SEKI - Elio Luis Secchi10/09/2007 14:43
Enxerto de Azaléia - Qual o método?
Alô amigos do bonsai!
Apesar de conhecer diversos métodos de enxertia e usar em plantas em geral, nunca enxertei azaléias. A fim de ganhar tempo ao invés de experimentar, gostaria de saber dos que já fizeram qual o melhor método de enxertia para azaléias. Pretendo usar como "cavalo" a azaléia comum de flores grandes, em função do tronco de boa espessura e enxertar espécies de flores e folhas menores.
Também gostaria de saber qual a melhor época para isso.
Abraços
Elio
nickyfury10/09/2007 18:33
bonsai
A melhor época é sem duvida nenhuma a primavera. 😄
Não conheço ninguem que tenha relatado, em qualquer época ou qualquer outro forum ter executado a técnica de enxertia em azalea, com bons resultados ou não. 😲
Certa vez, em Atibaia, no viveiro da Regina Suzuki, vi que ela iria tentar o mesmo que voce pretende agora, e quando perguntei a ela sobre o sucesso da empreitada, ela disse que ainda não tentara, mas que acreditava ter sucesso caso acertasse a "mão". No caso, ela pretendia fazer um enxerto por transfixia ou travessia, que consiste em passar um ramo longo e flexivel, ligeiramente mais novo, por um furo feito com broca e furadeira, na madeira mais velha e grossa de uma planta maior. 😄
O que posso dizer é que voce deverá ter o cuidado de aramar o galho, tão logo o passe pelo furo (se for tentar esse processo), e fixá-lo bem ao tronco da planta maior, para evitar movimentos que possam quebrar ou danificar e comprometer seu trabalho. 😄
Lembrar, ainda, de deixar a planta sob o abrigo do sol direto, protegendo-a sob a fronda de outra planta maior, como uma arvore frondosa, ou então com o uso de estufa de sombrite ou plastico transparente. 😄 Isso a protegera dos ventos fortes e do sol inclemente. 😄
Ah, sim, por ultimo, lembre de fotografar todo o processo, mostrando para nós seu trabalho, bem como o resultado, promissor ou não, para que possamos discutir a respeito e encontrar soluções alternantes. 😄
GERALDO INOCÊNCIO10/09/2007 21:39
Elio Luis Secchi,
Pela minha experiência com enxertos e pelas características da planta, eu recomendaria enxerto por garfagem em galhos mais finos.
Do amigo Geraldo Inocêncio
SEKI - Elio Luis Secchi11/09/2007 09:24
Nicky e Geraldo,
muito obrigado por vossas considerações. Já é uma luz para ir direto no rumo das melhores possibilidades de sucesso. Vou colocar em prática e ver os resultados. Depois a gente compartilha com todos. A idéia é usar no apenas a robustez e força de troncos grossos, mas também a possiblidade de se colocar mais de uma cor de flor na mesma planta.
Mãos´`a obra
Abração
Elio Luis Secchi
Ronaldo Santos24/11/2009 13:28
Olá Elio!
Gostaria de saber se deu certo sua experiência, na verdade tenho interesse pois estou tentando também enxertar galhos em azalea, e tenho procurado algum case de sucesso, principalmente aqui no Brasil, mas confesso que mesmo na web tenho procurado sem nada encontrar. Já cheguei a postar um tópico, mas ainda não tenho resultados pra comprovar.
Um abraço,
Ronaldo Santos