Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pó branco em Piteco

Diogo Matos11/09/2007 10:54
Pó branco em Piteco
Pessoal,

hoje vi que nas folhas do meu piteco têm um pó branco em cima. Sabe quando apagam um quadro negro e as coisas ficam cheio de pó de giz em cima? Parece isso. É bem fino.

Vcs sabem o que é e como se trata? As folhas estão amarelando e caindo!

Agradeço muito qualquer ajuda
GERALDO INOCÊNCIO11/09/2007 21:08
Diogo,

Sem ver a foto não dá para saber ao certo que praga é, todavia faça o seguinte:

Pegue sua planta e dê um banheiro de mangueira com uma pressão maior de forma a lavar os galhos e tronco, se não for suficiente limpe os galhos e tronco com uma escova de dentes. Aplique uma mistura de óleo mineral com malathion que também deve resolver o problema.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Diogo Matos12/09/2007 11:40
Eis a foto:

Desculpem o tamanho, mas era necessário para captar o detalhe. Ela tem tido queda de folha, mas não sei se é por causa disto pois começou a cair antes de aparecer os pontinhos.

Calda bordalesa adiantaria? Pois é a única coisa que já encontrei em loja. Esse malathion nunca vi. Passar somente óleo mineral adiantaria?

Muito Obrigado pela ajuda!!!!
Diogo Matos12/09/2007 11:43
De longe não aparece muito, são bem finos:

GERALDO INOCÊNCIO12/09/2007 21:22
Diogo,

Forre o vaso com um plástico e aplique água misturada com detergente de cozinha (lava louças). No outro dia aplique óleo mineral misturado em água e repita no dia seguinte. Evite que caia no substrato forrando o vaso com plástico. Depois nos informe sobre o resultado. Parece ser uma infestação por pulgões lanosos.

Do amigo Geraldo Inocêncio
JUSTO VERÍSSIMO13/09/2007 12:14
isso mesmo
olá
eu fiz a mesma coisa em 2003 numa planta minha, deu certo, depois brotou muito e verdinha limpinha.
é isso mesmo, geraldo como sempre com ótimas dicas.
Diogo Matos13/09/2007 17:01
A minha está dando muito broto, mas não sei como eles nascerão (e se nascerão). De qualquer forma vou fazer o que mandou e posto a imagem com o resultado, ok?

Muito obrigado mesmo!