ de moyogi!!! que triste,... hahaha aproveita o encherto e faz um chokan ^^ chokan é imponente que só^^ hahaha (desculpa as bricadeiras =D )
nickyfury18/09/2007 17:18
bonsai
Desculpe, colega, mas vc já fez enxerto alguma vez, em alguma planta? Tentou e teve sucesso com enxerto em serissa? Se tiver tido sucesso, passe as dicas para nós, com maior clareza, para que todos possamos aprender um pouquinho mais. Aprender, para mim, é algo essencial, e não abro mão, venha as lições de quem for. 😄

A propósito: onde exatamente o nobre colega iria enxertar? O que iria ser enxertado? e qual a finalidade do enxerto, exatamente? 😲

Erros de portugues, todos temos, ninguem é perfeito aqui no forum. Mas é importante ter coerencia de idéias, principalmente ao sugerir algo que vc acredita que possa melhorar a planta de alguem. Do contrario, escrever algo irrelevante, apenas para dar uma opinião canhestra, sem fundamentação nem conhecimento do que se trata, é o mesmo que ficar colocando letrinhas sem nexo nenhum. Não leva a nada, não agrega nada, não explica nem ensina nada. 😮ops: 😮ops: 😮ops:
juniosg18/09/2007 20:18
...(eu tinha a intenção de postar algumas plantas depois espero ue vc anum deixe de dar uma opinião por causa dessa conversa,... , eu gostaria de ouvir a sua opinião sobre elas..., obs elas naum são bonsai... mas mudas, eu ainda anum fiz nenhum bonsai,...)
...
eu disse desde o comêço que anum tinha conseguido fazer nenhum bonsai,... mas a minha sugestão persiste!!! resetá essa planta começa ela de novo, os galho,... ou deixa ela como tá, e ame-a e aceite-a como ela é,...
naum eu naum tenho esperiência com enchertia em bonsai e muito pouca esperiência com encheria, senhor grande e sabio mestre nick,...
na verdade desde o começo a minha intenção era fazer com que mudassem o jeito de ver as coisas,... incentivar todos a pensar por si mesmo, grande mestre, por isso o monte de letrinhas aparentemente sem sentido, grande mestre,... e quanto ao porque fazer enchertia,... num moyogi ela, no caso de uma naum eliminação total dos galhos, a enchertia direcionaria o crecimento... mas tendo em vista que eu descobri que serrisa naum é muito boa pra enchetia,... que tal aquela tecnica que eu vi nesse forum mesmo,... consiste em tirar uma parte de cotiça acima da gema que se quer que se torne galho,...de modo a desviar a seiva para ela e faze-lá se desenvolver,... será que funciona em serrisa?... ^^
ela tem uma cicatrização boa,...

quanto ao encheto em serrisa...
pode deixar senho rrande sabio assim que eu aprender eu te encino,... eu o pequeno e insignificante ninguem,... que naum tem direito a voz diante dos grandes mestres...

valeu^^
juniosg18/09/2007 20:26
ha,...
em um fukinagashi... a enchetia, que ao que parece é difissil,nos daria material para jin,... é bem comum encontrar jin em plantas nesse estilo,... mostrando a força do vento...

falando em cahestra,... eu descobri ante hontem, acho, que sinônimo de canhoto é sinistromano,... hahaha e agora canhaestra,... HAHAH^^

valeu^^
SEKI - Elio Luis Secchi19/09/2007 14:27
Agradeço a todos que deram sua opinião.
Já está de bom tamanho.....
Abraços
Ivanil Pimentel Vieira11/02/2008 20:03
Caro Élio,

depois de algum tempo sem navegar no Fórun, e tentando voltar, deparei com tua mensagen e depois de acompanhar tudo com muita atenção resolvi pedir para postar foto do atual estado de sua planta.
Acho que como eu ,muitos foristas tem curiosidade em saber qual foi tua decisão final ,bom, se isso for possível.

Um abraço

Ivanil
SEKI - Elio Luis Secchi13/02/2008 14:36
Meu caro amigo Ivanil,
te agradeço por ressusitar este tópico.
Na realidade em termos de estilização ainda não fiz nada. Está como estava.
É que procurei seguir alguns conselhos e fui aos poucos, por ordem: a primeira questão que tinha que ser vista era a do nebari, pois naquela lata o nebari estava todo enterrado.
Então certo dia resolvi tirar da lata e procurar o melhor nebari que casualmente era o mesmo da frente que eu havia escolhido. Então veio o segundo passo que seria plantar ela num recipiente menor, reduzindo as raizes que eram enormes. Podei muito as raízes e aproveitei para fazer dezenas de mudas com elas. Todas brotaram. O movimento natural das raízes da serissa se tornarão troncos interessantes no futuro.
Na procura por um recipiente me deparei com uma pedra, meio grande, e com uma grande cava e achei que por enquanto deveria plantar aí. E assim está, conforme a foto. Por enquanto serve para algum curioso que olha e diz: "veja parece que foi varrida pelo vento!!!" Claro que eles não sabem que existe o que nós denominamos de um defeito incurável: este tronco em forma de arco.
Agora ela já está novamente recuperada e creio ser a hora do próximo passo: Um alporque no meio deste tronco, transformando-a em duas plantas, pois este tronco do nebari até o primeiro galho tem 30 cm o que inviabiliza a idéia de colocar na vertical e fazer um moyogi: O arco permaneceria e ficaria uma planta muito pescoçuda.
No mais, por enquanto este arco não me lançou nenhuma flecha .... rsrsrsrs.
Estou esperando o que disse o mestre Hidaka: esperar a planta dizer o que e quando fazer...

abraços

Ivanil Pimentel Vieira13/02/2008 20:13
Caro amigo Élio,

fico muito contente com a continuitade do teuTópico e principalmente vendo a execelente planta muito bem encaminhada pelo amigo.
Tua pedra foi na verdade um grande achado e na minha opinião o conjunto ficou muito bom.Você sabe, tenho pouca prática, mas acho que está sendo tudo bem encaminhado com bons resultados num futuro bem próximo.
Parabéns e sucésso!

Um abraço,

Ivanil
SEKI - Elio Luis Secchi14/02/2008 17:14
Valeu, garoto!!!
E continuo aceitando idéias e opiniões de todos os colegas foristas.

abraços
12