Desfolha e engrossamneto dos galhos
Li na revista Arte Bonsai, a matéria que o Elio fez com o Tramujas sobre a desfolha, e uma parte me chamou muito a atenção:
Tenho duas plantas que tem um problema de terem os primeiros galhos muito finos, e tenho deixado estes se desenvolverem sem podas. Pensei em desfolhar o resto da planta para favorecer o desenvolvimento desses galhos em especial
Uma das plantas é um piteco e a outra um Ulmus.
As dúvidas:
-Posso aplicar essa técnica no piteco?
-Qual seria a época para realizar o procedimento nas duas plantas?
Ambos estão na mamadeira (na verdade com o escorredor plantado num canteiro bem adubado)
Agradeço desde já.
Estimular o crescimento de certas regiões da planta, inibindo o desenvolvimento de outras.
Utilizamos também a desfolha para favorecer o crescimento em algumas zonas da planta, restringindo ao mesmo tempo o crescimento em outras partes, para desta forma equilibrarmos o desenvolvimento da planta como um todo. Se por exemplo, queremos engrossar um galho de um Acer, quando realizamos a desfolha, eliminamos as folhas de toda a planta, menos do galho que queremos engrossar, desta forma, esta região da planta continuará crescendo continuamente, enquanto o resto da planta, ficará com o crescimento parado, até que se inicie a nova brotação. É muito comum utilizarmos este tipo de desfolha quando queremos corrigir o diâmetro do ápice, quando este é demasiado fino em relação ao restante do tronco.
Tenho duas plantas que tem um problema de terem os primeiros galhos muito finos, e tenho deixado estes se desenvolverem sem podas. Pensei em desfolhar o resto da planta para favorecer o desenvolvimento desses galhos em especial
Uma das plantas é um piteco e a outra um Ulmus.
As dúvidas:
-Posso aplicar essa técnica no piteco?
-Qual seria a época para realizar o procedimento nas duas plantas?
Ambos estão na mamadeira (na verdade com o escorredor plantado num canteiro bem adubado)
Agradeço desde já.