Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Camélia 02

edson060511/09/2007 10:10
Camélia 02
Amigos do fórum,
gostaria de mostrar mais uma das minhas mudas. É uma camélia rosa e tenho a pretensão de educá-la no estilo Fukinagashi (varrido pelo vento).
Não de vê o nebari porque pensei em desenvolvê-lo ainda um pouco mais, porém não sei se cobrindo as raízes com substrato eu poderia acelerar o processo de apodrecimento do tronco...

foto da muda:

detalhe do tronco:

Sugestões e críticas serão bem-vindas...
Um abraço.
Edson.
nickyfury11/09/2007 15:41
bonsai
Incline-a um pouco para a direita, reduza esse primeiro galho, aramando e dando-lhe um movimento levemente sinuoso, bem como faça o mesmo com o caule e demais galhos, e reestilize visando formar um lindo moyogi. Combina melhor com sua planta e resultará num trabalho muito mais bonito e harmonico, incluso por causa da primeira parte do tronco (tachiagari). 😄

A outra boa opção, seria aramar e inclinar os dois galhos da esquerda, reduzindo o galho da direita, de maneira a formar um bonsai estilo han kengai ou mesmo kengai. Claro que, nesse ultimo caso, teria que dar um movimento mais sinuoso aos dois galhos formadores do estilo, reduzindo um e educando-o por sobre o outro. 😄

Qualquer dessas duas opções que sugiro resultarão num trabalho muito mais bonito que o que vc ora pretende (fukinagashi). 😄
edson060512/09/2007 09:38
nickyfury,
obrigado pelas dicas, acho que vou seguir o estilo Moyogi sugerido por você.
Um abraço.
Edson.
edson060526/02/2008 17:33
Camélia - Atualização
Olá amigos,
depois de ouvir as sugestões dadas pelo Nicky, fiz uma poda retirando aquele primeiro galho à esquerda. Após, resolvi dar um tempo pra decidir o que fazer. Finalmente hoje, depois de muito refletir acabei por fazer mais uma poda, tentando agora seguir o estilo BUNJING - Literati .

Depois de bater esta foto, ainda fiz uma aramação para acentuar a sinuosidade do galho.
Sugestões e críticas são bem-vindas...
Um abraço.
Edson.