Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus... críticas e sugestões

Alexandre S. Coelho28/04/2005 14:11
Ficus... críticas e sugestões
Oi Pessoal

Esse ficus, com 63cm de altura e idade desconhecida, me foi passado por um grande amigo que o retirou (com muito esforço) próximo a uma das pontes do Recife. Mës passado retirei os primeiros arames e pretendo passá-lo para o vaso ano que vem...
de antemão, gostaria da opinião dos amigos sobre o estilo... será um neagari(raiz exposta) mesmo, ou um tsukami-Yose(troncos múltiplos) ?...e o vaso ?... Críticas e sugestões, podem mandar ver ok ???!!!

detalhe da base:

e aí André(Monteiro)... tá lembrado dessa plantinha ???

abraços
Lando28/04/2005 19:11
Alexandre,

Eu achei uma planta interessante.

Você poderia fazer uma desfolia na região central (um pouquinho à esquerda do meio da foto - naquele aglomerado de folhas)... O vejo como um neagari.
As raízes estão me causando uma sensação estranha porque tem duas delas, grandes, de um lado e de outro que formam a base da planta na horizontal. Parece que a planta está sustentada por pequenos pilares. Sinto um desequilíbrio ali! Ainda estou sem sugestão para essas raízes expostas...

Vou verificar uma possibilidade. Depois eu posto a sugestão para esse caso.

Pessoal, ajuda aí!

Alexandre, não gostei do vaso. Um retangular e escuro ficaria legal. O que você acha da sugestão?

Um abraço.

Até mais,
Felipe Frango Zappala28/04/2005 22:19
Sei lá, ainda não tinha visto nada muito parecido,
mas parece que ela já tem 2 estilos combinados.
Honestamente, eu gostei muito e se fosse minha, não iria mexer na raiz, só iria fazendo podas de estimulação nas pontas dos galhos para encher mais a copa, tentando manter essa altura. Entretanto, antes de tudo, acho que isso é meio pessoal. Questão de gosto mesmo.

Abração
jackson28/04/2005 22:26
alexandre,

caso não faça questão das raízes expostas, uma opção seria enterrá-las e depois que ramificarem passar p. um vaso retangular marrom. Que acha?

[]s
jackson28/04/2005 22:29
Felipe Frango Zappala28/04/2005 22:45
É, vendo o exemplo do Jackson, já me fez pensar 2 vezes sobre isso...

[]'s
Sergivaldo28/04/2005 22:46
Olá Alexandre,

Aos poucos vamos conhecendo sua coleção de ficus... 😂 😂 😂

Esse aí vai ficar um show!!!!.

TÔ com o Jackson: ficou muito legal o novo projeto (Parabéns, Jackson!!!). Apenas reduziria o comprimentos dos galhos e daria uma boa aramada para distribuí-los melhor.

O neagari me pareceu um tanto confuso, pois a impressão que tive é que há um tronco grosso por trás dessas raízes aéreas (é isso?) o que, ao meu ver, comprometeria esse estilo. A não ser que seja eliminado esse possível tronco grosso e que seja dada uma boa arrumada nas raízes.

Um abração,

Sergivaldo
Alexandre S. Coelho29/04/2005 08:22
Oi pessoal...

realmente é uma planta interessante... pensei muito antes de fazer alguma coisa nela e está apenas começando... não tive a oportunidade de tirar uma foto antes... parecia uma coisa de outro planeta... 😂
como vocës observaram, tem uma ''forma de plataforma''...
Sergivaldo, é sim o tronco por trás...
Lando, isso não é um vaso, e sim uma bacia plástica (desta que usamos pra ''mamadeira'') 😂 😂 😂
tb gostei da projeção do Jackson...bem que eu não queria mudar muito sua fora natural, mas esse poderá ser o caminho mais certo... o que acham ???
Lando29/04/2005 21:08
Jackson,

Eu pensei justamente como você... Eliminando as raízes expostas.

Ficou jóia a edição!

Até mais,